Vôlei

De virtual eliminado à quase finalista da Superliga: A trajetória de ascensão do Sesc Flamengo

sesc flamengo superliga
Foto: Divulgação/Sesc Flamengo

Antes da Superliga começar, e expectativa do Sesc Flamengo e dos seus torcedores não era das melhores. O time carioca tinha sido eliminado nas duas últimas edições do torneio nas quartas de final pelo Sesi Bauru – sem contar com a temporada que encerrou mais cedo por causa da pandemia – e vinha lidando com a descredilidade do patrocinador master, Flamengo, que dava indícios de que podia abandonar o projeto para a próxima temporada.

Mesmo após ter se sagrado campeão carioca no início da temporada, o Sesc Flamengo arrancou na Superliga com duas derrotas. No primeiro turno, foram seis vitórias e cinco derrotas e uma campanha de meio tabela. Na Copa do Brasil, o time comandado por Bernardinho foi eliminado logo nas quartas de final pelo algoz Sesi Bauru. Assim, sobrou apenas a Superliga para o tradicional clube do vôlei brasileiro.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookInstagramTwitter e no YouTube

Dentro de quadra, o time carioca conviveu com um rodízio entre as duas levantadoras. Juma, titular desde a temporada passada, vinha fazendo jogos irregulares e teve que conviver com a sombra da reserva Giovana, que quando entrava no decorrer das partidas, melhorava a equipe em quadra, e pegou a titularidade no segundo turno do torneio. Bernardinho ainda contou com a melhora de rendimento de Peña, que comandou as cariocas na reta final da competição.

Além da dominicana, Monique e as centrais Juciely e Milka dividiam a responsabilidade no ataque. Natinha e Maira foram responsáveis por comandar o fundo de quadra da equipe. Tendo a primeira bola como opção para Giovana acionar durante os jogos, o Sesc Flamengo comandou uma reação no returno da Superliga e apenas não brigou junto com o pelotão da frente por causa dos pontos no início do torneio.

No returno, a campanha da equipe carioca foi bem diferente comparada ao primeiro turno. Foram nove vitórias e apenas duas derrotas, tendo somado 26 pontos e terminou a fase classificatória na quinta colocação, um ponto atrás do arquirrival Osasco, na quarta colocação. Assim, os dois rivais se enfrentaram pela primeira vez na história logo nas quartas de final da competição.

A preocupação para o confronto era maior do lado carioca, em virtude de ter perdido os dois jogos da fase classificatória para o rival e ter vencido apenas um set de sete jogados. Logo na primeira partida, vitória osasquense por 3 sets a 0. Pendurado, o time carioca precisava da vitória nos dois jogos restantes da série para se classificar à semifinal da competição nacional. Bernardinho, então, estudou o adversário e corrigiu os erros da sua equipe cometidos no jogo anterior para empatar a série.

+De candidato ao título, à ausência de Tandara e a eliminação histórica nas quartas: A decepção de Osasco na Superliga

+Mercado do vôlei: Pinheiros renova com Gabi Martins e central comemora: ‘Minha segunda casa’

Jogando a segunda partida da série em casa, o Sesc Flamengo foi mais agressivo e anulou as principais peças do time adversário. Assim, o Osasco se viu fragilizado na recepção e viu o rival vencer o segundo jogo por 3 x 0 e empatar a série. No jogo 3, o Osasco mais uma vez teve a vantagem de jogar em casa, mas nem o José Liberatti lotado empurrado o time osasquense em quadra foi capaz de parar a reação carioca. Bernardinho deu um nó tático em Luizomar de Moura e não deixou a equipe adversária jogar. Com Peña e Giovana sendo destaques, o time carioca venceu o jogo por 3 sets a 1 e venceu a série por 6 x 4.

De volta à semifinal da Superliga após quatro anos, o Sesc Flamengo encarou de peito aberto o Praia Clube. A equipe carioca foi à Uberlândia e derrotou as donas da casa por 3 sets a 0. No Rio, as cariocas ficaram a um set da final do torneio, mas acabaram vendo o time mineiro vencer o segundo jogo e empatar a semifinal. No jogo 3, em Uberlândia, as cariocas ficaram a dois sets de voltar à final da Superliga, depois de alguns anos longe da decisão, mas a força ofensiva do Praia Clube acabou fazendo a diferença e o time uberlandense venceu por 3 sets a 1, de virada.

Mas apesar da eliminação, o saldo do Sesc Flamengo no final da temporada foi positivo. De virtual eliminado no início da temporada, o time carioca comandou uma reação histórica com as peças que tinha para terminar a Superliga de volta entre os quatro melhores do campeonato, eliminando nas quartas de final o maior rival, que foi o seu algoz durante toda a temporada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo