São Paulo

Cotia x Academia de Futebol: Como Palmeiras e São Paulo utilizaram a base neste Paulistão

São Paulo e Palmeiras com o uso da base
Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net

Guilherme Tedesco e Rafael Nardy

Finalistas do Campeonato Paulista de 2021, Palmeiras e São Paulo compartilham várias características em comum: técnicos estrangeiros, esquemas com três zagueiros, defesas sólidas e ataques poderosos, por exemplo. Além disso, o uso de jogadores das categorias de base – Cotia para tricolor paulista e Academia de Futebol para o Alviverde – também foi um marco na campanha de ambos os times até a decisão do estadual.

PALMEIRAS

No Palmeiras, esse processo está se consolidando desde a temporada passada. Quando Vanderlei Luxemburgo foi contratado para ser treinador da equipe em 2020, a diretoria lhe entregou uma missão: usar e desenvolver as “pratas da casa”.

Após anos de elencos recheados de jogadores experientes e caros, o Verdão passou a mudar o perfil dos atletas que fazem parte do elenco profissional. Desde então, o Palmeiras vem fazendo cortes nos gastos salarias e apostando nas jovens promessas multi campeãs nas categorias inferiores.

E, no Paulista de 2021, o Palmeiras quebrou todos os recordes em relação a uso da base no século XXI. A comissão técnica de Abel Ferreira, como dito nas entrevistas coletivas, usou o estadual como período de testes para os jovens atletas.

Em todas as partidas que disputou no Paulista, o Verdão teve, pelo menos, dois jogadores oriundos das categorias de base como titulares da equipe. Foram 20 jogadores revelados no clube que entraram em campo com a camisa verde desde o dia 3 de março.

No jogo contra o São Bento, por exemplo, foram 19 jogadores formados nas categorias de base relacionados. Apenas Weverton, Gustavo Gómez, Viña e Luan não eram pratas da casa nessa partida.

Entre esses atletas crescidos com a camisa verde, existem momentos variados das carreiras deles. Sete fizeram suas estreias como profissionais, como Giovani, Gustavo Garcia e Newton. Alguns rodaram por clubes do Brasil e agora voltaram a ter chances no clube formador, como Victor Luís, atual titular da lateral esquerda, e o goleiro Vinícius. E outros já estão fazendo a segunda temporada como jogadores do Palmeiras e seguem se consolidando como presente e futuro do clube e da Seleção Brasileira, como Patrick de Paula, Gabriel Menino e Danilo.

Mesmo que não seja campeão, o Palmeiras já se deu bem no Campeonato Paulista de 2021. Com vários ótimos prospectos para essa e para as próximas temporadas, o Verdão parece ter encontrado uma mudança de mentalidade interessante na sua história, uma vez que o Alviverde nunca foi um clube tão formador como é agora.

SÃO PAULO

O São Paulo vem usando a base de forma consciente em 2021. Com a maratona de jogos, o técnico Hernán Crespo encontrou em Cotia a ‘solução’ para o elenco e seu rodízio entre as equipes titular e reserva.

Alternando entre os compromissos na Libertadores e Paulistão, Crespo desenvolveu um rodízio, que mudava o elenco drasticamente de uma partida para a outra. Neste início de temporada, o São Paulo montou duas equipes: a considerada titular e a alternativa, a última, com a maioria dos escalados da base.

Na equipe considerada titular, ao menos três jogadores da base estão presentes com frequência: Luan, Liziero e Gabriel Sara. A dupla de volantes é unanimidade, enquanto isso, Sara voltou ao time depois da lesão e agora poderá ser fundamental na decisão do Paulista.

Luan e Liziero foram escalados juntos em sete oportunidades. Luan participou de 16 dos 20 jogos da equipe no ano, 12 como titular; já Liziero fez 10 partidas, oito na titularidade.

Na equipe reserva, considerada alternativa, a base destoa, com a maior parte dos escalados e relacionados. Na vitória por 2 a 0 diante do Ituano, por exemplo, 18 dos 23 atletas relacionados para a partida eram da base e oito começaram na titularidade.

Para saber tudo sobre o Campeonato Paulista siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

O sistema de inscrição das equipes que disputam o Paulistão são divididas em duas listas. Na Lista A, restrita a 26 nomes, qualquer atleta pode ser inscrito. Na lista B não há limite de inscrições, mas apenas jogadores formados na base podem fazer parte dela.

Neste quesito, o São Paulo se destacou pois teve ao menos um nome da Lista B sendo relacionado para todas as partidas do ano. Os de maior destaque são Rodrigo Nestor, Welington, Galeano e Talles Costa.

O São Paulo teve ao menos um nome da Lista B sendo relacionado para todas as partidas do ano.

LISTA B

  • Zagueiros: Luizão e Lucas Beraldo;
  • Laterais: Welington e Gabriel Rodrigues;
  • Volante: Rodrigo Nestor;
  • Meia: Talles Costa;
  • Atacantes: Galeano e Vitinho.

GABRIEL SARA

Gabriel Sara, do São Paulo, que enfrenta o Palmeiras na final do Paulistão
Gabriel Sara pode ser uma das novidades do São Paulo. Foto: Rubens Chiri/sãopaulofc.net


Para a final, além da dupla de volantes, Crespo contará com um ‘novo’ reforço. O meia Gabriel Sara ganhou destaque na fase final do Paulistão e com a lesão de Benítez, deve ser o escolhido para atuar no setor de criação do São Paulo.

Sara já balançou as redes quatro vezes neste ano, duas delas seguidas, nas quartas e semis do Paulistão – é o vice artilheiro do São Paulo na temporada, atrás de Pablo, que tem seis.

Na decisão, Sara quase colocou o Tricolor em vantagem, quando já nos acréscimos do jogo de ida, acertou um chutaço na trave de Weverton. Para a partida de volta, o meia projetou um São Paulo com ‘força total’ no Morumbi:

“Temos que nos concentrar, é clássico, jogo decidido nos detalhes. Vamos com força total lá no Morumbi”

Gabriel Sara, meia do São Paulo


Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo