Olimpíadas

VÔLEI FEMININO: O que a Seleção pode fazer para ir em busca do ouro?

A Seleção Feminina de Vôlei chega em Tóquio com um status diferente do que está acostumada. De sempre favorita ao ouro, a Seleção de José Roberto Guimarães não carrega esse peso dessa vez . Mas isso não quer dizer que o time bicampeão olímpico não pode surpreender e alcançar o lugar mais alto do pódio no Japão.

+ AGENDA COMPLETA DOS JOGOS OLÍMPICOS

A missão não será fácil. Dentro do torneio olímpico, existem quatro seleções que são dadas como as favoritas: China, Itália, Sérvia e Estados Unidos. São os quatro times que dominaram o cenário internacional durante o ciclo olímpico e são apontados como os mais fortes da competição, mas a Seleção Brasileira não pode ser descartada pela qualidade coletiva do grupo. Entretanto, para que isso aconteça, algumas coisas são fundamentais para o time brasileiro dar certo e ir em busca do ouro.

AGRESSIVIDADE NO SAQUE

O fundamento primordial para as brasileiras é o saque. Isso porque, para que o sistema de bloqueio do Brasil seja eficiente, é fundamental que o saque seja agressivo e quebre o passe do adversário, para que tire a velocidade do jogo e o bloqueio chegue inteiro nas jogadas. E a Seleção Brasileira conta com jogadoras que são ótimas sacadoras, caso de Tandara, Carol e Gabi.

Fernanda Garay sacando com a camisa da Seleção
FOTO: Divulgação/FIVB

EXCELÊNCIA DE PASSE

O passe é o fundamento principal de um time de vôlei. Sem ele, o jogo fica previsível e facilita a marcação do bloqueio adversário. Mas para o time brasileiro, a excelência no fundamento é primoridial, uma vez que o sistema de jogo pensado pelo técnico José Roberto Guimarães e que a levantadora Macris desempenha, depende muito desse fundamento. Principalmente para conseguir acionar as centrais com velocidade.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

REGULARIDADE

Em uma competição como é o torneio olímpico de vôlei, um jogo abaixo pode causar a eliminação de uma seleção precocemente. Então manter a regularidade desde o primeiro jogo é fundamental para um time que deseja chegar ao lugar mais alto do pódio.

Seleção Brasileira em ação pela VNL
FOTO: Divlgação/FIVB

Isso é um problema recorrente para a seleção brasileira durante o ciclo, mas, na Liga das Nações, competição que antecedeu as Olimpíadas e serviu de preparação para o time brasileiro, as comandadas de José Roberto apresentaram um alto nível de concentração na maioria dos jogos, que demonstrou uma regularidade melhor do que no restante do ciclo.

A Seleção Feminina estreia nas Olimpíadas contra a seleção da Coréia do Sul, dia 25, sábado, às 09:45h. Os Canais do Grupo Globo são responsáveis pelas transmissões das partidas.

VEJA MAIS: Brasil favorito no masculino e azarão no feminino? Confira quem desponta na frente no vôlei em busca do ouro nas Olimpíadas de Tóquio

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo