Olimpíadas

Com Rodrigo Pessoa, Confederação Brasileira de Hipismo divulga a lista de convocados para Tóquio

Com Rodrigo Pessoa, Confederação Brasileira de Hipismo divulga a lista de convocados para Tóquio
Divulgação/CBH

A Confederação Brasileira de Hipismo anunciou, nesta segunda-feira (5), as equipes de Salto e Concurso Completo de Equitação (CCE) – que engloba provas de salto, adestramento e cross-country – que representarão o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O destaque da lista é o atleta Rodrigo Pessoa, ouro nos saltos nos Jogos de Atenas 2004, o cavaleiro voltará a integrar o grupo verde e amarelo pela sétima vez em Olímpiadas.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Aos 48 anos, Rodrigo Pessoa disputará sua sétima edição das Olimpíadas – se igualando a volante Formiga, da seleção feminina de futebol; o velejador Robert Scheidt e a ciclista Jaqueline Mourão. O atleta do hipismo brasileiro conquistou bronze nas disputas de Atlanta 1996 e Sydney 2000 (com a equipe de saltos). Em Atenas 2004, foi ao topo mais alto do pódio na disputa individual. O esportista também esteve presente nos Jogos de 1992, 2008 e 2012.

Nos Jogos do Rio 2016, Pessoa não competiu, apesar de convocado como reserva, abriu mão da vaga. Entre 2017 e 2019, o cavaleiro atuou como técnico da seleção de saltos da Irlanda e ajudou os europeus a se classificarem para Tóquio com o título da Copa das Nações, em 2019. 

Além dele, o grupo do Brasil conta com o reforço de Marlon Zanotelli, o brasileiro é décimo no ranking da Federação Equestre Internacional (FEI), a melhor colocação do Brasil. No Pan de Lima, 2019, o cavaleiro garantiu a medalha de ouro nos saltos.



Marcello Zambrana / Lima 2019/Divulgação

Provas de Hipismo em Tóquio

Pela primeira vez, em Jogos Olímpicos, as equipes do hipismo passam a contar com 4 atletas: três titulares e um reserva, sendo que o reserva pode ser escalado ainda após o início da competição.

As disputas por equipes, terão um novo formato e não haverá descarte, ou seja, serão computados os três resultados. Anteriormente entravam quatro conjuntos e a cada rodada havia o descarte do pior resultado. Além disso, outra mudança será na disputa individual que agora antecede a final por equipes.

Equipe Hipismo Saltos

Rodrigo Pessoa – montará Carlitos Way

Técnico – Philippe Guerdat – campeão olímpico na Rio 2016 comandando a França – para a equipe de saltos inclui os cavaleiros

Marlon Zanotelli – montará VDL Edgar

Luiz Francisco Azevedo – montará Comic

Yuri Mansur – montará QH Alfons Santo Antonio

Alternativo – Bernardo Alves – montará cavalo El Torreo de Muze 

Equipe Hipismo CCE

Carlos Parro / Goliath

Marcelo Tosi / Glenfly

Rafael Losano / Fuiloda G

Alternativo: Marcio Appel / Iberon JMen

Técnico: Ademir Oliveira

Chefe de equipe: Julie Purgly

Veterinário: Paulo Eduardo Limongi

+ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio
++ Na reta final da preparação para Tóquio, Brasileiros do Taekwondo viajam para Sérvia

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo