São Paulo

São Paulo demonstra estabilidade e padrão de jogo com time titular ou alternativo

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

O São Paulo tem conquistado excelentes resultados desde que Hernán Crespo assumiu o comando da equipe. Em pouco tempo como treinador, o argentino conseguiu implementar sua maneira de jogar e tem colhido os frutos disso. Em quase três meses de trabalho, Crespo conquistou nove vitórias, um empate e uma derrota, assumindo assim o posto de melhor início de trabalho do século no São Paulo, além de ser o quinto melhor da história.

                 

Dentre tantos números positivos, uma das coisas que chama atenção no estilo de jogo é a estabilidade da equipe. O São Paulo não teve descanso entre o final do Brasileirão e início do Paulistão e por isso Crespo está sendo obrigado a trabalhar com equipes mistas, visando o descanso de alguns atletas. Mesmo assim, o Tricolor não demonstra oscilação e joga da mesma maneira, independente se é o time titular, reserva ou misto.

No dia 16 de abril, o Tricolor Paulista entrou em campo para enfrentar o rival Palmeiras, em pleno Allianz Parque. Na ocasião, Hernán Crespo optou pelo time titular e deu certo. A equipe soube controlar o adversário, se impor e conquistou a vitória por 1 a 0, com gol de Pablo. A novidade ficou para Daniel Alves, que retornou a lateral-direita, atuando como ala. O jogador é considerado um dos melhores do mundo nessa posição, entretanto vinha atuando como meia.

Na partida seguinte, válida pela Libertadores, o técnico Hernán Crespo seguiu com a escalação titular, entretanto, Martín Benitez, que estava na reserva, assumiu a titularidade no meio campo e fez uma excelente partida, sendo considerado pela Conmebol o melhor do jogo, inclusive. Contra o Sporting Cristal, no Peru, o São Paulo demonstrou superioridade e goleou por 3 a 0.

De volta ao Paulistão, Crespo decidiu mudar a equipe para o jogo contra o Santo André. O treinador optou por uma equipe mista. Miranda, na zaga, Rojas e Vitor Bueno no ataque, saiam do banco de reservas para ocupar a titularidade do time. O São Paulo venceu por 2 a 0, justamente com gols dos camisas 23 e 12.

Já na última rodada válida do Paulistão, contra o Ituano, Crespo ousou e escalou uma equipe praticamente reserva e repleta de garotos da base. Galeano, Thales Costa, Rodrigo, Diego Costa, Luan, Wellington e Lucas Perri, eram os nomes formados em Cotia e que ocuparam os 11 iniciais. Além disso, desses nomes, apenas Luan costuma ser titular com Crespo. Apesar da novidade, não houve oscilação. Os jogadores souberam controlar a partida, jogar da maneira imposta pelo treinador e venceram por 3 a 0, com gols de Rodrigo, Galeano e Igor Vinícius.

Estilo de jogo que empolga

Quando Crespo assumiu o São Paulo, pegou uma equipe ainda sentida pelo Campeonato Brasileiro. O time perdeu o título do torneio nas últimas rodadas e precisava de uma injeção de animo para seguir. Assim que assumiu, Crespo já modificou completamente o estilo de jogo da equipe. Implementou o sistema 3-4-1-2, utilizando três zagueiros e dois alas, com isso, deixou a equipe pronta para impor sua maneira de jogo: Trabalhando a bola, forçando o jogo pelas laterais e marcando em cima. Com os zagueiros em posição e os volantes agindo na articulação, os alas tem liberdade para subirem e trabalharem na área. Além disso, Crespo colocou Daniel Alves de ala direito, tirando-o do meio campo. Outra modificação de posicionamento foi em relação a Vitor Bueno. O jogador que muitas vezes jogava como meia, ganhou espaço como centroavante e tem dado certo, nas duas partidas que jogou como titular, o atleta marcou dois gols.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo