Sport

Retrospectiva 2020: Sport coleciona campanhas ruins durante o ano

Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

O ano de 2020 foi bastante atípico, devido a pandemia do coronavírus. Com muito tempo sem futebol e as equipes sendo afetadas por motivos financeiros devido a parada forçada e sem tempo para realizarem treinamentos após a volta aos gramados. Só por isso, já seria um ano complicado para um time que acabou de conseguir o acesso da segunda para a primeira divisão. Mas os problemas do Sport se iniciaram antes da pandemia.

O Leão sofreu com um elenco mal montado e constantes trocas no comando técnico. Os fracassos nas competições regionais foram se acumulando e somados a uma campanha vexatória na Copa do Brasil, fez com que o ano leonino fosse bastante conturbado. Quando o Sport conseguiu uma sequência de vitórias no Brasileirão, parecia que finalmente a paz chegaria na Ilha do Retiro. Contudo, após uma série de resultados negativos a má fase retornou e agora o Rubro-negro luta para evitar o rebaixamento, que completaria a péssima temporada da equipe. Veja a retrospectiva do Leão em todas as competições:

PIOR CAMPANHA DA HISTÓRIA DO CLUBE NO ESTADUAL 

A temporada do Sport começou com um dos maiores vexames da história do Sport. A equipe que iniciou o campeonato pernambucano com Guto Ferreira e finalizou com Daniel Paulista teve a pior marca da história leonina na competição estadual. Somando apenas 11 pontos em nove rodadas, o Leão não conseguiu acabar a primeira fase entre os seis melhores da competição e não se classificou para a fase de mata-mata. 

Para piorar a situação, o jogo que confirmou campanha negativa foi na volta da pausa por conta do Covid, contra o Santa Cruz. O clássico das multidões ocorreu na Ilha do Retiro e acabou 2 a 1 para a Cobra Coral. Com dois gols do atacante Pipico. E com isso, o Rubro-negro disputou o quadrangular do rebaixamento no estadual. 

Na luta contra o descenso, o Sport conseguiu as três vitórias necessárias para se manter na elite pernambucana. Porém, isso não foi motivo para comemorações na Abdias de Carvalho. Pelo contrário, existiram várias reclamações por parte da torcida do clube, já que em uma das partidas o Rubro-negro demonstrou enorme dificuldade para vencer o Vitória das Tabocas. 

VEXAME NA COPA DO BRASIL

Após o título conquistado em 2008, a Copa do Brasil é um torneio que sempre causa uma comoção na torcida leonina. Em todas as estreias da equipe, vem na memória o time histórico comandado por Nelsinho Baptista com sua escalação que todo Rubro-negro sabe decorada. Porém, desde a conquista o Sport não têm conseguido boas campanhas no campeonato, somando algumas eliminações históricas. Como em 2019, quando o time comandado por Milton Cruz acabou derrotado pelo Tombense por 3 a 0, ainda na primeira fase. 

E assim como no ano anterior, o Leão teve uma eliminação traumática. Desta vez para o Brusque. A partida que ocorreu no início de fevereiro, também marcou a saída do treinador Guto Ferreira do comando Rubro-negro após quase ficar quase um ano no comando técnico do Sport. Sobre o duelo contra os catarinenses, a eliminatória acabou 2 a 1 para o Brusque. Com Leandro Barcia tendo marcado o gol leonino. Os pernambucanos também tiveram um gol anulado que gerou polêmica. Contudo, a decisão dos árbitros foi acertada. E assim acabava mais uma frustrante participação do Leão na competição nacional. 

CAMPANHA RUIM NA COPA DO NORDESTE

Tendo conquistado um título do Nordestão no formato recente, o Sport sempre começa o campeonato como um dos candidatos ao título. Porém, nessa temporada a equipe seguiu a toada do Campeonato estadual e passou longe de ser um verdadeiro favorito na competição. Pelo contrário, a equipe que começou o torneio com Guto Ferreira e finalizou com Daniel Paulista, por pouco não foi eliminada na primeira fase. 

O Leão se classificou na 4° colocação do grupo A, com apenas 10 pontos em oito rodadas. Os pernambucanos deixaram a primeira fase com apenas dois triunfos, contra o rival Santa Cruz (na época os estádios ainda podiam receber público) e no duelo diante do CSA em Alagoas. Precisando vencer na última rodada, o Sport ainda empatou contra o Confiança teve que torcer por uma combinação de resultados para se classificar. 

Nas quartas-de-final, o Rubro-negro enfrentou o Fortaleza, na épca comandado por Rogério Ceni. Assim como todas as partidas finais do torneio, o confronto foi realizado na Bahia, no estádio do Barradão. E após um jogo bastante truncado, em que o Sport se defendeu bastante e impediu as ofensivas do rival cearense, os pênaltis decidiram a classificação do Fortaleza. Os pernambucanos erraram as duas primeiras cobranças, com Patric e Barcia e viram seu concorrente ter um aproveitamento perfeito. Assim, eliminando o Sport prematuramente de mais uma competição. 

MONTANHA-RUSSA NO BRASILEIRÃO

Assim como a grande maioria das equipes que sobem da segunda para a primeira divisão, o Sport começou o Brasileirão pensando em se livrar do rebaixamento. Principalmente depois do início ruim de temporada. A permanência parecia um título a ser alcançado. A trajetória do Leão começou no dia 08 de agosto, contra o Ceará, que chegava como Campeão da Copa do Nordeste, na Ilha. 

O início foi positivo e surpreendente. O até então técnico Daniel Paulista armou uma equipe rápida que criou várias chances e saiu vitoriosa. Contudo, a partida contra o Vozão foi um ponto da fora da curva. Nas quatro rodadas seguintes, o Sport perdeu três duelos e empatou diante do Atlético Goianiense. Com o péssimo começo, Daniel deu lugar a Jair Ventura no comando técnico leonino. O treinador atual estreou com uma derrota diante do Coritiba. Porém se recuperou na sequência. Com cinco vitórias em seis partidas, o Leão deu um salto na tabela e chegou a ocupar o G6 da competição. 

Entretanto, a fase boa não duraria muito tempo. A reviravolta começou na goleada sofrida contra o Flamengo por 3 a 0. Após o jogo, a equipe despencou e se encontra na fase atual na competição. Foram apenas duas vitórias nas últimas 14 rodadas. Os dois triunfos vieram nos duelos diante dos paranaenses, Athletico Paranaense e Coritiba, ambos por 1 a 0. Além desses dois resultados, outras partidas foram comemoradas pela comissão e atletas. Os empates diante de Atlético Mineiro e Grêmio, devido as circunstâncias, foram vistos com bons olhos. 

Agora, o Leão está próximo ao Z4, situação bem diferente da qual  se encontrava antes do jogo contra o Flamengo. Apenas um ponto a frente do Vasco, primeiro time na zona de rebaixamento. O Sport precisa relembrar as atuações que teve na chegada de Jair Ventura para conseguir se livrar do pesadelo da zona de rebaixamento. Na última partida de 2020, a equipe foi derrotada pelo Goiás. E fará contra o Fortaleza, na Ilha do Retiro, sua primeira partida em 2021. Jogo extremamente vital para a permanências de ambos times, que estão separados por apenas dois pontos na tabela.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo