Basquete

São Paulo vence o Fortaleza de virada e Caxias supera o Brasília na rodada do NBB

Foto: Divulgação/SPFC

A rodada de segunda-feira (7) do NBB foi marcada por dois confrontos entre times do topo da tabela e os lanternas da competição. Apesar da entrega de Fortaleza e Brasília, São Paulo e Caxias conquistaram a vitória e deram mais um passo em busca da vaga direta aos playoffs. 

                 

+ Flamengo estreia nesta sexta no Mundial de Clubes da FIBA

No duelo de tricolores, São Paulo leva a melhor

No Ginásio do Morumbi, o Tricolor Paulista recebeu o Tricolor do Pici e venceu por 73×62. Os cearenses foram superiores no primeiro tempo e contaram com grande atuação de Mãozinha, que foi para o intervalo já com um duplo-duplo. Contudo, os donos da casa dominaram a segunda etapa e mataram o jogo no último quarto. Destaque na defesa e no ataque, Tyrone foi o cestinha do duelo com 15 pontos e também alcançou um duplo-duplo com 11 rebotes. 

O início do confronto foi todo do Fortaleza. Forte defensivamente, os visitantes anularam o ataque paulista, que só fez quatro pontos nos primeiros sete minutos de jogo, com menos de 20% de aproveitamento nas bolas de dois. Os paulistas voltaram mais ligados no segundo quarto e equilibraram a partida, mas a equipe do Ceará seguiu com muita consistência, viu Mãozinha fechar um duplo-duplo de 10 pontos e 11 rebotes e foi para o intervalo na frente do placar.

Na etapa final, deu a lógica. Depois de chegar atrasado ao ginásio por conta de problemas particulares e uma etapa inicial discreta, Caboclo apareceu para o jogo, distribuiu incríveis cinco tocos e foi fundamental na defesa ao marcar Mãozinha, que não conseguiu se destacar como no primeiro tempo. O pivô do São Paulo ainda enterrou uma bola na cara do adversário e esquentou a arquibancada. Com a torcida inflamada, os experientes Marquinhos e Shamell chamaram a responsa e o time da casa virou a partida, em uma sequência espetacular de quatro bolas seguidas do perímetro. O Fortaleza continuou brigando até o período decisivo, mas os paulistas dominaram as ações e, aos poucos, os visitantes se perderam em quadra.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Um dos favoritos do NBB, o São Paulo está em quarto lugar na tabela e enfrenta o Pinheiros na próxima terça-feira (15). Apesar da vice-lanterna, o Fortaleza tem melhorado seu desempenho e, para se recuperar na classificação, recebe o mesmo Pinheiros, na sexta-feira (11).

NÚMEROS DO JOGO:

São Paulo: Tyrone (15 pontos, 11 rebotes e 3 assistências), Bruno Caboclo (13 pontos, 8 rebotes e 5 tocos), Marquinhos (14 pontos e 7 rebotes), Shamell (10 pontos e 3/3 nas bolas de três)

Fortaleza: Mãozinha (14 pontos e 19 rebotes), Holloway (13 pontos e 4/5 nas bolas de dois),  Davi (9 pontos e 3 rebotes) e Morillo (8 pontos e  2/3 nas bolas de três)

Superação

“A equipe vive um momento de superação”. Essas foram as palavras de Humberto depois do duelo contra o Brasília, fora de casa, decidido no último minuto. O pivô atingiu sua melhor marca na carreira ao anotar 29 pontos na Arena Nilson Nelson, além de pegar nove rebotes, dar três tocos e liderar o Caxias para mais uma vitória emocionante na competição. O placar terminou em 79×78 para os visitantes. Em sexto lugar na tabela do NBB, a equipe da serra gaúcha vem forte na briga pela classificação direta aos playoffs da liga. 

Os primeiros 15 minutos foram de domínio completo dos visitantes. Com intensidade na marcação, muita movimentação na frente e ótimo desempenho nos rebotes ofensivos, o Caxias chegou a abrir 17 pontos de vantagem no segundo período. A consistência do jogo coletivo dos gaúchos provocou muitos erros do adversário, mas o Brasília conseguiu se encontrar em quadra, melhorou defensivamente e reagiu antes do intervalo para diminuir o placar.

O jogo mudou na volta para o segundo tempo. Fischer, que terminou o duelo com um duplo-duplo de 13 pontos e 10 assistências, cresceu na armação das jogadas. Movimentando bem a bola, o Brasília apostou nas bolas de três e contou com a inspiração de Gemerson para virar o placar no terceiro quarto. O camisa seis anotou cinco cestas do perímetro em nove tentativas e foi o cestinha dos donos da casa com 19 pontos na partida. A partir daí, as duas equipes disputaram a liderança ponto a ponto.

O último minuto do duelo teve emoção de sobra: com uma bola de três sensacional de Alejo depois de uma linda jogada de Pedro Mendonça, o Caxias tomou a frente, mas foi ultrapassado novamente com a bandeja de Thomas, outro destaque do Brasília na noite. No entanto, Eddy botou a laranja debaixo do braço, sofreu a falta no garrafão e converteu os dois lances livres para retomar a liderança pros gaúchos. Na última posse do confronto, os visitantes apertaram a marcação e Zach Graham errou o arremesso que selou a vitória por um ponto do Caxias do Sul.

Com nove vitórias e 12 derrotas no NBB, o Caxias visita o Cerrado na quarta-feira (9), em busca do segundo triunfo seguido fora de casa. Enquanto isso, na mesma noite, o Brasília encara o União Corinthians, que vem embalado depois de derrubar a invencibilidade do líder Franca.

NÚMEROS DO JOGO:

Brasília: Gemerson (19 pontos, 8 rebotes e 5/9 nas bolas de três), Thomas (18 pontos, 6 rebotes e 3 assistências) e Fischer (13 pontos, 3 rebotes e 10 assistências)

Caxias: Humberto (29 pontos, 9 rebotes, 3 assistências, 3 tocos, 2/2 nas bolas de três e 11/15 nos arremessos de quadra), Alejo (15 pontos e 3/4 nas bolas de três), Pedro Mendonça (12 pontos, 4 assistências e 4 roubadas de bola), Eddy (11 pontos, 5 rebotes e 7 assistências) e Cauê (9 pontos, 5 rebotes e 7 assistências)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo