Lutas

Rivalidades marcantes e nocautes inesquecíveis: relembre a trajetória de Anderson Silva no UFC

Trajetória e nocautes Anderson Silva UFC
Reprodução/UFC

No main-event do UFC Vegas 12 do próximo sábado(31), uma das maiores lendas do MMA e talvez do esporte mundial, estará encerrando sua carreira. Trata-se do Spider, Anderson Silva. O adversário é o jamaicano Uriah Hall.

Lógico que existe toda uma expectativa se essa será a mesma luta do brasileiro no UFC, mas o combate já tem sim um tom de despedida.

Pensando nisso, o Esporte News Mundo resolveu relembrar grandes momentos da trajetória de Anderson Silva, para entendermos como o Spider virou essa lenda dos ringues.

Carreira antes do UFC

Antes do mundo conhecer Anderson Silva nos octógonos do UFC, o brasileiro brilhou em empresas como o Pride e o Cage Rage. Entre suas maiores vitórias, estão as lutas contra Lee Murray e Hayato Sakurai.

Estreia fulminante no UFC

Com histórico já consolidado no MMA, faltava o UFC na carreira de Silva. E sua estreia na empresa foi avassaladora. Em junho de 2006, o Spider começou sua jornada na companhia com um nocaute aos 50 segundos de luta contra Chris Leben. Fato que logo o credenciou para uma luta pelo cinturão dos médios.

Conquista do cinturão

O campeão era Rich Franklin, e independentemente de sua história na companhia, Anderson Silva não tomou conhecimento de seu adversário, e venceu por nocaute mais uma vez no 1º round. O brasileiro era campeão depois de apenas quatro meses de UFC.

Defesas marcantes do cinturão dos médios

Foram 10 defesas do cinturão dos médios e quase sete anos como campeão. Anderson Silva derrotou lendas do MMA, e uma de suas maiores vitórias foi contra o também brasileiro Vitor Belfort no UFC 126. Como na maioria das vezes, vitória no 1º round com um nocaute histórico.

Rivalidade contra Chael Sonnen

Pouco antes da vitória contra Vitor Belfort, Anderson Silva derrotou Chael Sonnen no UFC 117 e se manteve como campeão dos médios. Mas essa defesa teve um detalhe interessante. Sonnen dominou o combate e provavelmente ganharia na decisão dos juízes. Mas o Spider arrancou um ‘Triangle Arm-lock’ no 5º e último round para sair com a vitória. Foi o suficiente para o ‘falastrão’ pedir sua revanche.

Por ter sido pego no doping com substâncias ilegais, Dana White disse que Sonnen só teria uma nova oportunidade pelo cinturão após vencer dois combates. Pois isso aconteceu, e dois anos depois Anderson Silva reencontraria seu rival.

No pré-combate, Sonnen foi para a mídia e deu um show de provocações ao Spider, sendo algumas até desrespeitosas. Dentro do ringue, o americano mais uma vez começou dominando Silva, mas o brasileiro mostrou o por que era campeão há tanto tempo. Lindo nocaute e o cinturão continuava no Brasil.

Derrotas para Weidman, lesão e o fim de uma era no UFC

Em julho de 2013 no UFC 162, Anderson Silva iria para mais uma defesa de cinturão contra Chris Weidman, no que parecia ser mais uma vitória brasileira. Weidman foi agressivo, dominava o combate e o Spider abusou das ‘guardas-baixas’, característica única que sempre teve nos combates. Mas naquele dia, o americano aproveitou um desses vacilos e nocauteou Silva. Depois de quase sete anos, Anderson Silva não era mais o campeão dos médios.

A revanche veio no final de 2013, e um Spider mais sério equilibrou as ações da luta no 1º round. No 2º, Silva aplicava seus chutes baixos, típicos do Muay Thay. Um deles pegou errado, e acabou quebrando a perna do brasileiro. Impossibilitado de lutar, o Spider acabou perdendo o combate e Weidman continou com o cinturão.

Doping e seguidas derrotas

Aquela lesão mudaria a carreira de uma lenda. Anderson Silva nunca mais foi o mesmo. Sua próxima luta seria apenas em janeiro de 2015 contra Nick Diaz, onde a vitória foi de Silva. Mas por ambos serem pegos no exame anti-doping, o resultado da luta foi considerado como ‘No Contest’.

Daí em diante, o Spider ainda perderia combates para Michael Bisping, Daniel Cormier, Israel Adesanya (atual campeão dos médios) e Jared Cannonier. No meio do caminho, uma vitória contra Derek Brunson no UFC 208.

Agora contra Uriah Hall, Anderson Silva deve (será mesmo?) se despedir dos ringues do UFC. Será que teremos uma última vitória para coroar a carreira brilhante do Spider? Tudo sobre o UFC Vegas 12, você confere aqui no Esporte News Mundo.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

VEJA TAMBÉM:
Sem Khabib, qual o futuro da divisão dos leves do UFC?

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo