Olimpíadas

Samoa, Kiribati, Tonga e Vanuatu desistem dos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Samoa, Kiribati, Tonga e Vanuatu desistem dos Jogos Paralímpicos de Tóquio
Paralympics/Twitter/Reprodução

Neste sábado, Samoa, Kiribati, Tonga e Vanuatu foram forçadas a se retirar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 devido a novas restrições de viagens devido a pandemia de COVID-19. A notícia chega cinco dias depois que o Afeganistão anunciou sua retirada das Paralímpiadas, após o exército Talibã tomar o poder no país asiático, forçando o fechamento de voos comerciais.

De acordo com a porta-voz do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), Craig Spence, porta-voz do IPC, todas as quatro nações ficaram prejudicadas financeiramente pela regra de quarentena de hotéis de duas semanas da Austrália para viajantes internacionais.

– Temos várias nações das ilhas do Pacífico que não poderão viajar. A razão é que eles precisariam viajar de seu país pela Austrália, onde há regras rígidas no momento. Eles teriam que ficar em quarentena e arcar com os próprios custos por duas semanas antes de voar para cá (Japão). – informou Spense.

– Eles são pequenos Comitês Paralímpicos Nacionais e simplesmente não têm os recursos para fazer frente a essas despesas, e infelizmente foram retirados. – continou a porta-voz do IPC.

Situado em uma ilha do Pacífico Central, Kiribati enviaria para os Jogos Paralímpicos dois atletas, Timeon Ongiou e Karea Tioti, para competir no lançamento do peso. Já o nadador S9 Sitivi Napier Sooaemalelagi havia sido escalado para representar Samoa em cinco eventos da modalidade, enquanto John Tupuola Teena seria o representante do arremesso de peso F12.

Já Vasitai Leaaepeni Falemaka era para ser o único representante de Tonga em Tóquio, competindo no disco F38. Por fim, Vanuatu levaria Marceline Moli para competir no salto em distância T47, bem como no T46 100 metros e no T46 200m e Elie Enock do disco F57, lançamento do peso F57 e dardo F57.

+Chegada da variante Delta e hospitais lotados preocupam organizados das Paralimpíadas de Tóquio

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio terão inicio no dia 24 de agosto com a cerimônia de abertura no Estádio Olímpico Nacional. As competições de diversas modalidades terão início no dia 25 e cerca de 4.400 atletas de cerca de 160 países devem participar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo