São Paulo

São Paulo planeja melhor centro de reabilitação da América Latina

Reprodução / saopaulofc.net

O São Paulo iniciou na sua nova gestão um projeto de reformulação das suas instalações para a reabilitação de atletas e nesta quinta-feira, 5 de novembro, o fisiologista Turíbio Leite de Barros, um dos líderes do projeto do tricolor, postou um vídeo em suas redes sociais para falar sobre a evolução do trabalho.

– Como vocês sabem, nós constituímos um conselho de notáveis, que são profissionais do mais alto nível, que estão ajudando o tricolor, juntamente conosco, a reformular toda a sua estrutura do ponto de vista do atendimento aos atletas. Essa semana nós devemos ter a instalação de novos equipamentos no CT, que dão o suporte para uma fisioterapia reformulada. De acordo com os contatos feitos pela Dra. Gerseli Angeli com empresas da área de fisioterapia, nós vamos ter a instalação, agora no CT, de cinco novos equipamentos de alta tecnologia, que vão com toda certeza acelerar o processo de tratamento de lesões iniciou o fisiologista.

O departamento médico do São Paulo, que já foi referência mundial, recebeu críticas nos últimos tempos, inclusive do ex-treinador da equipe Hernán Crespo, que chegou a dizer em coletiva que o São Paulo precisa “melhorar sua estrutura”. O diretor estatutário, Carlos Belmonte, também afirmou que o São Paulo precisa de reformulação. Nas palavras do próprio diretor, o clube está “20 anos atrasado” e “precisa rever a situação do Reffis”.

Em 2021 o São Paulo foi um dos times que mais sofreu com lesões, foram 29 só até o início do mês de agosto. Nomes como Éder, Dani Alves e Luciano encabeçaram a lista dos atletas que mais precisaram de tratamento médico, em especial por conta de problemas musculares.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Entre os novos equipamentos que devem chegar ao CCT da Barra Funda, está a câmara hiperbárica, que alguns atletas de elite possuem em suas próprias casas. O volante Casemiro e o atacante Hulk são apenas dois exemplos de atletas que compraram o equipamento para auxiliar na regeneração por conta própria. Entre os clubes, o Corinthians, em 2020, foi o primeiro do Brasil a instalar um equipamento deste tipo, o Flamengo e o Cuiabá também aderiram e montaram um centro hiperbárico em suas inatalações. Apesar de alguns atletas fazerem o tratamento, são raros os times que têm o equipamento dentro dos seus centros de treinamento e reabilitação, deixando a cargo, muitas vezes, das clínicas particulares.

O São Paulo firmou parcerias com três empresas para esse processo de reformulação: BTL, i-Motion e Oxy, a última é a responsável pela instalação da câmara hiperbárica, que atualmente aguarda o São Paulo viabilizar o espaço para o novo equipamento.

Outro equipamento que chama a atenção e deve chegar na próxima semana ao tricolor é uma roupa de eletroestimulação com propriedades exclusivas, através da parceria do clube com a i-Motion, segundo Turíbio Leite de Barros:

– Na próxima semana nós estaremos recebendo um equipamento revolucionário: uma roupa de eletroestimulação, que vai ter particularidades, que só o São Paulo vai dispor. Isso vai permitir individualizar o treinamento e o fortalecimento dos nossos atletas.

Com as ações programadas, Turíbio vê no futuro o clube como uma referência em reabilitação na América Latina:

– Com toda a certeza, em função de todas essas providências e intervenções, eu garanto pra vocês que no próximo ano nós vamos ter no São Paulo o melhor centro de reabilitação da América Latina.

Confira o vídeo na íntegra:

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo