Esportes olímpicos

Salto com vara: Em disputa marcada por tentativa de quebra de recordes, Thiago Braz garante a medalha de bronze

Foto: Wander Roberto/COB

Contando com a presença do atual campeão olímpico Thiago Braz, o Estádio Olímpico de Tóquio foi palco da final do salto com vara na manhã desta terça-feira (3). Thiago, que também detém o recorde olímpico da prova, não foi capaz de repetir seu feito e garantiu a medalha de bronze, ficando atrás do sueco Armand Duplantis e do americano Christopher Nilsen.

Siga Ao Vivo Tudo das Olímpiadas Aqui no Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Iniciando a prova de forma tranquila, Thiago foi capaz de executar o primeiro salto e superar a marca de 5.55m. Com a altura elevada em 15cm, o brasileiro começou a apresentar certa dificuldade, já que precisou de duas tentativas para não derrubar o sarrafo, algo que também se repetiu para a marca de 5.80m. Porém, qualquer desconfiança foi deixada de lado quando Thiago passou da marca seguinte, de 5.87m, assim superando seu melhor resultado da temporada e colocando-o no segundo lugar da disputa.

Após os 5.87m, somente quatro atletas seguiram na disputa. Mesmo com seus dois primeiros erros na tentativa de salto de 5.92m, o brasileiro viu seu rival francês Renaud Lavillenie também não conseguir superar a marca e, com a combinação de todos os saltos, se garantir pelo menos em terceiro lugar. A colocação no pódio de Thiago foi mantida com sua terceira tentativa, já que mais uma vez derrubou o sarrafo na altura de 5.92m.

Seguindo na disputa pelo ouro, Armand Duplantis e Christopher Nilsen protagonizaram uma disputa acirrada. Com o sueco passando pelas marcas de 5.92m e 5.97m sem nenhum erro, enquanto o americano precisou de duas tentativas nos 5.92m, a decisão ficou por conta da marca de 6.02m; enquanto Duplantis ultrapassou o sarrafo de primeira, Nilsen desperdiçou suas três tentativas e, assim, encerrou a disputa.

Com a medalha de ouro garantida, o sueco se manteve na pista para tentar quebrar não só o recorde olímpico, como também o recorde mundial e sua melhor marca pessoal, de 6.18m. Com o sarrafo a 6.19m do chão, Duplantis, porém, não foi capaz de completar os saltos, mantendo a marca olímpica de Thiago Braz intacta.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo