Esportes olímpicos

Rugby de 7: Fiji vence a Nova Zelândia e conquista o bicampeonato olímpico

Foto: Team Fiji / Twitter

Ilhas Fiji e Nova Zelândia fizeram a final olímpica do rugby sevens do Jogos Olímpicos de Tóquio no início da manhã desta quarta-feira (28) – final da tarde no Japão – , no Estádio Nacional. As duas seleções chegaram como favoritas à conquista da medalha de ouro da modalidade. Enquanto os neozelandeses buscavam se recuperar da campanha na Rio 2016 – terminaram a competição em 5º lugar –, a seleção de Fiji foi à Tóquio para defender o título olímpico.

PRIMEIRO TEMPO

A seleção de Fiji começou a partida sem dar chances para os All Blacks e, logo nos primeiros minutos, abriu o placar com um try do atacante Meli Derenalagi: 5 a 0. Os atuais campeões olímpicos não deixavam a seleção da Nova Zelândia imprimir o seu jogo e continuava sufocando os rivais. Em um erro dentro do in-goal, Sireli Maqala aproveitou a chance e anotou mais um try. Na oportunidade de conversão, Fiji ampliou a vantagem para 12 a 0.

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Após os dois ataques bem sucedidos da equipe de Fiji, os neozeleandeses responderam com uma ótima jogada. Scott Cury encontrou espaço na defesa adversária e marcou os primeiros pontos da Nova Zelândia na final. No chute de conversão, porém, a equipe não conseguiu marcar. Vantagem para Ilhas Fiji: 12 a 5. Os primeiros pontos animaram os All Blacks, mas em um descuido da linha defensiva Jiuta Wainiqolo fez uma longa corrida pela lateral e marcou mais um try. No chute de conversão, mais dois pontos para os campeões dos Jogos Olímpicos do Rio: 19 a 5.

Apesar do mau desempenho, a Nova Zelândia conseguiu encostar no placar na reta final do primeiro tempo. Em um dos últimos lances de ataque, a equipe teve paciência para manter a posse e marcar mais um try. Na raça, Sione Molia quebrou um tackle da defesa adversária e anotou mais cinco pontos para os neozelandeses. Na conversão, o chute entrou e os All Blacks fecharam a etapa inicial com sete pontos de desvantagem: 19 a 12. A emoção para o segundo tempo estava garantida.

SEGUNDO TEMPO

Como no primeiro tempo, a seleção de Fiji adotou a mesma estratégia nos sete minutos finais de partida: imprimir um ritmo forte no início e depois administrar o placar. A tática quase foi equivocada. Em uma tentativa de sufocar a equipe da Nova Zelândia numa marcação mais alta, os All Blacks por muito pouco não encaixaram um contra-ataque.

+ Agenda Olímpica: Dias e Horários das competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio

O jogo estava aberto, quando Asaeli Tivuaka recebeu um bola na ponta e marcou mais um try para Fiji. Com o placar em 24 a 12, a Nova Zelândia precisava de um milagre para virar o jogo, há 1:30 minutos do fim. A equipe, no entanto, não conseguiu reagir e os jogadores começaram a cometer muitos erros. Houve tempo, ainda, da seleção de Fiji marcar mais três pontos em um penal, com Waisea Naqucu, e fechar o jogo em 27 a 12.

As Ilhas Fiji conquistam o bicampeonato olímpico e a segunda medalha de ouro da história do país na história das Olimpíadas. Além da vice-campeã Nova Zelândia, a Argentina fechou o pódio dos Jogos Olímpicos de Tóquio ao vencer a Grã-Bretanha na disputa da medalha de bronze, por 17 a 12.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo