Grêmio

Sequência de empates não incomoda Renato Portaluppi

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

O Grêmio novamente empatou uma partida pelo Brasileirão. Com tento marcado por Gabriel Barbosa aos 43 do segundo tempo, o tricolor gaúcho chegou a terceira igualdade no placar nos últimos três jogos. Contudo, a sequência não parece incomodar Renato Portaluppi.

O Grêmio fez um bom primeiro tempo. Fazendo um jogo mais camaleônico, abriu mão do seu estilo de posse de bola, mas conseguiu construir e agredir o adversário com um jogo mais direto e com poucos toques, para tentar se livrar da marcação. Tarefa cumprida com sucesso no primeiro tempo, pois embora a posse tenha sido 57 a 43 por cento para o Flamengo, os gremistas tiveram 6 a 3 em finalizações.

O problema principal foi a mudança de atitude. Mesmo que tenha perdido Maicon, o jogador que estava dominando as ações no meio de campo, o Grêmio recuou demais suas linhas, não agredindo mais seu oponente. Este fato, mesmo com os cariocas não estando bem no jogo, trouxe-os perto da área e ocorreu assim a fatalidade da marcação de penal.

Renato cita números para se justificar

Mesmo não tendo perdido nenhuma partida no campeonato, há certa frustação por parte dos gremistas. Após a vitória sobre o Fluminense, o tricolor gaúcho jogou com sua equipe reserva contra o Ceará e empatou. Voltou a Porto Alegre para enfrentar o Corinthians, desta vez com os titulares e, mesmo pressionando e tendo um pênalti a favor , empatou novamente. Por último, fez um jogo melhor que o Flamengo, mas sofreu o empate no fim da partida. Perguntado sobre complicações na briga pelo título com estes resultados, Portaluppi respondeu:

– Anota aí, jornalistas. Se um time tem 50% de aproveitamento num campeonato, está brigando na parte de cima da tabela. O meu time tem 50%. O Grêmio não enfrentou qualquer time, enfrentou o Flamengo. Não tem jogo fácil – disse.

Porém, ao levantar os dados, levando em consideração o Campeonato Brasileiro desde 2006, ano que começou a disputa por 20 clubes a por centagem que o técnico gremista se refere geralmente fica com equipes que brigam pela sexta colocação do campeonato. Embora seja parte de cima e garanta uma vaga na primeira fase preliminar da Libertadores, é muito longe dos 67% que uma equipe precisa para ser campeã brasileira.

Apesar dos dados, ainda estamos apenas na quarta rodada do Brasileirão. Embora Renato Portaluppi nunca tenha feito uma campanha com mais de 60% de aproveitamento, ainda há chances de mudar este números e, finalmente, conquistar a principal competição do Brasil.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo