São Paulo

São Paulo negocia parceria e antecipação do mecanismo de solidariedade

Arte: João Vitor Carneiro / ENM

O São Paulo segue buscando alternativas de receitas para sanar dívidas e negocia com um novo parceiro para o clube. Quem conversa com o tricolor atualmente é o Mercado Bitcoin, que recentemente fechou um acordo de patrocínio com o Corinthians e é a principal plataforma de criptomoedas e ativos digitais na América Latina.

Na última semana, seguindo os passos de Atlético-MG, Corinthians e Flamengo, o São Paulo anunciou o acordo com a plataforma socios.com, que fará o lançamento do Fan Token do time. O criptoativo ainda não tem data e nem valor de abertura, mas deve ser negociado a partir de US$ 2, como foram os Fan Tokens de outros times.

Entre as pautas das conversas entre São Paulo e Mercado Bitcoin está o Token Solidariedade, produto do grupo, que traz uma alternativa para investidores. Fan Token e Token Solidariedade são ativos totalmente diferentes, enquanto o Fan Token dá ao detentor recompensas exclusivas e a possibilidade de participar de votações feitas pelo clube de forma virtual, o Token Solidariedade é de fato um investimento com retorno sobre vendas de jogadores formados no São Paulo.

Quem adquire o Token Solidariedade tem direito ao valor referente ao mecanismo de solidariedade de um pacote montado com atletas formados no clube. O mecanismo de solidariedade gera receita ao clube formador quando o seu atleta é vendido por outra equipe. A quantia pode chegar a 5% do total da transação, caso o atleta fique na equipe formadora dos 12 aos 23 anos, cada temporada completa no clube aumenta a a porcentagem entre 0,25% e 0,5%, até atingir o valor máximo.

O Token é uma forma do clube antecipar e garantir a receita referente à essa venda futura, que pode ou não ocorrer, assim como pode ou não atingir os valores especulados. É bom notar que a valorização do Token como investimento teria mais relação com a possibilidade e o suposto valor de uma transferência, do que com a qualidade do jogador em si.

Um ativo com Antony, atleta jovem, em alta, atuando na Seleção, com grande tendência a ser vendido para uma equipe do primeiro escalão do futebol europeu em breve, certamente terá um valor alto. Porém um atleta que dificilmente irá se transferir, como Casemiro, tido como inegociável no Real Madrid, seria menos valorizado. São dois jogadores de altíssimo nível, mas a chance de uma transferência do jogador do Ajax é muito maior.

O Vasco, por exemplo, já entrou no Token Solidariedade e em seu pacote incluiu nomes como Coutinho, Douglas Luiz, Paulinho, Nathan, Souza, Marrony, Alex Teixeira, Alan Kardec, Allan, Luan, Evander e Mateus Vital. Nessa primeira ação, o Mercado Bitcoin comprou parte dos ativos por R$ 10 milhões e o Vasco seguiu detentor de 75% dos Tokens, ou seja, a negociação deles é responsabilidade do próprio clube, através das plataformas. Os detentores do criptoativo têm direito ao valor mecanismo de solidariedade quando qualquer um dos atletas inclusos no pacote for vendido.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo Futebol Clube, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

O São Paulo tem um leque grande de jogadores que podem ser incluídos e teriam alto potencial de investimento, como o já citado Antony e o seu companheiro de time David Neres, os zagueiros Tuta, do Eintracht Frankfurt, Felipe Morato, do Benfica, e Militão, do Real Madrid, além de vários jogadores com menor repercussão, que atuam em mercados secundários da Europa. Isso sem mencionar o enorme potencial com atletas que são revelados a cada ano em Cotia, como Nestor, Welington, Igor Gomes, Liziero, Gabriel Sara e Luan, que já estão no time principal. Nesse caso, com atletas que ainda estão no São Paulo, os detentores dos Tokens só receberão o retorno quando o atleta for vendido por outro clube, ou seja, não está inclusa a venda pelo próprio São Paulo, pois não há mecanismo de solidariedade.

Outro ponto importante da ação, é que cada Token lançado é referente a um pacote de jogadores, ou seja, a cada nova leva de atletas com potencial, é possível montar um novo pacote e lançar outro Token, ampliando o investimento e antecipando outras possíveis vendas futuras. Obviamente é um investimento que envolve riscos, como por exemplo o não pagamento (ou o atraso dele) por parte dos clubes envolvidos na negociação, assim como uma mudança de rumo na carreira do jogador, por lesão, por queda de rendimento, entre outros.

Não há nada certo ainda entre as partes, mas o São Paulo e o Mercado Bitcoin conversam há algum tempo sobre uma possível parceria e também a inclusão do clube no projeto do Token Solidariedade e um desfecho pode estar próximo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo