Mercado da bola

São Paulo anuncia oficialmente a contratação do meia Martín Benítez

Martín Benítez
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (06), o São Paulo oficializou a contratação do meia Martín Benítez, de 26 anos. O argentino já treinava com o grupo no CT da Barra Funda, mas alguns detalhes envolvendo sua documentação atrasaram o anúncio. O meia estava emprestado pelo Independiente-ARG ao Vasco e chega por empréstimo de um ano ao Tricolor.

O São Paulo pagará cerca de $ 300 mil dólares ao Independiente, aproximadamente R$ 1,6 milhão, pelo empréstimo do jogador até 31 de dezembro deste ano, com opção de compra ao término do vínculo. Ao Vasco, o Tricolor irá ceder um crédito de R$ 300 mil para ser usado em negociações entre os clubes até o final da temporada que vem.

No início da tarde desta terça, o atleta teve o seu nome regularizado no BID e já poderá estrear pelo São Paulo no retorno das competições. O problema é que restam apenas três nomes para serem inscritos nesta primeira fase do Paulistão e o Tricolor já soma cinco reforços anunciados. A tendência é que Benítez, Miranda e Orejuela sejam os escolhidos.

O meia argentino estava emprestado pelo Independiente-ARG ao Vasco, onde atuou durante toda a temporada passada. Com a camisa do Cruzmaltino, fez 33 partidas e marcou três gols, no entanto, foi rebaixado no Brasileirão com o elenco vascaíno.

TRAJETÓRIA DE BENÍTEZ

Benítez, novo reforço do São Paulo, atuou por nove temporadas no Independiente-ARG. Foto: Reprodução

Cria do próprio Independiente, Benítez estreou profissionalmente aos 17 anos pela equipe de Avellaneda, mas só foi ganhar destaque em 2015, na campanha de quinto lugar no Campeonato Argentino.

Em 2017, veio o seu melhor momento na carreira, quando foi campeão da Copa Sul-Americana pelo Independiente em cima do Flamengo. Entretanto, perdeu espaço nos dois anos seguintes e decidiu mudar de ares.

Chegou ao Brasil no início de 2020, pouco antes da parada, mas encantou os torcedores do Vasco nas primeiras rodadas do Brasileirão, quando o Cruzmaltino chegou a liderar a competição.

Com o passar do tempo e atuações individuais irregulares, aliada a campanha de rebaixamento da equipe, Benítez foi perdendo a graça da torcida e no início de 2021 manifestou o desejo de ser negociado e atuar pelo São Paulo. O argentino teria sido um pedido do técnico Hernán Crespo e sua comissão à diretoria do clube paulista.

“Um jogador muito desequilibrante. No mano-a-mano é muito difícil de marcá-lo, ele tem uma capacidade de encontrar facilmente o gol. Pode jogar pelas pontas, como volante, também em todas as posições do ataque. Boa finalização de média e longa distância. No Independiente jogou como ‘falso 9’ em uma temporada”

Tony Monteverde, jornalista argentino do Independiente Rey Copero.

Benítez já trabalhou com Alejandro Cohan, atual preparador físico do Tricolor, nas épocas de Independiente.

Meia articulador, Martin Benítez chega ao São Paulo com o objetivo de aumentar a produtividade no setor de criação da equipe. O Tricolor, por sua vez, carecia de um jogador com essas características e agora Hernán Crespo poderá dar outra cara à parte ofensiva, principalmente na ligação do meio para o ataque.

MAIS UM ‘GRINGO’ NO SÃO PAULO

Martín Benítez, reforço do São Paulo
Benítez chega para ser o quinto estrangeiro do atual elenco do São Paulo. Foto: Reprodução

Com a chegada de Benítez, o São Paulo passa a ter cinco jogadores estrangeiros em seu elenco – Orejuela, Arboleda, Galeano, Rojas -, e já liga o sinal de alerta para a quantidade de ‘gringos’ que poderá levar para uma partida.

Isso porque, em competições nacionais, os clubes brasileiros podem levar apenas cinco jogadores estrangeiros para uma partida, no entanto, não há limite para o número de gringos no elenco.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo