Internacional

Sete anos após morte, Fernandão permanece vivo na mente dos colorados

Considerado por muitos como o principal ídolo da nação colorada, Fernandão partiu de forma precoce, mas ainda segue vivo no coração de milhões de colorados.

Divulgação/Internacional

Era madrugada do dia sete de junho de 2014 quando o Brasil inteiro se chocou com a morte repentina de Fernandão. Fernando Lúcio da Costa, com 36 anos então, sobrevoava de helicóptero sobre o Rio Araguaia, em Aruanã, no interior de Goiás. Naquele dia chuvoso milhares de colorados peregrinaram em direção ao Beira Rio para prestar suas homenagens ao eterno capitão.

Jovem, cheio de planos e recém contratado pelo SporTV para comentar jogos da Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil, Fernandão foi muito mais do que um artilheiro. Capitão e principal liderança nas principais conquistas do clube, Mundial de Clubes e Libertadores da América, Fernandão sempre demonstrou doação dentro de campo e identificação imediata com a torcida colorada.

Desde 2014, todo dia 07/06 é marcado por homenagens e lembranças de um dos maiores ídolos da história colorada. A estátua em tamanho real do ídolo, que fica no pátio do Beira Rio, passou a ser um ponto de devoção, fé e celebração da torcida colorada. Autor de gol em final de Libertadores, Fernandão foi um dos principais líderes da retomada do Internacional aos títulos nos anos 2000.

Além das celebrações junto à sua estátua, o eterno ídolo colorado é lembrado sempre pelos torcedores nas redes sociais. Hashtags como #FernandãoEterno, #F9 e #F9Eterno são usadas para relembrar grandes momentos da passagem pelo Inter. Gols inesquecíveis, o discurso momentos antes de enfrentar o Barcelona pelo Mundial de Clubes e demonstrações de amor pelo Internacional estão sempre sendo trazidos pelos colorados.

Mesmo com uma passagem conturbada como treinador do Inter, esse é um dos momentos mais lembrados, principalmente em tempos de crise. Isso porque o ídolo, quando demitido do cargo, denunciou as falhas e problemas que o clube apresentava naquele momento, criticando a zona de conforto de jogadores e dirigentes daquele período.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!

Surgimento meteórico e predestinado em Grenais

Autor de gols decisivos, Fernandão chegou ao Inter em 2004, após ser sondado por outros clubes brasileiros. Na chegada, marcou aquele que foi o gol mil em clássicos Grenais. Ao todo, foram 148 jogos pelo colorado, tendo marcado 62 gols ao longo dos seus quatro anos no Beira Rio.

Formado nas categorias de base do Goiás, Fernandão conquistou o campeonato brasileiro da série B em 1999, com apenas 21 anos. Em 2001, após ter marcado 62 gols pelo clube goiano, F9 foi vendido ao Olympique de Marselha por R$ 10 milhões, sendo até então a maior venda do futebol de Goiás.

Ainda antes de chegar ao Inter, o atacante teve ainda uma temporada pelo Toulouse, também da França. Depois de conquistar dois campeonatos gaúchos, Libertadores, Mundial e Recopa Sul-Americana, o ídolo da torcida colorada se transferiu para o Al-Gharafa e passou ainda pelo Goiás e São Paulo antes de pendurar as chuteiras.

Eterno nos corações colorados, Fernandão segue vivo na memória de todos, mas deixa ainda um legado dentro de campo. Enzo Costa, de 18 anos, é filho do ex-atacante e atua nas categorias de base do Inter. Recentemente o jovem atacante foi promovido ao elenco principal para participar de treinos coletivos comandados por Miguel Ángel Ramirez.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo