Santos

Santos avalia contratação de Paulo Henrique Ganso, do Fluminense

Foto: Lucas Merçon/FFC

O Santos estuda a contratação de Paulo Henrique Ganso, do Fluminense. Revelado nas categorias de base do Peixe e na reserva do Tricolor, o nome agrada o técnico Fernando Diniz, contratado recentemente pelo clube paulista. O treinador e o meia trabalharam juntos em 2019. A informação foi revelada pelo UOL Esportes.

Paulo Henrique Ganso foi contratado pelo Fluminense em janeiro de 2019. Na sua primeira temporada, foi titular durante todo o ano e viveu sua melhor fase com a camisa tricolor, tendo atuado 47 jogos e marcado cinco gols. No entanto, após a saída de Diniz, o meia perdeu espaço gradualmente.

Em 2020, Ganso perdeu espaço sob o comando de Odair Hellmann e foi preterido por Nenê. Mesmo após a saída de Odair no meio da temporada para o Al Wasl, dos Emirados Árabes, o meia permaneceu entre os reservas com Marcão. Ao todo, foram 32 jogos e apenas um gol na temporada.

Entre 2019 e 2020, Ganso viu o seu tempo dentro de campo cair de 3.852 minutos para 894 minutos. Porém, o início de temporada em 2021 é animador para o camisa 10. Mesmo ainda no banco com Roger Machado, o jogador marcou três gols em oito jogos e já esteve em campo por 448 minutos.

Com Diniz, Odair e Marcão, Ganso atuou mais longe da área e buscando mais o jogo. Já com Roger Machado, o jogador foi testado como falso 9 e também mais próximo da área armando o jogo, aumentando a sua produção. Mesmo assim, ainda não foi utilizado na Libertadores – e ficou fora dos relacionados em uma partida.

No geral, no entanto, o alto investimento não teve o retorno esperado dentro de campo. Paulo Henrique Ganso tem um dos maiores salários do elenco. Em três temporadas, soma 88 jogos e nove gols. Com o camisa 10 em campo, o Tricolor venceu 39 partidas (53.41% de aproveitamento). O único título foi a Taça Rio de 2020 contra o Flamengo.

Imagem
Ganso marcou três gols em oito jogos pelo Fluminense em 2021 (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Revelado na Vila Belmiro, Paulo Henrique Ganso defendeu o Santos por quatro temporadas. Entre 2009 e 2011, o meia viveu a melhor fase da carreira jogando ao lado de Neymar. Junto do atual camisa 10 do Paris Saint-Germain, Ganso foi campeão da Copa do Brasil (2010) e Libertadores (2011), além de três títulos do Paulistão, uma Recopa Sul-Americana e convocações para a Seleção Brasileira.

No Peixe, no entanto, Ganso sofreu com graves lesões que o atrapalharam no restante da carreira. Em 2007, ainda com 17 anos, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Já em 2010, foi a vez de sofrer a mesma lesão, mas no joelho direito. Em 2012, encerrou a trajetória na Vila Belmiro e acertou com o São Paulo, numa transação que rendeu R$ 23,9 milhões aos cofres do Peixe.

Ganso defendeu o São Paulo entre 2012 e 2016, sendo campeão da Sul-Americana de 2012. No Tricolor, foram mais de 200 jogos – sendo o time que mais defendeu na carreira. Antes de chegar ao Fluminense em 2019, Ganso foi contratado pelo Sevilla na temporada 2016/17, mas não conseguiu se firmar e foi emprestado para o Amiens, da França, em 2018/19. Em três temporadas na Europa, jogou apenas 41 partidas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo