Athletico

Rodagem na defesa, números defensivos ligam sinal de alerta no Athletico

Thiago Heleno foi um dos jogadores que mais atuaram no sistema defensivo Foto:Divulgação/Athletico

POR JOÃO EDUARDO PEREIRA E LUANA LOPES

                 

O Athletico tem um elenco grande, já utilizou 34 jogadores nesta temporada na equipe principal. O sistema defensivo não mostra diferença do restante do elenco, seja por lesão, afastamentos ou escolha técnica o setor ainda não encontrou seu encaixe ideal, e os números mostram. Em 18 jogos na temporada, o Athletico sofreu 18 gols e saiu sem tomar gol em apenas seis confrontos na temporada, sendo quatro pelo estadual.

As laterais foram as posições onde mais houve rodagem na equipe. Na lateral-direita, Khellven foi mais utilizado no começo do ano, com Jonathan ainda tendo problemas com lesão. Porém, após a volta das competições, ele perdeu espaço com Dorival Júnior e deu lugar a Jonathan e Adriano.

A final do Paranaense, porém, mudou a situação do jovem: ele fez o gol de empate no jogo contra o Coritiba, dando o título ao Athletico, e ganhou moral. Paralelo a isso, Adriano saiu do clube o jovem começou a aparecer novamente. Nos primeiros jogos do Brasileirão, Jonathan era titular, mas Khellven sempre entrava no segundo tempo. Nas últimas partidas, apareceu na formação inicial. No total, são 10 jogos disputados, cinco com titular e cinco entrando no segundo tempo. De todos os jogadores utilizados, ele é o atleta que mais saiu do banco.

As mudanças também vieram na lateral esquerda. Titular desde o ano passado, Márcio Azevedo disputou este ano oito jogos, todos como titular. Mas após a volta do Paranaense, ele foi afastado por ter contraído coronavírus. Assim, Abner ganhou sequência e vem fazendo um bom trabalho. São 11 jogos para jovem que foi contratado em 2019, sendo nove como titular.

Já com os zagueiros? Mais mudanças. Este ano seis jogadores passaram pela posição. Quem mais atuou foi Thiago Heleno e Lucas Halter com 13 jogos cada, mas Robson Bambu fez três partidas antes de ser vendido do Athletico para o Nice da França e Zé Ivaldo fez três partidas também. Outros que atuaram pouco, mas estão buscando espaços são os que foram contratados durante durante a temporada: Felipe Aguilar e Pedro Henrique, ambos tem dois jogos cada.

Vale destacar os números da defesa do Athletico, a média de um gol sofrido por jogo é um sinal que ainda o sistema defensivo precisa de ajustes. Os jogadores que mais tiveram partidas sem sofrer gols foram o lateral direito Jonathan em cinco ocasiões (duas entrando no decorrer da partida), Abner em quatro jogos, Khellven em três (duas entrando no decorrer) e Zé Ivaldo que não sofreu gols em suas três partidas que atuou, duas pelo paranaense e uma pelo Brasileirão.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo