Futebol Internacional

Sem Haaland, Borussia sofre goleada em casa para o Rangers pela Europa League

Rangers aplicou goleada sobre o Borussia Dortmund pela Europa League. Foto: SASCHA SCHUERMANN/AFP via Getty Images

Sem Haaland, com problemas musculares, o Borussia Dortmund foi surpreendido pelo Rangers e foi goleado por 4 a 2 pela fase de 32 avos de final da Uefa Europa League. Em jogo disputado no Signal Iduna Park, Tavernier e Morelos abriram o placar para os escoceses na primeira etapa, Bellingham diminuiu, Lundstram e Morelos, novamente, marcaram para o Rangers e Raphael Guerreiro colocou números finais no jogo.

Com o resultado, o Rangers pode perder por até um gol de diferença na volta que estará classificado para as oitavas de final da competição. Já o Borussia precisa fazer dois para levar para a prorrogação ou três para avançar de forma direta.

O segundo jogo do duelo será disputado no Ibrox Stadium, em Glasgow, e está marcado para a próxima quinta-feira (24), às 17h (horário de Brasília).

O JOGO

Primeiro Tempo

Mesmo considerado o azarão do confronto e atuando fora de casa, o Rangers não se intimidou e começou a partida com uma postura ofensiva, procurando jogadas pelas laterais e pressionando a saída de jogo do Borussia, que teve dificuldades para tocar a bola.

A primeira grande chance do jogo surgiu justamente com os escoceses. Barisic recebeu de Kent e saiu na cara de Kobel, mas hesitou na hora de finalizar e o goleiro conseguiu espalmar para escanteio.

O time da casa respondeu pouco depois com Zagadou, que recebeu cruzamento e subiu livre de marcação, mas cabeceou fraco e o goleiro fez a defesa com tranquilidade.

Nos minutos seguintes, o Borussia passou a frequentar mais o campo de ataque e se impor fisicamente, o que equilibrou mais a partida. Faltava, no entanto, uma finalização que levasse perigo ao gol adversário.

Aos 36 minutos, o árbitro Clément Turpin foi chamado pela equipe do VAR para ir ao monitor rever um toque de mão de Zagadou na bola dentro da área e confirmou o pênalti. Tavernier foi para a bola e deslocou Kobel para colocar o Rangers na frente.

Empolgado com o gol, o Rangers partiu para cima e Morelos colocou Kobel para trabalhar após receber cruzamento rasteiro e bater cruzado para boa defesa do goleiro suíço.

E a pressão funcionou. Na sequência do lance, aos 42 minutos, Tavernier cobrou escanteio da direita, Aribo desviou no primeiro poste e Morelos apareceu livre para completar para o gol e ampliar a vantagem escocesa.

No final da primeira etapa, o Rangers voltou a se aproximar da meta do Borussia em dois chutes de fora da área, mas a defesa bloqueou ambos e os times foram para os vestiários sob fortes vaias da torcida.

Segundo Tempo

A etapa final começou com tudo. Logo aos cinco minutos, Kent recebeu pelo lado esquerdo, escapou de três marcadores e rolou para Lundstram pegar de primeira e fazer o terceiro do Rangers.

Apenas dois minutos depois, Bellingham descontou para o Borussia. Moukoko fez jogada pela direita, a zaga do Rangers cortou mal e a bola sobrou para Guerreiro, que só ajeitou para o inglês chegar batendo e diminuir.

E a vitória do Rangers virou goleada aos oito minutos com Morelos, novamente, que recebeu pela esquerda e bateu cruzado, a bola desviou em Zagadou e matou Burki. Guerreiro ainda tentou evitar o gol, mas a bola já havia cruzado a linha.

Depois da chuva de gols nos primeiros minutos, o jogo ficou mais cadenciado e os técnicos fizeram alterações para manter o nível físico da partida. O Borussia ainda perdeu Akanji, que teve que ser substituído após sofrer lesão na coxa.

Após apenas algumas especulações de ambos os lados, mas sem grandes chances, Raphael Guerreiro marcou o segundo do Borussia num golaço. Aos 37 minutos, o português recebeu de Bellingham e bateu colocado, de fora da área, no ângulo de McGregor.

Nos minutos finais de jogo, o brasileiro Reinier ainda entrou e teve tempo em campo, mas pouco conseguiu produzir e o Rangers saiu com boa vantagem da Alemanha para o segundo jogo.

FICHA TÉCNICA

Uefa Europa League – 32 Avos de Final

Borussia Dortmund 2×4 Rangers

Data: 17/02/2022, 14h45 (horário de Brasília)

Estádio: Signal Iduna Park, Dortmund, Alemanha

Árbitro: Clément Turpin

Gols: 1ºT 38’ Tavernier (Rangers) e 41’ Morelos (Rangers) 2ºT – 4’ Lundstram (Rangers), 6’ Bellingham (Borussia), 9’ Morelos (Rangers) e 37’ Guerreiro (Borussia)

Borussia (4-3-3): Kobel; Akanji (Schulz), Hummels, Zagadou e Guerreiro; Dahoud, Witsel (Reyna) e Bellingham; Brandt (Moukoko), Malen (Tigges) e Reus (Reinier). Técnico: Marco Rose.

Rangers (4-2-3-1): McGregor; Tavernier, Goldson, Bassey e Barisic; Ryan Jack (Glen Kamara) e Lundstram; Ryan Kent, Arfield (Sands) e Aribo (Ramsey); Morelos (Scott Wright). Técnico: Giovanni van Bronckhorst.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo