Z - Futebol Agência ENM

Sérgio Ramos completa 500 jogos na primeira divisão espanhola

FOTO: DIVULGAÇÃO

Andoni Zubizarreta, Joaquín, Raúl, Eusebio, Paco Buyo, Manolo Sanchís, Iker Casillas, Xavi Hernández, Miguel Soler e, agora, Sergio Ramos. Uma seleta lista de lendas, que reúne os únicos dez jogadores na história que disputaram 500 partidas ou mais na primeira divisão do futebol espanhol: a LaLiga. 

O mais novo nome a ingressar neste ilustre grupo foi o de Sergio Ramos, o maior zagueiro-artilheiro da história da LaLiga, ao entrar em campo no último sábado (31), no duelo contra o Huesca, válido pela oitava rodada da competição nacional. Atual capitão do Real Madrid, o camisa 4 completou nada menos que 461 partidas de LaLiga com a camisa dos blancos. Que, junto das 39 disputadas pelo Sevilla, o fizeram entrar em mais um ranking histórico do futebol.

Início pelo Sevilla e ascensão

Embora agora seja sinônimo de Real Madrid, a carreira de Ramos começou em seu clube de infância, o Sevilla FC. Depois de iniciar sua jornada no futebol atuando como atacante no gramado fora de seu prédio – na cidade de Camas -, Ramos foi contratado pelo clube andaluz e ascendeu em sua ilustre academia de juniores, impressionando a ponto de estrear no profissional com apenas 17 anos. 

O treinador Joaquín Caparrós ficou tão impressionado com o jovem que o colocou aos 64 minutos de um jogo fora de casa, diante do RC Deportivo, em fevereiro de 2004. Naquele momento, Ramos entrou em campo com uma camisa folgada de número 35, quando a história começou a ser escrita. Foi a introdução de Ramos à LaLiga e a introdução da LaLiga a Ramos. Embora o Sevilla tenha perdido por 1-0 naquele dia, o agora zagueiro causou uma boa impressão e não demonstrou medo ao ganhar a bola do espanhol Albert Luque com um deslize rápido poucos minutos depois de entrar no jogo. 

Na temporada 2004/2005, Ramos disputou 32 jogos no campeonato pelo clube e se revelou um verdadeiro talento, tendo atuado principalmente como lateral-direito no início da carreira. Uma transferência de sucesso para o Real Madrid ocorreu no verão europeu de 2005, contratando por € 27 milhões, uma taxa recorde para um zagueiro na época. 

Lenda no Santiago Bernabéu

Ramos não hesitou em herdar a lendária camisa 4 de Fernando Hierro, mas ainda não jogou muito como zagueiro nesta fase. No entanto, deu contribuições significativas na defesa e no ataque, já que o Real Madrid conquistou os títulos da LaLiga Santander em 2006/2007 e 2007/2008. Na verdade, foi só na temporada 2011/2012, sob o comando de José Mourinho, que Ramos mudou de forma mais permanente. Saindo da lateral-direita e virando, de fato, zagueiro central no Real Madrid. 

O resto, é história… desde então, Ramos se consolidou como um dos maiores zagueiros que o futebol já viu e, ao mesmo tempo, marcando presença do outro lado do campo ao marcar um total de 74 gols na LaLiga Santander, um recorde histórico um zagueiro. O mais recente deles foi de pênalti na vitória por 3-1 no primeiro ElClásico da era COVID-19, disputado em pleno estádio do FC Barcelona, o Camp Nou, na manhã do último sábado. 

Aliás, esse gol também foi o de número 99 pelo Real Madrid, somando-se todas as competições. Por essas e outras, que o duelo do último sábado (31) foi tão especial. É importante lembrar que apenas 21 jogadores já marcaram ao menos 100 vezes com a camisa dos blancos, em toda a história. E Ramos está cada vez mais artilheiro, vide seu desempenho na última temporada, quando marcou nada menos que 11 vezes na LaLiga. 

Apesar de tudo o que Ramos já conquistou, ainda há outros capítulos a serem escritos. Como capitão de seu clube, ele levantou a taça da LaLiga Santander em 2019/2020 e adoraria conquistá-lo consecutivamente em 2020/2021 – algo que o Real Madrid não consegue desde os triunfos seguidos em 2007 e 2008 (curiosamente, os primeiros da carreira do camisa 4). Se Ramos ganhar outra LaLiga, ele passaria a ter seis taças da maior competição da Espanha, cimentando ainda mais o seu legado. 

Depois de atingir as 500 aparições, ele pode continuar subindo nesse ranking dos maiores jogadores que desfilaram seu futebol na primeira divisão espanhola. O homem de Camas está entre os 10 primeiros, mas ainda poderia ultrapassar os 504 jogos de Miquel Soler, os 505 de Xavi Hernández, os 510 de Iker Casillas e até mesmo os 523 de Manolo Sanchís – isso tudo, antes do final da atual temporada. 

Chegar ao recorde de Andoni Zubizarreta, que é de 622 partidas, ainda seria uma tarefa difícil. Mas, uma coisa que todos no futebol espanhol aprenderam desde que Ramos fez sua estreia na LaLiga Santander – naquela noite de fevereiro de 2004 – é nunca duvidar deste jogador, em nada. 

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo