Internacional

Retrospectiva da ‘Era Marcelo Medeiros’ na presidência do Inter

Ricardo Duarte/Internacional

A data 31/12/2020 marca o último dia da gestão de Marcelo Medeiros à frente do Internacional. Desde 2017 na presidência, Medeiros dará lugar a Alessandro Barcellos, que comandará o Colorado nos próximos três anos.

                 

A gestão de Marcelo Medeiros ficará marcada por nenhum título de expressão conquistado, fracassos retumbantes em Gre-Nais e aumento das dívidas do clube.

2017: VICE DO GAUCHÃO E DA SÉRIE B

O presidente Marcelo Medeiros recebeu o Inter no ano em que o clube disputaria pela primeira vez a Série B do Brasileirão. O ano de 2017 ficou marcado por uma reformulação no elenco de jogadores e dois vice-campeonatos.

Atletas como Víctor Cuesta, Edenilson, Uendel e William Pottker foram contratados. Além do retorno do ídolo D’Alessandro, que estava emprestado ao River Plate-ARG em 2016.

Os resultados de campo não foram satisfatórios. No Campeonato Gaúcho, o Internacional foi derrotado pelo Novo Hamburgo nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato. Em meio à disputa do regional, a única conquista (pequena) da gestão de Marcelo Medeiros: a Recopa Gaúcha em cima do Ypiranga, de Erechim.

Mesmo com o favoritismo e a maior folha salarial da competição, o Colorado não conseguiu passar de vice-campeão no Campeonato Brasileiro da Série B, que foi conquistado pelo América-MG. Ao menos, o acesso estava garantido após empate por 0 a 0, contra o Oeste, em Barueri-SP.

Na Copa do Brasil, o Inter chegou às oitavas de final, sendo eliminado para o Palmeiras. Derrota, em São Paulo, por 1 a 0 e vitória, em Porto Alegre, por 2 a 1. O gol fora de casa dos paulistas eliminou os gaúchos.

2018: ELIMINAÇÕES PRECOCES NO GAUCHÃO E COPA DO BRASIL, ÚNICAS VITÓRIAS EM GRE-NAIS E 3° LUGAR NO BRASILEIRÃO

O ano de 2018 não começou bem para os lados do Beira-Rio. Foram duas eliminações precoces no currículo: Gauchão e Copa do Brasil, que fizeram o clube ter um período só de treinos até o começo do Brasileirão.

No Campeonato Gaúcho, o Inter foi eliminado pelo arquirrival Grêmio nas quartas de final: derrota na Arena por 3 a 0 e vitória no Beira-Rio por 2 a 0 — um dos únicos triunfos em clássicos.

Na Copa do Brasil, o algoz foi o Vitória, na quarta fase da competição. Já sem o critério do gol fora de casa, os gaúchos venceram por 2 a 1, no Beira-Rio, mas foram derrotados, no Barradão, por 1 a 0. A decisão foi para os pênaltis e os baianos venceram por 4 a 3.

O Brasileirão foi o melhor momento Colorado em 2018. Sob o comando de Odair Hellmann, o Internacional chegou a liderar a competição após vencer um Gre-Nal por 1 a 0, no Beira-Rio, com gol de Edenilson — o segundo e último triunfo contra o Grêmio. Porém, o fôlego foi perdido ao longo do campeonato e o terceiro lugar conquistado, garantindo uma vaga direta à Libertadores 2019.

Guerrero foi a principal contratação da gestão de Marcelo Medeiros. O anúncio foi feito no dia 12 de agosto de 2018. Porém, por causa do doping, o peruano foi estrear no dia 4 de abril de 2019, marcando um gol, contra o Caxias, no Beira-Rio.

2019: VICE DO GAUCHÃO E DA COPA DO BRASIL

Como em 2017, o Inter ficou no “quase” em duas competições. No Gauchão, após dois empates no tempo normal, o Colorado foi derrota pelo Grêmio nos pênaltis por 3 a 2 e ficou com o vice-campeonato.

Na Copa do Brasil, após dez anos, o Internacional estava de volta à final da competição e o adversário era o Athletico-PR. Porém, duas derrotas para os paranaenses acabaram com a chance dos gaúchos de voltar a vencer a Copa do Brasil após 27 anos: 1 a 0 na Arena da Baixada e 2 a 1 no Beira-Rio.

Na Libertadores, os comandados de Odair Hellmann garantiram a primeira colocação do grupo A, que também estava River Plate, o atual campeão da América. Nas oitavas de final, o Nacional-URU foi o adversário, mas não foi páreo, com duas vitórias coloradas: 1 a 0 no Parque Central e 2 a 0 no Beira-Rio. Porém, nas quartas de final, o Flamengo, que seria campeão, foi o algoz. Derrota no Maracanã por 2 a 0 e empate no Beira-Rio por 1 a 1.

Após uma derrota para o CSA, em Alagoas, pelo Brasileirão, Odair Hellmann foi demitido depois de quase dois anos no comando técnico do Inter. Para o lugar, Zé Ricardo foi contratado. O clube terminou na 7ª colocação, com 57 pontos, e garantiu vaga na pré-Libertadores 2020.

2020: ELIMINAÇÕES NOS PÊNALTIS E G4 DO BRASILEIRÃO

O ano começou com Eduardo Coudet na casamata e classificações, contra Universidad de Chile-CHI e Tolima-COL, na pré-Libertadores, confirmando participação na fase de grupos da competição.

No Gauchão, eliminação para o Grêmio na semifinal do primeiro turno com derrota por 1 a 0, no Beira-Rio. Após a pandemia, que deixou o futebol parado por quatro meses, o Inter voltou a ser eliminado pelo rival, dessa vez na final do segundo turno, com derrota por 2 a 0, na Arena.

No Brasileirão, ainda sob o comando de Coudet, o Internacional liderou boa parte do primeiro turno. Porém, o argentino pediu demissão após a primeira rodada do returno, Abel Braga foi contratado e o clube vai terminar a competição em 4° lugar em 2020. Faltam 11 rodadas para encerrar a competição, que serão disputadas entre janeiro e fevereiro de 2021.

Na Copa do Brasil e Libertadores, as frustrações foram muito idênticas: eliminação nos pênaltis. Nas quartas de final da competição nacional, o algoz foi o América-MG. Após vencer no Beira-Rio por 1 a 0 e perder no Independência por 1 a 0, os mineiros derrotaram os gaúchos por 6 a 5 nas penalidades.

Já na competição continental, o Inter foi derrotado pelo Boca Juniors-ARG nas oitavas de final. Derrota em Porto Alegre por 1 a 0 e vitória em Buenos Aires por 1 a 0. Porém, nas cobranças da marca da cal, os Xeneizes venceram por 5 a 4.

NÚMEROS DA GESTÃO DE MARCELO MEDEIROS:
  • 254 jogos
  • 128 vitórias
  • 67 empates
  • 59 derrotas
  • 59,1% de aproveitamento
OS TÉCNICOS CONTRATADOS NA GESTÃO DE MARCELO MEDEIROS:
  • Antônio Carlos Zago (30 jogos)
  • Guto Ferreira (33 jogos)
  • Odair Hellmann (116 jogos)
  • Zé Ricardo (11 jogos)
  • Eduardo Coudet (46 jogos)
  • Abel Braga (11 jogos)

– Melhor aproveitamento foi do argentino: 61,5%

RESULTADOS NAS COMPETIÇÕES DISPUTADAS:
  • Gauchão
    2017: vice
    2018: quartas
    2019: vice
    2020: 3º
  • Brasileirão
    2018: 3º
    2019: 7º
  • Série B
    2017: vice
  • Copa do Brasil
    2017: oitavas
    2018: 4ª fase
    2019: vice
    2020: quartas
  • Libertadores
    2019: quartas
    2020: oitavas
  • Primeira Liga
    2017: quartas
OS GRE-NAIS NA GESTÃO DE MARCELO MEDEIROS:
  • 17 clássicos
  • 2 vitórias (2 a 0 e 1 a 0 em 2018)
  • 7 empates
  • 8 derrotas
  • 25,4% de aproveitamento

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo