Santos

Santos, em nota oficial sobre o caso Lucas Braga: ‘Basta de tolerância com racismo’

Foto: Divulgação/Twitter Santos Futebol Clube

O narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, durante a narração da partida entre Grêmio 3 e 3 Santos nesta quarta-feira (3) pelo Campeonato Brasileiro. Proferiu palavras racistas ao atacante do Santos, Lucas Braga ao chamá-lo de “crioulinho”.

Na transmissão, o comunicador em conversa com seu companheiro de trabalho, ofendeu o atleta para tentar identificá-lo dentro de campo.

-“Aquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?– falou o narrador

Durante a transmissão, o repórter, tentou responder e identificar Lucas Braga, mas o narrador continuou à dizer palavras ofensivas.

-“Ah, o Lucas Braga que está caído lá. É o moreno, né? Moreno, cidadão de cor, numa boa“.

Com a exposição, Haroldo pode ser acusado de injúria racional. A equipe do Santos se manifestou sobre o ocorrido.

Em nota, o Santos repudiou o que disse o narrador:

O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021.

Cabe ação e mobilização.

O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio.

É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade.

Basta de tolerância com racismo! Basta!

Manifestaçao dA MMC Sports

A MMC Sports, empresa que gerencia a carreira de Lucas Braga em seu perfil oficial se manifestou ao comentário considerado grave.

A MMC repudia veementemente a maneira com a qual seu atleta, Lucas Braga, foi referido em transmissão oficial da Rádio Grenal no jogo entre Santos e Grêmio nesta quarta-feira.

Nos sentimos enojados de ter de responder a uma situação como essa, inexplicável em todos os sentidos. Acreditamos ser um extremo absurdo a forma com a qual o locutor Haroldo de Souza se referiu ao atleta, proferindo pronomes racistas e o fazendo com naturalidade.

A MMC reafirma que estará ao lado de seu atleta, prestando todo o apoio necessário, e endossando qualquer ação que Lucas Braga queira tomar nesse momento.

E, mais uma vez, repudiamos a atitude e reforçamos que atos racistas não devem ser tolerados por ninguém, e que não basta o repúdio e o nojo a atos desse tipo, temos de tomar uma posição antirascista contra todos os atos dessa forma e genero.

Estamos contigo, Lucas Braga.

Quer saber mais sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo pelo Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo