Automobilismo

Ricciardo garante permanência na Mclaren até fim do contrato

Foto: Divulgação/Daniel Ricciardo

Nesta quarta-feira (13), Daniel Ricciardo por meio das suas redes socais confirmou que ficará com a Mclaren até o fim do seu contrato, que termina após a temporada de 2023. O australiano está na sua segunda temporada com a equipe britânica, porém até aqui os resultados e o clima não são dos melhores, Zak Brown, CEO da Mclaren, já foi a público para criticar a perfomance de Ricciardo, mas no último mês ele defendeu seu piloto dizendo que o clima é bom e os resultados estão por vir.

+ Piquet pode ter que pagar 10 milhões de reais por falas racistas e homofóbicas a Hamilton

– Damos boas risadas e gostamos de correr juntos, então o relacionamento com Daniel nunca esteve tão bom. Me fizeram uma pergunta e eu só dei uma resposta honesta. Daniel disse a mesma coisa: estamos aqui para chegar na frente. Voltando ao nosso carro, ainda não demos aos nossos pilotos um que seja capaz de estar na ponta regularmente. As coisas poderiam estar indo melhor, mas vamos trabalhar duro e garantir que tudo melhore no futuro – justificou Zak Brown, diretor-executivo da equipe, em junho.

Nesta quarta, o australiano da equipe britânica comentou sobre seu futuro.

– Há muitos rumores sobre meu futuro na Fórmula 1, mas quero que vocês ouçam de mim. Estou comprometido com a McLaren até o fim do ano que vem e não estou deixando o esporte – diz trecho da publicação do australiano em suas redes sociais.

Ricciardo estreou pela Mclaren na temporada passada e sofreu para encontrar o ritmo perfeito para competir com seu parceiro de equipe, Lando Norris.

Mesmo não tendo a melhor sincronia com o carro, Ricciardo teve a única vitória da Mclaren em 2021 no GP de Monza, primeiro triunfo da equipe britânica desde 2012 no GP do Brasil. Na atual temporada o australiano é o 12ª colocado, com apenas 17 pontos.

Seu parceiro de equipe, Norris, é o sétimo colocado com 64 pontos em uma temporada que tem sido bem conturbada para o britânico. O jovem piloto da Mclaren alcançou um pódio no GP de Imola, mas também ficou fora dos pontos em duas corridas, além de um abandono.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Oscar Piastri, que é o atual campeão da Fórmula 2 e piloto reserva da Alpine, e Colton Hertha, piloto principal da Andretti na Fórmula Indy e membro do programa de desenvolvimento da Mclaren, foram alguns dos nomes ventilados para a vaga de Ricciardo.

Vale destacar que a McLaren demonstra, como equipe, um desempenho pior que o da última temporada. Em 2022 a equipe é a quarta colocada no campeonato de construtores e ao invés de encostar no top3 ela está caindo para o meio do grid, com os resultados do GP da Áustria a Alpine está empatada em pontos com a Mclaren, com 81 pontos.

A primeira corrida em que a Mclaren pontuou com seus dois carros foi no GP da Austrália, terceira corrida do ano. No Bahrein, primeiro GP da temporada, a equipe britânica teve seu pior começo de temporada desde 2016, com Norris em 15º e Ricciardo em 14º. No começo das últimas temporadas, a equipe pontuou com os dois carros em três GPs e sofreu abandonos em mais três, porém não havia passado da 14º colocação com o piloto remanescente.

Junto com o desempenho abaixo do esperado, os erros no pit stop estão virando algo comum na Mclaren. No GP do Canadá Norris foi chamado para os boxes e a equipe levou 36s para fazer a troca de pneus, e perdeu mais 6s no pit stop de Ricciardo, que ainda precisou tirar o pé para poupar os freios. Ambos os pilotos ficaram fora dos pontos.

Ricciardo e a Mclaren voltam para as pistas daqui uma semana no GP da França, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de julho.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo