Mais Esportes

Rio recebe prova de ciclismo que simula o Tour de France no final de semana

Agência Ophelia/L'Étape Rio

O L’Étape Rio by Tour de France volta a ser realizado no Rio de Janeiro neste final de semana, entre os dias 24 e 26 de junho (sexta, sábado e domingo). Um dos grandes desafios para os atletas do ciclismo de estrada será a altimetria no trajeto pela Cidade Maravilhosa.

Os ciclistas que optarem pelo circuito longo terão pela frente 102 quilômetros de percurso com altimetria de 1096 metros. Já os que se inscreveram no circuito curto pedalarão 46 quilômetros com altimetria de 450 metros.

Além de ser uma prova desafiadora, com uma paisagem deslumbrante para os atletas e a chancela do maior evento do ciclismo mundial, a Tour de France, o L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander ainda proporciona aos participantes uma experiência completa dentro da modalidade.

– O L’Étape Rio é uma prova diferenciada com ruas fechadas e muita estrutura de apoio aos atletas. Contamos também com um Village cheio de produtos e novidades para os amantes do ciclismo. Vale muito à pena participar – comenta Bruno Prada, organizador do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander.

No percurso, após a largada na Marina da Glória, os ciclistas seguem pela orla em direção às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde irão apreciar o nascer do sol na beira mar isolada para o ciclismo nacional.

Ao terminar a orla do Leblon, o trajeto segue direto para contornar o Jardim Botânico e iniciar uma das mais famosas subidas do Rio de Janeiro – a subida da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador, via estrada Dona Castorina -, a mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio e que agora será fechada para os ciclistas do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander.

Ao iniciar o retorno, mais um desafio: em uma estrada de concreto, com a floresta da Tijuca no entorno e com mais inclinação, o desafio se torna ainda mais técnico. Uma pedalada que ficará na memória de todo ciclista.

Time de embaixadores

Com cinco participações em Olimpíadas e também um dos poucos brasileiros a pedalar o Tour de France, o brasileiro Murilo Fischer é um dos componentes do time de peso de embaixadores do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander. Outros grandes nomes do esporte, como Nalbert, Ricardo Alcici e Luiz Perrella também fazem parte do time L’Étape e estarão na prova.

– Como não sou mais profissional e levo o esporte como hobbie e prazer, a minha expectativa é me divertir o máximo possível, estar na presença de amigos e pessoas que compartilham do prazer por pedalar. Provas como L’Étape são justamente para diversão e união dos participantes. Então vou sem pretensão por resultados, mas sim para me divertir – analisa Murilo Fischer.

O ciclista destacou ainda a beleza do percurso na Cidade Maravilhosa, que passa por diversos pontos turísticos marcantes da região, como as orlas das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, a Mesa do Imperador, a Vista Chinesa, entre outros lugares que encantam os participantes.  

– Além disso, quando se tem uma chancela Tour de France, automaticamente a organização, os critérios de percurso, a atenção para o atleta, são com a melhor estrutura possível pensando nos ciclistas. É o que temos de melhor hoje em dia. Será um grande prazer participar dessa grande festa – finaliza o atleta.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As últimas

To Top