Futebol Internacional

Rússia corre o risco de suspensão definitiva e desfiliação da Fifa, diz jornal

Foto: Divulgação / Fifa

O Conselho geral da Fifa terá uma reunião, nesta quarta-feira (30), em Doha, no Catar, para tratar de mais alguns detalhes visando a próxima Copa do Mundo. Além disso, um dos itens da agenda vai revisar sanções que foram impostas sobre a Rússia devido ao conflito iniciado pelo país contra Ucrânia. No momento, todas as seleções e clubes russos estão impedidos de disputarem jogos oficiais e essa punição pode se tornar permanente. A Fifa ainda pode ir além e desfiliar a União Russa de Futebol.

                 

De acordo com as informações publicadas pelo jornal espanhol “As”, o conselho da Fifa pode excluir definitivamente os russos das competições oficiais de futebol, algo que o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) endossou com sua sentença após o recurso interposto pela Federação Russa ao saber da suspensão das competições da Fifa e da Uefa.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Uma medida mais drástica, no sentido de retirar a Rússia do quadro da Fifa, também está sendo considerada. Embora não seja comum, isso já aconteceu na década de 70, quando a África do Sul vivia o período do Appartheid. O atual conflito da Rússia com a Ucrânia é considerado semelhante ao período vivido pela África do Sul e, desta forma, há uma grande possibilidade de a Fifa tomar novamente esta medida.

Apesar da possibilidade, os russos acreditam que a Fifa não vai tomar uma decisão tão dura. A Rússia também terá representantes no Conselho que será realizado em Doha e esperam chegar a um consenso com os demais para evitar uma punição grave. Uma das saídas para os russos é passar a ideia de que o governo do país não tem qualquer interferência sobre a União Russa de Futebol.

Durante a semana, a possibilidade de a Rússia se desfiliar da Uefa por conta própria também foi cogitada. Devido às sanções, os clubes russos não podem mais disputar competições continentais, como Liga dos Campeões, Liga Europa e Conference League. O caso atingiu diretamente o Spartak Moscou, que foi expulso da fase de oitavas de final da Liga Europa. Uma filiação à Federação Asiática vem sendo pensada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo