São Paulo

Goleiro do São Paulo comenta reestruturação do clube no futsal: ‘O projeto é jogar a Liga Nacional’

Goleiro do São Paulo comenta projeto do clube no retorno ao futsal
Foto: Reprodução/futsalsaopaulofc

Nesta sexta-feira (18), acontece a última rodada da Copa da Liga Paulista, competição que marcou o retorno do São Paulo ao cenário do futsal após seis anos. A uma vitória de garantir classificação, o Tricolor Paulista encara o Taboão da Serra e só depende de si para avançar no torneio.

O Esporte News Mundo conversou com Vinícius Schütt, goleiro do futsal do São Paulo, que estará em quadra nesta sexta em busca da classificação inédita às quartas da Copa LPF. Na entrevista, o guarda-redes do Tricolor comentou sobre o retorno do São Paulo à modalidade e sobre as ambições do clube para o futuro.

FUTSAL DO SÃO PAULO RETORNA APÓS SEIS ANOS

São Paulo retorna ao futsal com a disputa da Copa da Liga Paulista
Em 2021, o São Paulo retorna ao futsal para a disputa da Copa LPF. Foto: Instagram/futsalsaopaulofc

Após seis anos de hiato, o São Paulo voltou a disputar as categorias principais do futsal paulista. Desta vez, a equipe jogará apoiada exclusivamente pelo São Paulo FC, com respaldo da atual diretoria do clube e jogos no ginásio do Morumbi, o mesmo utilizado pelo basquete.

Anteriormente, o Tricolor dependia de parcerias de prefeituras para que o projeto no futsal acontecesse. Na última aparição oficial, em 2015, a equipe era ligada à cidade de São Bernardo do Campo. No retorno às quadras, o São Paulo já realizou seis partidas pela Copa LPF, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O clube está em quarto lugar, na zona de classificação para a próxima fase.

NOMES CONSAGRADOS

Rafão, Pula e Lima são alguns dos principais nomes da atual equipe do São Paulo Futsal
Rafão, Pula e Lima são alguns dos principais nomes da atual equipe do São Paulo Futsal. Foto: Reprodução/futsalsaopaulofc

No início de 2021, o São Paulo tinha planos de disputar a Copa LPF com a equipe sub-20, no entanto, com o apoio de jogadores consagrados, o Tricolor se fortificou para o retorno ao futsal. O goleiro Schütt comentou sobre o processo de restruturação do clube na modalidade:

No início era só o sub-20 para disputar a Liga Paulista. Eles não imaginariam que muitos atletas se colocariam à disposição para ajudar o projeto. Dentro de um clube tradicional, quando você tem um esporte sem a visibilidade do futebol de campo, acaba existindo preconceito. Quando você traz jogadores de nome, como Pula, Índio, Greuto e Lima, você dá um novo olhar para o projeto. As pessoas começam a enxergar de maneira diferente. Esses caras jogaram Eurocopa, Copa do Mundo, Champions League, eles tem muita visibilidade – disse o goleiro.

No atual elenco, o Tricolor conta com as presenças de Pula (campeão da Champions League em 2007), Gabriel Lima (capitão da seleção italiana na conquista da Eurocopa em 2014), Rafão (campeão mundial interclubes em 2016) e Índio (segundo maior vencedor da Liga Nacional de Futsal, atrás apenas de Falcão).

LIGA NACIONAL É A META

Para o goleiro do Tricolor, a meta do clube está estabelecida: jogar a Liga Nacional de Futsal (LNF). Atualmente, a LNF é o nível mais alto da modalidade jogada no Brasil, com a presença das principais equipes de futsal do mundo, como Magnus/Sorocaba, Carlos Barbosa, Corinthians, Jaraguá, entre outras. Segundo Schütt, o São Paulo recebeu convite para a disputa do torneio no ano que vem:

“As pessoas à frente do projeto tem a mentalidade que o São Paulo pode ser uma potência no futsal. Perguntei sobre o ano que vem e disseram que o projeto é jogar a Liga Nacional de Futsal. Houve o convite da Liga para o ano que vem, para jogar como São Paulo FC, dependendo exclusivamente do clube”

Vinícius Schütt, goleiro do São Paulo Futsal.

O caminho até a Liga Nacional é árduo, no entanto, Schütt aponta que com o respaldo positivo da diretoria, o São Paulo pode garantir presença no cenário principal do futsal no país:

As pessoas que estão por trás vão fazer de tudo para que o São Paulo esteja forte e estruturado para disputar a Liga Nacional. Eles acertaram muito em começar com os pés no chão, jogando a Copa Paulista. Se conseguirem entrar na Liga vai ser muito importante para o futsal paulista e brasileiro. É importante que tenhamos mais times de camisa, porque os outros clubes passarão a enxergar o futsal de outra forma – argumentou Schütt.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

FUTURO DO TRICOLOR

Vinícius Schütt, goleiro do São Paulo. Foto: Reprodução/Yuri Gomes

Ainda sobre o apoio da diretoria, o goleiro comenta a importância do retorno do Tricolor ao cenário do futsal. Com jogos mandados no Morumbi, a proximidade do clube social pode gerar bons frutos para a modalidade no futuro:

Jogamos no Ginásio do Morumbi e lá tinham diretores e conselheiros assistindo. A informação que chegou para nós atletas, é que eles, do alto escalão do São Paulo, gostaram muito do que viram do futsal. Como a modalidade é legal, dinâmica, um esporte que o brasileiro gosta de assistir. Gols, chances de gol, jogadas bonitas.

Schütt tem passagens por Osasco, Barueri, Corinthians e Cascavel, até chegar ao Tricolor Paulista em maio deste ano. No próximo mês de julho, o goleiro embarca para a Europa, onde jogará por nova equipe em Portugal, mas antes disto, revelou que o principal foco é levar o São Paulo ao título da Copa LPF:

Eu espero fazer uma boa Copa Paulista e torço para que o São Paulo se torne uma potência no futsal. Eu sei que para um clube grande isso só é possível com resultado. Então meu principal foco é conseguir levar o São Paulo para a final e ser campeão, temos condições para isto – completou.

O São Paulo encara o CATS Taboão, nesta sexta (18), às 19h, no Ginásio Zé do Feijão, em Taboão da Serra – SP, pela última rodada do Grupo B da Copa da LPF 2021. O Taboão lidera o grupo, com 10 pontos, o Tricolor Paulista é o quarto, com oito. Se classificam às quartas os quatro melhores de cada grupo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo