Campeonato Paulista

São Paulo e Corinthians se enfrentam com tabu e vaga na decisão do Campeonato Paulista em jogo

São Paulo e Corinthians se enfrentam valendo vaga na final do Paulistão. Foto: Renato Pizzutto/Agência Paulistão.

São Paulo e Corinthians se enfrentam no Morumbi na tarde deste domingo (26) em uma partida que vale muito mais do que uma vitória num clássico: uma vaga na grande final do Campeonato Paulista.

Este será o segundo encontro das equipes em 2022. No primeiro, pela primeira fase do estadual, há pouco menos de dois meses, o Tricolor venceu por 1 a 0 no mesmo estádio, com gol de Jonathan Calleri. O retrospecto, em mata-matas, no entanto, favorece o Timão, que venceu o rival nas últimas nove disputas.

São Paulo embalado

O São Paulo chega com tudo para o confronto contra o Corinthians, afinal, o Tricolor vive grande momento na temporada. São quatro vitórias nos últimos cinco jogos. Aliás, Rogério Ceni parece cada vez mais dar sua cara para o time. Sem grandes contratações, o treinador usou uma solução caseira, a base.

Os jovens de Cotia vem se destacando e mostrando muita personalidade. Exemplo disso foi nas quartas de final, quando três dos quatro gols foram marcados por jogadores da base: Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Marquinhos. Além deles, Diego Costa, Igor Gomes, Moreira, Wellington, Gabriel Sara, Luan e Talles, estão sendo cruciais para Rogério Ceni.

O São Paulo tem três desfalques certos para o duelo. O primeiro é o zagueiro Arboleda, que está disputando as eliminatórias com a Seleção do Equador. Já o segundo é o jovem Moreira, que também foi convocado, mas para a Seleção de Portugal sub-18. Por fim, Gabriel Sara segue lesionado e é mais um que não vai para o confronto.

Para o confronto, o São Paulo conta com um fator muito importante neste embate, o mando de campo. Jogando no Morumbi, o Tricolor não perde para o Corinthians há quase cinco anos.

Corinthians sob contestação

Já o Corinthians vem para a partida num momento de adaptação ao trabalho do técnico Vítor Pereira, o que faz com que a equipe ainda não tenha a estabilidade e consistência necessária para ser apontada como favorita. Nas quartas de final, o Timão passou pelo Guarani apenas nos pênaltis, mesmo jogando na Neo Química Arena.

O Paulistão do Time do Parque São Jorge tem sido de altos e baixos. Depois de começar sob o comando de Sylvinho, o ex-lateral foi demitido e o interino Fernando Lázaro treinou a equipe por cinco jogos. Já na reta final da primeira fase do estadual, Vítor Pereira foi contratado e ainda busca impor seu sistema de jogo.

Nos 13 jogos que o Corinthians fez na competição, obteve sete vitórias, três empates e três derrotas, todas para rivais em clássicos. O Alvinegro ainda poderia disputar a semifinal na Arena, caso tivesse vencido o Bugre por dois gols ou mais de diferença, mas o placar em 1 a 1 levou a partida para o Morumbi.

Para o duelo, o Timão não terá o atacante Gustavo Mantuan, com dores no joelho direito, além do goleiro Ivan, do lateral-esquerdo Bruno Melo e o meia Luan, todos com problemas físicos. Por outro lado, o jovem lateral-direito Léo Mana foi relacionado pela primeira vez para uma partida do profissional.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo