Futebol Internacional

Roma garante empate em casa contra o Ajax e avança para a semifinal da Europa League

Roma Ajax
Foto: Andrea Staccioli/Insidefoto via Imago Images

Em casa, após empate com Ajax por 1 a 1, a Roma avançou para as semifinais da Europa League e segue em sua busca pelo primeiro título europeu, vencendo no agregado por 3 a 2. O resultado de um gol para cada lado foi justo diante de um jogo de posse de bola holandesa e de retranca da equipe italiana, que anulou as tentativas de gol no primeiro tempo no Estádio Olímpico.

Apesar da pressão, o Ajax teve poucas finalizações, muito porque não conseguiu aproveitar os pontas Neres e Anthony no um contra um, especialidade da dupla brasileira. Roma, por sua vez, não deu espaço à equipe visitante e evitou propor o jogo, com ótimas atuações dos defensores Mancini e do brasileiro Ibañez, que saiu do jogo pendurado por um amarelo.

O JOGO

Aos 07’, o placar chegou perto de sair do zero em um dos primeiros e únicos contra-ataques efetivos do time da casa, com gol de Veretout, anulado por impedimento. O ritmo do jogo se manteve o mesmo ao longo do primeiro tempo, com Ajax que propôs um futebol ofensivo, mas que não conseguiu sequer entrar na área do adversário. Roma se acomodou na defesa até o final da primeira etapa, refletindo a posse de bola de 74% do time holandês.

Na volta do vestiário, Erik Ten Hag realiza a substituição de Anthony, permitindo a entrada de Brobbey que precisou de apenas 3 minutos para abrir o placar com um lençol no goleiro e incendiar o jogo. Outra modificação do técnico holandês foi a troca de posição de David Neres que passou atuar pelo lado direito. A resposta tática ao gol feita pelo técnico português Paulo Fonseca deixou o Roma com um estilo mais ofensivo, atacando para se defender e brigando pela posse de bola. Tal tática permitiu a abertura necessária para Tadic ampliar para o Ajax (55’) e garantir o necessário para a classificação.

Porém, o juiz, chamado ao VAR, anulou o gol por uma falta de Tagliafico no início da jogada. Os quinze minutos seguintes são de ataque e contra-ataque de ambos os times, até que a prata da casa Calafiori dribla a defesa e deixa Dzeko de cara pro gol, igualando o placar, aos 71’. A equipe de Roma volta a retranca do primeiro tempo e permanece assim até o fim do jogo, realizando muitas faltas e quebrando o ritmo da partida.

Os visitantes voltaram para a casa sem a vaga enquanto os vencedores têm compromisso marcado dia 29 de abril no Old Trafford, contra o Manchester United.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo