Campeonato Paulista

Fim do Jejum! São Paulo vence o Palmeiras e conquista o Campeonato Paulista

São Paulo, campeão Paulista de 2021 em cima do Palmeiras
Foto: Miguel Schincariol

Acabou o jejum! Depois de oito anos sem títulos, o São Paulo bateu o Palmeiras e ficou com a taça do Campeonato Paulista de 2021. Na tarde de domingo no Morumbi, Luan e Luciano fizeram os gols que deram o título do Paulistão ao Tricolor. A conquista também encerra um período de 16 anos do São Paulo sem vencer o estadual.

                 

Após a ida terminada em 0 a 0, São Paulo e Palmeiras voltaram a se enfrentar pela decisão do Paulistão 2021. Desde antes do início do jogo, o clima já se apresentava tenso na tarde fria na capital paulista. O ‘xadrez’ travado por Hernán Crespo e Abel Ferreira parecia se encaminhar em mais um final trágico para o São Paulo, que sofria com o jejum de oito anos sem gritar ‘é campeão’.

A partida só foi melhorar para o lado Tricolor após o chute desviado de Luan, que encontrou o fundo das redes de Weverton e abriu o placar para o São Paulo a dez minutos do fim da primeira etapa.

COTIA RESOLVE!

Luan, autor do gol do São Paulo diante do Palmeiras na final do Paulistão
O volante Luan é uma das Crias de Cotia que são titulares no elenco do São Paulo. Foto: Reprodução

O volante Luan, Made In Cotia, fazia a sua partida de número 101º com a camisa do São Paulo. O jogador foi o herói improvável, marcando o gol de abertura do placar. Fato curioso é que o jogador fez apenas o seu segundo gol pelo profissional do Tricolor.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa ainda continuava travada no jogo tático proposto pelos três defensores que cada equipe escalou na sua formação. As batalhas truncadas no meio-campo fizeram parte de toda a tônica do jogo. Alto número de faltas e passes errados, além de poucas chances criadas. Apesar disso, o São Paulo dominava o Palmeiras, que pouco fez para reagir da desvantagem no placar.

Abel tentou mudar o estilo de jogo, tentou desprender-se do esquema com três zagueiros, mas levou o balde água fria quando viu Rodrigo Nestor, sozinho na ponta esquerda, achar cruzamento rasteiro para Luciano. O camisa 11 chapou no canto, sem chances para o goleiro alviverde e definiu o placar para o São Paulo, que após oito anos voltou a comemorar a conquista de um título.

JEJUNS DE OITO E DEZESSEIS ANOS

Com a conquista do Campeonato Paulista de 2021, o São Paulo quebra um jejum de oito anos sem levantar uma taça. A última vez que o Tricolor sagrou-se campeão aconteceu em 2012, na fatídica vitória sobre o Tigre-ARG, em partida que em chegou a ser jogada os 90 minutos no Morumbi.

De volta ao Cícero Pompeu de Toledo, o São Paulo tinha em sua frente o atual campeão paulista, da Copa do Brasil e da Libertadores. O Palmeiras seria o único obstáculo entre o Tricolor e a tão sonhada taça, que era esperada há oito anos. E de fato aconteceu, no mesmo Morumbi, a equipe comandada por Hernán Crespo devolveu o sorriso no rosto aos torcedores são-paulinos.

É CAMPEÃO!

O Campeonato Paulista está em sua 121ª edição e o São Paulo conquista o seu 22° título da competição. Com a nova taça, o Tricolor fica empatado com o Santos. Na sequência, o Palmeiras, com 23 títulos e na liderança o Corinthians, com 30 conquistas do estadual.

A última vez que o São Paulo ganhou o Paulistão foi em 2005. Naquela época, o estadual foi disputado no formato de pontos corridos, em turno único. O ano mágico para o Tricolor ainda acabou com as conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO X PALMEIRAS

Local: Estádio do Morumbi – São Paulo (SP).

Data: 23/05/2021.

Horário: 16h.

Árbitro: Raphael Claus.

Gols: Luan e Luciano.

Cartão amarelo: Bruno Alves, Liziero e Igor Gomes (São Paulo); Lucas Lima, Renan e Wesley (Palmeiras)

Para saber tudo sobre o Palmeiras e São Paulo, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Palmeiras: Weverton; Luan (Gabriel Menino), Gustavo Gómez e Renan; Mayke, Raphael Veiga (Gustavo Scarpa), Felipe Melo (Patrick de Paula), Danilo Barbosa (Danilo) e Victor Luís (Wesley); Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.

São Paulo: Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan (Rodrigo Nestor), Liziero (William) e Reinaldo; Igor Gomes (Rojas), Gabriel Sara e Pablo (Luciano). Técnico: Hernán Crespo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo