São Paulo

Novo estatuto, SanSão na final e o mercado: a semana do São Paulo

Rubens Chiri / saopaulofc.net

Os jogos do time masculino já acabaram em 2021, mas a semana do São Paulo não deixa de ser agitada por conta disso.

Com votação importante do conselho, a disputa da Brasil Ladies Cup pela equipe feminina e o mercado da bola agitado, o torcedor tricolor teve muito para acompanhar em uma das últimas semanas do ano.

1 – Conselho aprova reeleição e extensão de mandato, mas rejeita diminuição de conselheiros

O principal assunto da semana foi a votação da reforma do estatuto do clube, que gerou muita movimentação nas redes sociais e até protestos no estádio e no ginásio.

A pressão popular e da oposição do clube fez efeito e tornou a reunião fechada e a votação virtual, o que não agradou a parcela contra as mudanças. No entanto, essa mesma pressão também conseguiu fazer com que a votação fosse feita por pautas, anteriormente, todo o novo estatuto seria aprovado de uma vez. Com a participação de 234 conselheiros, diversos itens importantes foral alterados no estatuto do clube.

A reeleição do presidente do São Paulo e do presidente conselho deliberativo foi aprovada, assim como a extensão do mandato dos conselheiros, que aumentou de três para seis anos. Outra pauta decisiva no clube, que também passou na votação, foi sobre os contratos firmados pela instituição. No novo texto, somente contratos com valor a partir de 10 mil contribuições associativas precisam ser avaliados, o dobro do valor do estatuto anterior. Além disso, contratos que extrapolem o tempo de mandato só passarão por essa perícia a partir de 3 mil contribuições associativas. Não havia valor mínimo no texto anterior.

A suspensão preventiva de sócios ou conselheiros para manter a harmonia social do clube também foi aprovada na votação. Essa punição foi acrescentada entre as penas possíveis do clube e pode ser aplicada pelo presidente da comissão disciplinar, o presidente do conselho deliberativo ou pelo diretor-geral social.

As 14 pautas aprovadas passarão agora pela avaliação dos sócios e só com o aval deles serão efetivadas. Dez pautas não foram aprovadas no conselho, entre elas a redução do número de conselheiros do clube.

2 – São Paulo vence Inter e está na final da Brasil Ladies Cup

O time feminino do São Paulo segue colecionando boas campanhas no futebol brasileiro e agora tem mais uma final pra conta.

Com 100% de aproveitamento na fase inicial, com três vitórias em três jogos, todas por 1 a 0, a são-paulinas chegaram na final da Brasil Ladies Cup. O jogo decisivo acontece neste domingo, 19, no Allianz Parque e será um clássico contra o Santos.

Na última quinta-feira, 16, o tricolor derrotou o Internacional com um belo gol de Giovaninha e garantiu a melhor campanha do torneio, além da vaga na grande decisão.

3 – Douglas Costa no São Paulo?

Com um elenco em reformulação, depois de uma campanha frustrante no Brasileirão, o São Paulo manifestou interesse em Douglas Costa, que foi rebaixado com o Grêmio em 2021.

O atacante não deve permanecer no time do Rio Grande do Sul, especialmente após todas as polêmicas que envolveram a sua passagem pelo tricolor gaúcho. Após o rebaixamento, Douglas deixou o campo dando tchau para a torcida, já indicando a sua não permanência para a próxima temporada.

4 – Tchau, Benítez

O meio-campista Benítez não ficará no São Paulo para 2022 e já se despediu do clube e da torcida por meio de suas redes sociais.

– Gostaria de dizer o meu muito obrigado ao São Paulo por abrir as portas para mim e confiar no meu trabalho. Eu e minha família fomos muito bem recebidos na cidade e levaremos para sempre o clube em nossos corações. Gratidão por todos os momentos, foi uma experiência inesquecível, com um título muito marcante em minha vida! Agradeço a todos os jogadores, funcionários, comissão técnica, staff e principalmente aos torcedores! Espero que um dia possamos nos reencontrar escreveu o argentino em seu Instagram.

Pelo São Paulo, Martín Benítez entrou em campo 42 vezes, marcou quatro gols e deu seis assistências.

Outro que não deve ficar no clube é o volante William. Com uma grave lesão no joelho, o jogador, que veio do futebol mexicano, não entra em campo desde agosto e atuou somente nove vezes pelo time do Morumbi.

5 – Crespo aceita redução e parcelamento da rescisão

O argentino Hernán Crespo já deixou o clube, demitido após baixo rendimento no Brasileirão, dando lugar a Rogério Ceni. No entanto, o São Paulo ainda precisa pagar a rescisão de contrato do treinador.

Após cerca de três meses de conversas, o ex-técnico do São Paulo aceitou reduzir o valor da sua multa e o pagamento parcelado, para facilitar a situação para a equipe, que vive forte crise financeira. O valor original da multa era de 750 mil dólares, mas com o acordo, o São Paulo pagará um pouco menos ao seu ex-treinador.

Crespo foi contratado após uma série de entrevistas, conduzidas inclusive por Muricy Ramalho e conquistou o Paulistão sobre o Palmeiras, além de chegar nas quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, mas o rendimento no Brasileirão deixou o time próximo do rebaixamento e culminou na sua demissão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo