Futebol Internacional

Retrospectiva 2020: os destaques positivos e negativos no futebol internacional

(Foto: Attila Kisbenedek - Pool/Getty Images)

O ano atípico de 2020 chega ao fim com alguns destaques – positivos e negativos – no futebol internacional. A pandemia da COVID-19 não impediu os campeonatos nacionais e continentais de acontecerem, embora tenha interferido bastante na estrutura, logística e até desempenho dos atletas. Dentro desse cenário conturbado, alguns clubes gigantes não obtiveram bons desempenhos, o que abriu espaço para equipes menores e sem muita relevância no futebol mundial crescerem e buscarem se firmar entre os melhores.

Relembre, agora, os feitos e campanhas de alguns clubes que se destacaram nesse ano.

Bayern de Munique

(Foto: MIGUEL A. LOPES/POOL/AFP via Getty Images)

A supremacia do Bayern de Munique no futebol em 2020 é incontestável. Campeão de todos os campeonatos que disputou – Liga dos Campeões, Bundesliga, Copa da Alemanha, Supercopa da Alemanha e Supercopa da Europa – o time comandado por Hans-Dieter Flick obteve um aproveitamento de 89%, com 42 vitórias em 49 jogos. Os bávaros perderam apenas duas partidas em 2020, e o ataque balançou as redes 143 vezes – uma média de 2,92 gols por jogo.

O alto rendimento se refletiu nas atuações individuais dos jogadores. O centroavante Robert Lewandowski marcou 45 gols no ano e foi eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo. Manuel Neuer disputou com Alisson e Oblak o título de melhor goleiro e ganhou o prêmio pela quinta vez. Além deles, outros atletas se destacaram individualmente, como Thomas Müller, líder de assistências do time; Alphonso Davies, lateral esquerdo de apenas 20 anos, que tomou conta da posição; Kimmich, Goretzka, Gnabry e Coman formaram o restante do meio de campo titular do Bayern e contribuíram diretamente no número avassalador de gols marcados.

Na atual temporada, estrearam com goleada de 8 a 0 para cima do Schalke 04 e lideram o campeonato, dois pontos a frente do segundo colocado, Bayer Leverkusen.

RB Leipzig

(Foto: Divulgação/Bundesliga_EN)

Ainda na Alemanha, o RB Leipzig surpreendeu e chegou às semifinais da Liga dos Campeões, depois de eliminar Tottenham e Atlético de Madrid nas duas fases anteriores. A equipe do jovem técnico Julian Nagelsmann, de apenas 33 anos, conquistou sua melhor campanha na principal competição europeia, e conseguiu se classificar na atual temporada no “grupo da morte”, que continha PSG, Manchester United e İstanbul Başakşehir. Mesmo com a goleada sofrida por 5 a 0 para os ingleses na segunda partida, o time se reergueu e deixou os Red Devils de fora das oitavas de final no fim da fase de grupos.

Na Bundesliga, terminou em terceiro na temporada 2019/2020 e está na mesma posição hoje, apenas dois pontos atrás do líder Bayern.

Lyon

(Foto: Divulgação/OL)

Mesmo com o domínio do PSG nas competições nacionais, o Lyon foi o time francês mais surpreendente em 2020. Na Liga dos Campeões, eliminou a Juventus de Cristiano Ronaldo nas oitavas de final e o Manchester City de Pep Guardiola nas quartas. Só foram interrompidos pelo campeão Bayern. Perdeu a final da Copa da França apenas nos pênaltis para Neymar e companhia, e foi eliminado nas semifinais da Copa da Liga Francesa, também para o PSG. Na atual temporada, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá lideram a Ligue 1 ao lado do Lille.

Atalanta

(Foto: Divulgação/Atalanta_BC)

A terceira grande surpresa na Liga dos Campeões foi a Atalanta, treinada por Gian Piero Gasperini. Na primeira participação do clube na competição, chegou às quartas de final, quando foi derrotado pelo PSG por 2 a 1. Nessa temporada, garantiu novamente vaga para as oitavas – enfrentará o Real Madrid.

O ataque de Bérgamo foi a marca registrada do clube em 2020. Liderados por Papu Gómez e Duván Zapata, os italianos marcaram 109 gols no ano nas 49 partidas disputadas – média de 2,42 gols por jogo.

Milan

(Foto: Divulgação/ACMilan)

Outro grande destaque positivo no futebol em 2020 é o Milan. Em 48 partidas oficiais disputadas, perdeu somente três vezes – um aproveitamento de 74%. A única derrota depois da paralisação do futebol em março foi para o Lille pela Liga Europa, competição em que se classificou em primeiro lugar no grupo. Dessa forma, nenhum outro time das grandes ligas europeias está invicto no campeonato nacional nessa temporada.

Liverpool

(Foto: Shaun Botterill/Getty Images)

Por mais que os resultados e o desempenho do Liverpool em 2020 não tenham sido tão fantásticos quanto em 2019, o título inédito da Premier League não pode deixar de ser mencionado. Depois de trinta anos sem conquistar o Campeonato Inglês, os Reds fizeram uma campanha espetacular, com 99 pontos somados – a segunda maior pontuação da História do torneio. Na atual temporada, lidera a liga com três pontos de vantagem para o segundo colocado – Manchester United.

Os resultados e desempenhos do time de Jürgen Klopp – melhor treinador do ano segundo a FIFA – demonstraram certa instabilidade. Ainda na temporada 2019/2020, veio a eliminação precoce nas oitavas de final da Liga dos Campeões, e derrotas fortes sofridas contra o Manchester City (4 a 0) e Watford (3 a 0). Esta última foi a primeira derrota na liga.

Apesar da liderança na Premier League em 2020/2021, o Liverpool oscila. Ao mesmo tempo que perdeu para o Aston Villa por 7 a 2, marcou sete vezes contra o Crystal Palace. Perdeu a Supercopa da Inglaterra para o Arsenal e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa, também para os Gunners.

Barcelona

(Foto: LLUIS GENE/AFP via Getty Images)

O Barcelona foi um dos destaques negativos nesse ano. A forte crise política vivida pelo clube e os atritos da diretoria com o ídolo Lionel Messi comprometeram o desempenho do time em campo. Não chegou às finais das copas nacionais e foi eliminado de maneira vergonhosa nas quartas de final da Liga dos Campeões – 8 a 2 contra o Bayern.

Na atual temporada, apesar de ganhar 15 dos 18 pontos possíveis na fase de grupos da Champions, classificou-se em segundo lugar e vai enfrentar o PSG nas oitavas. No Campeonato Espanhol, ocupa apenas a sexta colocação e está a 10 pontos do líder Atlético de Madrid.

Internazionale

(Foto: Divulgação/Inter)

Outra decepção, sobretudo no cenário continental, foi a Internazionale. Apesar do aproveitamento de 66% em 2020, os comandados por Antonio Conte perderam a final da Liga Europa para o Sevilla e ficaram na lanterna do grupo B da Liga dos Campeões. As campanhas nas competições nacionais, no entanto, corresponderam às expectativas. Em 2019/2020, somou 82 pontos e ficou apenas um atrás da campeã, Juventus. Em 2020/2021, está também a um ponto do rival Milan, líder da competição.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo