São Paulo

São Paulo aplica maior goleada da história na Copa do Brasil sub-17

Anderson Rodrigues / saopaulofc.net

O São Paulo estreou na tarde desta terça-feira, 17, pela Copa do Brasil sub-17, contra o Grêmio Santo Antônio, do Mato Grosso do Sul. Atuais campeões da competição, os são-paulinos não tomaram conhecimento e venceram por 14 a 0, com 11 gols marcados no 2º tempo, em jogo realizado em Cotia.

A goleada é a mais elástica da história da competição, que é disputada desde 2013, superando a vitória do Botafogo sobre o Paysandu, por 12 a 1, na edição de 2018. A partida também bateu a marca de mais gols marcados, ultrapassando os 13 gols do jogo entre Botafogo e Paysandu e também do duelo entre Palmeiras e Náutico, em 2019, que terminou 11 a 2 para o time paulista.

Com vários atletas sub-17 disputando o Paulista sub-20, o tricolor entrou em campo com um time completamente modificado, sem contar com vários destaques. Entre os nomes ausentes estavam Caio Matheus, artilheiro do time no Brasileiro da categoria, Negrucci, volante titular da equipe, os meias Rodriguinho, Mateus Amaral e Luizinho e o goleiro Leandro Mathias.

+ Três são-paulinos estão na Seleção sub-17
+ Cristiano Ronaldo quebra silêncio sobre seu futuro

O São Paulo também aproveitou para promover diversos jogadores mais jovens, que não tiveram oportunidades no Brasileirão e também não tiveram como atuar no sub-15 em 2020, já que as competições da categoria foram canceladas devido à pandemia. Casos dos meias Matheus Alves, que fez um lindo gol do meio de campo e Enzo Boer, que marcou duas vezes. Eles são grandes destaques da geração 2005, atual sub-16 do tricolor.

O Grêmio Santo Antônio conquistou a vaga na Copa do Brasil ao vencer o campeonato sul-matogrossense sub-17 de 2020 e já havia disputado a competição nacional no ano anterior pelo mesmo motivo. Em 2020 o time conseguiu um feito histórico: eliminou o Cruzeiro na fase inicial, porém, acabou eliminado pelo River-PI, na fase seguinte, com um placar agregado de 8 a 0 em dois jogos.

Com a vitória, o São Paulo avançou e na próxima fase encara justamente o Cruzeiro, que eliiminou o São Raimundo-AM.

O jogo

A disputa pela vaga na fase seguinte da Copa do Brasil sub-17 começou com domínio absoluto do São Paulo, que não parava de criar chances desde os minutos iniciais, mas falhava na hora de colocar a bola dentro do gol. No primeiro terço do jogo foram cinco chances claríssimas jogadas para fora ou parando na grande atuação do goleiro Kayke, do Santo Antônio.

Somente aos 30′ os meninos de Cotia conseguiram abrir o marcador. A jogada nasceu pelo lado esquerdo, Newerton, que foi titular na campanha do Brasileiro, passou pela marcação, tocou para trás e Eduardo Brito concluiu para o gol. Poucos minutos depois, o São Paulo recuperou a bola no meio de campo, em lance que pareceu faltoso, mas Alves aproveitou e finalizou por cobertura, marcando um golaço, digno de Puskas.

Para completar o placar na etapa inicial, Kaiky Carvalho fez linda jogada pela direita e finalizou forte, a bola desviou e morreu no fundo do gol. Pouco antes, ele mesmo havia feito uma jogada similar, mas tentou encobrir o goleiro e mandou para fora.

Na segunda etapa, o que já era um jogo que se desenhava com facilidade para o São Paulo, virou um atropelo. Aos 8′ Newerton marcou em cobrança de pênalti e aos 12′ a zaga falhou e Newerton só rolou para Kaiky tocar para o gol vazio.

Com 5 a 0 no marcador, o técnico Menta resolveu fazer diversas alterações e promoveu várias mudanças, que não afetaram o rendimento negativamente, pelo contrário, o São Paulo ficou ainda mais fatal. Cauã fez o sexto gol de cabeça e aos 21′, Enzo Boer finalizou com perfeição a jogada de Maranhão pelo lado esquerdo.

Literalmente no minuto seguinte, Kayque Ryann recebeu na entrada da área e finalizou colocado. Aos 25′, cruzamento da direita e Ythallo subiu para fazer o nono gol do São Paulo. O décimo saiu praticamente no lance seguinte: Enzo roubou a bola no campo de ataque e tocou na saída do goleiro.

Os gols do São Paulo não pararam. Aos 30′, João Douglas recebeu na esquerda, cortou pro meio e chutou no ângulo. Aos 32′, Maranhão invadiu a área pelo mesmo lado, cortou a marcação e também acertou um belo chute. Aos 35′, nova jogada de Maranhão e Enzo Perroni fez mais um. Nos acréscimos, Mateus Manso completou o marcador, finalizando o jogo em 14 a 0 para o São Paulo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo