Santos

Santos peca nos últimos toques na bola e não consegue balançar a rede

Santos peca nos últimos toques na bola e não consegue balançar a rede
Foto: Reprodução/Santos FC

Mesmo jogando em casa e com 75% de posse de bola, o Santos não foi capaz de vencer o Juventude no jogo do último sábado (12), válida pela terceira rodada do Brasileirão. Em uma partida marcada por uma concentração de quase 50% de todas as jogadas na faixa central do campo, nenhuma das equipes conseguiu esquentar o jogo, que acabou sem uma única grande chance criada nos mais de 90 minutos jogados.

Embora tenha mantido a boa sequência, estando a quatro partidas sem ser derrotado, o Peixe teve um desempenho muito abaixo do esperado, especialmente se comparado com o da última partida válida pelo Campeonato Brasileiro, quando venceu o Ceará por 3 a 1. Os problemas da equipe se acentuam ao observarmos as estatísticas relacionadas ao ataque do Santos, que se mostra bastante desalinhado e pouco efetivo.

QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO SOBRE O SANTOS? ENTÃO SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK. E NÃO SE ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Analisando os números da equipe na partida contra o Juventude, foram 18 finalizações ao longo da partida, mas apenas 2 no gol, demonstrando pouco mais de 11% de efetividade nas tentativas do time. Os números também são negativos ao observarmos que outras 9 das 18 finalizações foram para fora, que levam a equipe a perder metade das chances que cria por problemas na pontaria. Ainda, foram 11 chutes de dentro e 7 de fora da área, mas apenas duas defesas do goleiro Marcelo Carné.

Outro grande problema da equipe comandada por Fernando Diniz está no caminho percorrido até o setor defensivo adversário. A taxa de acerto dos mais de 700 passes realizados pelo Santos no jogo foi alta, de quase 90%, mas a equipe trabalhou de maneira excessivamente horizontal, com passes laterais, desacelerando o processo de criação de jogadas e pesando a progressão do time em campo.

Os índices ruins persistem ao voltarmos o olhar para o lance mais utilizado na criação de oportunidades ao longo da partida: o cruzamento. O chuveirinho na área foi constante, e as principais chances de gol criadas durante a partida vieram dos lançamentos de bola alta na área adversária, tendo um total de 38 cruzamentos realizados pelo Peixe ao longo dos mais de 90 minutos jogados. Porém, apenas seis deles foram aproveitados, pouco mais de 15%, e ainda assim não levaram grande perigo ao goleiro adversário.

Atualmente, o Santos está na nona colocação do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos, mas para competir por vagas nas competições continentais a equipe não poderá perder oportunidades como fez em sua última partida. O Peixe volta a campo na próxima quinta-feira (17), para enfrentar o Fluminense às 19h no Maracanã.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo