Mais Esportes

Saltos Ornamentais: Confira as quatro vagas asseguradas em Tóquio até o momento

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

No última sexta-feira (30) – madrugada de sábado (1) no horário de Tóquio -, começou a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais que está sendo realizada no Japão e é também o Pré-Olímpico da modalidade. A competição que vai até quinta-feira (6), já classificou quatro nadadores brasileiros até agora. São eles, Luana Lira, no trampolim de 3 metros e Kawan Pereira, Isaac Souza e Ingrid Oliveira, na plataforma de 10 metros. O Time Brasil ainda busca vagas olímpicas no trampolim de 3 metros masculino.

A classificação dos Saltos Ornamentais, em provas individuais, se configura da seguinte maneira: os 12 primeiros colocados no Mundial de Esportes Aquáticos de Gwanju, em 2019, somados aos cinco campeões continentais daquele ano estão classificados. Além deles, os 18 semifinalistas da Copa do Mundo de Tóquio também garantem vaga e caso haja algum atleta já classificado aos Jogos Olímpicos entre os semifinalistas do Pré-Olímpico, novas vagas são realocadas com o resultado da fase preliminar da Copa do Mundo.

Leia Também: Atletismo: Brasil garante mais três atletas nos Jogos Olímpicos

Luana Lira, se classificou na 16a colocação com 274,40 pontos. Com a passagem para as semifinais da Copa do Mundo, a paraibana se junta aos nomes já anunciados nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho deste ano. Depois de tentar vaga nas Olimpíadas do Rio em 2016 sem sucesso, Luana conquista a classificação e vai à sua primeira Olimpíada.

-Estou classificada para os Jogos Olímpicos. É uma felicidade enorme. Não tenho nem palavras o quão grandioso é isso. Quero agradecer a todos que estão torcendo por mim tanto aqui, quanto no Brasil. Não acreditava tanto nessa vaga, mas hoje cheguei à piscina confiante. Estou muito feliz- comemorou Luana.

Os representantes masculinos nessa lista são Kawan Pereira e Isaac Souza, ambos classificados na plataforma de 10 metros. Com o resultado de 4o lugar para Pereira e 8o lugar para Souza na fase eliminatória, ambos foram às semifinais e se carimbaram em Tóquio, mas apenas Kawan passou às finais e se tornou o brasileiro mais bem colocado em Copas do Mundo de Saltos Ornamentais da história do país com a 10a colocação na final.

-A sensação é bem boa. Estou muito feliz com meu resultado, pois vim treinando muito forte nos últimos três meses para esta prova. Fico feliz por ser um resultado inédito. Não sabia disso, mas estou feliz e orgulhoso do trabalho que foi realizado- disse Kawan após descobrir o feito que havia conseguido.

+ Notícias de esportes olímpicos

A atleta do Fluminense Ingrid Oliveira, passou para a semifinal da plataforma de 10 metros com 285,30 pontos e na 14ª colocação e se garantiu nas Olimpíadas. Na noite desta quarta-feira (4), será disputada a semifinal, na qual Ingrid poderá chegar à final com sua vaga em Tóquio já assegurada.

-Estou muito feliz. Quem está ao meu redor sabe que não foi fácil. Vim de um Sul-Americano onde eu não competi tão bem, isso mexeu um pouco com a minha mente, mas sabia que aqui era tudo ou nada. Consegui dar o meu melhor e consegui essa vaga para o Brasil- disse Ingrid.

Outra atleta brasileira com chance de garantir vaga na prova é Giovanna Pedroso, que também disputou a prova e terminou na 20ª colocação. Essa classificação pode ser confirmada em junho pela FINA (Federação Internacional de Natação) por conta da realocação de vagas. Enquanto isso, o Brasil aguarda as eliminatórias do trampolim de 3 metros masculino, com Ian Matos e Luis Felipe Moura.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo