Automobilismo

Sebastian Vettel é desclassificado do GP da Hungria; Aston Martin recorre

Vettel desclassificado
Divulgação / Twitter Aston Martin F1

Sebastian Vettel foi desclassificado do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1. O alemão conquistou a segunda colocação na prova disputada neste domingo (01), chegando logo atrás de Estebán Ocon. A Aston Martin já recorreu da decisão da FIA, órgão máximo do automobilismo, e tenta reaver os 18 pontos e a posição do seu piloto no pódio. Até o recurso ser julgado, a desclassificação foi suspensa.

O órgão se baseou no regulamento técnico da Fórmula 1, que prevê que as equipes devem fornecer uma amostra de combustível de pelo menos 1 Litro do carro de cada piloto após as provas. Dessa forma, pode-se comprovar que não houve adulteração (uma amostra é coletada antes da corrida).

A FIA alega que a equipe inglesa só conseguiu fornecer 300mL de combustível. Já a Aston Martin garante que havia 1,74L no carro do tetracampeão mundial, embora Vettel tenha parado o bólido pouco depois de receber a bandeira quadriculada, voltando a pé para os boxes.

“Posso confirmar que temos a intenção de apelar”, disse Otmar Szafnauer, chefe da Aston Martin, para o site Motorsport.com. “Pelos nossos cálculos, deve ter mais 1,44 Litros de combustível sobrando no carro, após a amostra de 300mL ser retirada. Temos que mostrar para a FIA que está lá e que 300mL é o suficiente para uma amostra. Vai ser essa a base do nosso recurso”, afirmou.

A desclassificação vem seguida de uma polêmica envolvendo o tetracampeão mundial: Vettel utilizou uma camiseta promovendo a igualdade e o orgulho LGBTQIA+, atitude que desafiou autoridades húngaras, que implementaram recentemente políticas de não inclusão no país.

HAMILTON ABRE VANTAGEM

Se Vettel continuar desclassificado, Lewis Hamilton sobe para a segunda colocação e aumenta a distância para Max Verstappen no campeonato, colocando oito pontos de vantagem sobre o holandês no Mundial de Pilotos.

O pódio será completado por Carlos Sainz, da Ferrari, que viverá situação semelhante ao seu primeiro troféu na F1, quando foi declarado terceiro colocado após a punição de Hamilton em Interlagos, 2019. Na época ele corria pela McLaren.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

A Williams também sorri aliviada. George Russell também não conseguiu chegar aos boxes, mas parou o carro a tempo de ter a amostra completa retirada. Mesmo já conquistando seus primeiros pontos no campeonato, a equipe inglesa subirá a soma para 10.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo