São Paulo

São Paulo busca anulação da expulsão de Benitez

Rubens Chiri/saopaulofc.net

O São Paulo vai tentar a anulação da expulsão do meia Benitez, que ocorreu na vitória por 2 a 1 contra o Athletico-PR, no último sábado (7). O tricolor irá recorrer ao STJD para que os efeitos da punição sofrida pelo atleta não sejam validados.

Benitez estava aquecendo com os reservas atrás do gol de Volpi, quando após chutar a bola de volta para o gramado, em uma tentativa de retardar o reinício do jogo, foi advertido com o cartão vermelho direto pelo árbitro Jean Pierre Gonçalves.

+ Dani Alves diz que quer jogar Choque-Rei

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Na súmula, o árbitro relatou o motivo da expulsão do meia são-paulino

Aos 36 minutos do segundo tempo, expulsei com cartão vermelho direto o atleta n 08, sr. martins nicolas benitez, da equipe são paulo futebol clube, atleta reserva, que estava aquecendo atrás da linha de fundo, por chutar a bola para dentro do campo de jogo com intuito de retardar a partida no momento de um tiro de canto a favor da equipe adversária. informo que a atitude do atleta gerou um tumulto entre os jogadores de ambas equipes.

Jean Pierre ainda complementou comentando a resistência de Benitez para deixar o gramado e a recusa de auxílio pelo policiamento presente no estádio.

Ao solicitar a saída do atleta, o mesmo se recusou a deixar as dependências do campo de jogo, retardando a continuidade da partida em 5 ( cinco ) minutos. diante disso, solicitei a presença do policiamento para retirada do atleta que queria permanecer no banco de reservas, porém o policiamento recusou-se a tomar a atitude solicitada pois informou que estava presente apenas para segurança da arbitragem.

O ex-árbitro Cleisson Veloso, que atuou por mais de 20 anos na elite do futebol brasileiro e hoje mantém o canal De Olho no Apito, comentou que a expulsão contraria o texto da própria regra em relação ao atleta reserva que retarda o início de jogo e lembra que o VAR deveria ter sido acionado e orientado o árbitro a tomar a decisão correta.

A expulsão contraria o texto da regra e eu acho que o VAR tá aí pra isso, se você se equivocou na interpretação, deu cartão vermelho para um atleta errado. O que não pode é você cometer um erro, o erro estar claro evidente e ainda assim ele ser mantido.

No livro de regras divulgado pela CBF, o texto deixa claro, através de uma listagem, que devem ser punidos com cartão amarelo os atletas substitutos que retardarem o início de jogo, reclamarem das marcações da arbitragem, ingressarem no campo de jogo sem autorização, entrar na área de revisão (VAR), adotarem conduta antidesportiva ou ficarem insistentemente fazendo o sinal de pedido de revisão (VAR).

O ex-árbitro relembrou de um caso similar, com o zagueiro Dedé, na época atuando pelo Cruzeiro e acredita que o São Paulo tem grandes chances de conseguir a anulação.

Aconteceu um fato assim com o Dedé. O Cruzeiro questionou a expulsão, ela foi injusta e a Conmebol anulou a expulsão, por entender que o árbitro exagerou. Eu acho que o São Paulo tem o direito e deve, se no entender dele, que a expulsão foi equivocada. O São Paulo tem o direito e grandes chances de anular essa expulsão.

Na ocasião, Dedé foi expulso após um choque com o goleiro do Boca Juniors e revisão no VAR por parte da arbitragem. O Cruzeiro formalizou o pedido para a anulação do cartão e a Conmebol acatou, anunciando em nota oficial que estavam anulados os efeitos jurídicos da suspensão e Dedé então estava apto a atuar pelo time mineiro na competição.

Por enquanto, Benitez segue punido e está fora do jogo contra o Grêmio, no Morumbi, no próximo sábado (14), às 21h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo