Esportes olímpicos

Rugby sevens: regras, formato da competição e seleções classificadas

Rugby sevens: regras, formato da competição e seleções classificadas

Tido para muitos como um esporte “novo” nas Olimpíadas, o rugby já fez parte do programa dos Jogos Olímpicos entre as edições de Paris em 1900 e 1924. Apresentando diversas variantes do esportes, com regras e características distintas entre si, o rugby union, versão disputada por equipes de quinze jogadores, foi a categoria que compôs o quadro olímpico no passado. Porém, a dificuldade para conseguir participantes aliada à má reputação da modalidade, provocada pela confusão generalizada entre torcidas e equipes após a final de 1924, fizeram com que o rugby deixasse de aparecer nas edições seguintes das Olimpíadas.

                 

+Confira a agenda completa das Olimpíadas de Tóquio

Mais de 90 anos se passaram até que o rugby retornasse ao cronograma olímpico, nas Olimpíadas Rio 2016, mas dessa vez com uma outra versão do esporte, o rugby sevens. Na ocasião, 24 equipes fizeram parte da competição, sendo 12 femininas e 12 masculinas, e as seleções campeãs foram Austrália (feminino) e Fiji (masculino).

Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o rugby sevens tem início neste domingo (25), às 21h00 (Horário de Brasília), com a primeira partida das equipes masculinas. Já as Seleções femininas estreiam somente na quarta-feira (28), às 21h00 (Horário de Brasília), com as Yaras, apelido dado às atletas da equipe brasileira, entrando em campo logo de cara. Para conhecer mais sobre a modalidade, confira a seguir quais são as regras, o formato da competição e as seleções classificadas.

SIGA AO VIVO TUDO DAS OLIMPÍADAS AQUI NO ESPORTE NEWS MUNDO!

Regras do rugby sevens

Disputada por duas equipes de sete jogadores, uma partida de rugby sevens é composta por dois tempo de sete minutos, e é por ter uma curta duração que uma mesma equipe joga duas partida por dia nas Olimpíadas. O campo em que a modalidade é praticada possui uma extensão de aproximadamente 144m x 70m, e os gols são postes em formato de “H”, com distância de 5,6m entre si e uma trave horizontal posicionada a, no mínimo, três metros do chão.

A dinâmica do rugby sevens é bem simples e fácil de se memorizar. Na partida, os jogadores podem usar as mãos e os pés para tocar na bola, que só pode ser passada para o lado ou para trás, nunca para frente, com exceção de quando é chutada. Apenas o atleta que detém a posse da bola pode ser derrubado, em um lance chamado tackle, e o único contato permitido na jogada é abaixo da linha do peito. 

Há quatro maneiras de pontuar no rugby sevens: try, conversão, penal e drop goal. O try é o que possui a maior pontuação, valendo cinco pontos, e é marcado quando um jogador ultrapassa a linha de fundo conduzindo a bola e a toca no chão. A conversão é uma espécie de consequência do try, dando à equipe que acaba de pontuar a chance de conseguir mais dois pontos chutando a bola no vão entre os postes. O penal funciona da mesma maneira que a conversão, mas é dado após a marcação de uma falta grave, valendo três pontos. Por fim, o drop goal também vale três pontos, e é um chute espontâneo em direção aos postes, podendo ser dado a qualquer momento desde que a bola esteja em movimento. 

Por fim, um dos lances mais curiosos do rugby sevens é o scrum, uma jogada utilizada para o reinício da partida após uma infração leve. Nele, os atletas se unem com as cabeças abaixadas e começam a se empurrar para tentar ficar com a posse da bola.

LEIA MAIS:

+Ludmila marca seu primeiro gol em jogos oficiais da Seleção: “estou muito feliz”

+Formiga demonstra otimismo sobre a campanha brasileira: “eu realmente acho que dessa vez vai vir a medalha”

+Pia Sundhage fala sobre os desafios da Seleção: “nós estamos preparadas para qualquer equipe”

Formato da competição

Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, as 12 equipes classificadas de cada categoria (masculino e feminino) são divididas em três grupos com quatro seleções. Classificam-se para as quartas de final os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados, e assim, a competição segue de maneira eliminatória até a final. Ainda, todas as posições serão definidas dentro de campo, com partidas fase a fase com disputas que vão do quinto ao 12º lugar.

Seleções classificadas

Ao todo, 24 seleções estarão disputando as medalhas do rugby sevens nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e o Brasil estará disputando a categoria feminina. Junto à nossa Seleção estão França, Fiji, Canadá, Estados Unidos, China, Austrália, Japão, Comitê Olímpico Russo (ROC), Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Kenya. Já no chaveamento masculino, as 12 equipes participantes são Fiji, Canadá, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Japão, Argentina, Grã-Bretanha, África do Sul, Irlanda, Nova Zelândia e Kenya.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo