Futebol Feminino

Soberanas superam as Sereias da Vila e coroam a temporada com a taça da Brasil Ladies Cup

Sereias e Soberanas na final da Brasil Ladies Cup
Foto: Beatriz Ribeiro / ENM

Após criar grande expectativa dos amantes do futebol feminino, a Brasil Ladies Cup chegou ao final na manhã deste domingo (19), tendo como palco o Allianz Parque, em São Paulo. Na decisão protagonizada por um dos maiores clássicos do futebol paulista, Santos e São Paulo deram um show para o público presente, que viu as Soberanas levantarem o último troféu da temporada nacional na modalidade. Com gols de Duda, Naná e Thais, as atletas do Tricolor Paulista conquistaram seu primeiro título no ano.

                 

Em um início já frenético, as Soberanas começaram a envolver as Sereias da Vila com sua rápida troca de passes desde os primeiros minutos de jogo. Com chutes perigosos já nas primeiras tentativas, a goleira alvinegra Camila Rodrigues já se mostrava como um grande destaque da partida. Em duas defesas a queima roupa logo em sequência, a atleta de apenas 20 anos era a barreira que impedia o São Paulo, muito mais intenso em campo, de abrir o placar.

Do lado oposto, o Santos tinha dificuldade de levar perigo às redes da goleira Carla. Com muita velocidade, bons dribles e nomes de peso, nem mesmo Cristiane e Ketlen conseguiam colocar as Sereias da Vila no jogo. Os erros de passe e finalização se somavam pouco a pouco, o que deixava as Alvinegras distantes de uma vantagem no placar e entregava um jogo coletivo pouco efetivo.

QUER FICAR POR DENTRO DE TUDO SOBRE FUTEBOL FEMININO? ENTÃO SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK. E NÃO SE ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

As cobranças de Cristiane dentro de campo se somavam às de Tati Silveira do lado de fora das quatro linhas, e mesmo com a garra de Sassá em defender mesmo com dores no tornozelo não foram o suficiente para parar a dança do ataque tricolor, que chegou ao primeiro gol da partida aos 31 minutos do primeiro tempo. Com uma infiltração em velocidade pela direita, Tayla não conseguiu afastar o cruzamento que encontrou Duda, cara a cara com o gol. A camisa 10 das Soberanas não vacilou e fez 1 a 0 para o São Paulo.

O Santos sentiu o gol adversário, e em meio às brechas deixadas as jogadoras do Tricolor encontraram o caminho para ampliar o placar. Em uma belíssima jogada que circulou a bola por oito atletas diferentes, sempre com toques rápidos e envolventes, Naná ainda teve que brigar com a trave antes de balançar as redes, aos 38 minutos de jogo, e ampliar o placar a favor das Soberanas. As Sereias chegaram a buscar gás após o segundo golpe, fazendo um gol aos 45 minutos, mas o lance foi anulado pelo impedimento da meio-campista Brena. Com 2 a 0 no placar, as equipes foram para os vestiários de maneira diferente da que entraram, deixando o resultado em aberto para os minutos complementares do duelo.

+Gi Fernandes comemora o primeiro gol como profissional: “Desde pequena eu sonhava com isso”

Voltando para o segundo tempo com renovação no elenco, as Sereias tiveram em Gi Fernandes um frescor para lutar nos 45 minutos finais, e a jovem atleta de 16 anos não demorou a mostrar em campo o motivo de sua entrada. Pressionando a saída de bola adversária, Gi recuperou a bola ainda no primeiro terço do campo e arrancou em direção ao ataque. Ao encontrar Ketlen, a jogadora lançou em profundidade para a camisa 7, que não demorou a empurrar a bola em direção à histórica Cristiane. Cris podia bater, mas usou sua experiência e visão de jogo para recuar a bola até a meia Brena, e diferente do lance do primeiro tempo a camisa 5 das Sereias da Vila estava em posição regular. Foram necessários apenas dois toques, um para o domínio e outro para a finalização, e Brena restaurou a esperança alvinegra ao fazer 2 a 1 com apenas três minutos no relógio.

Mais apático no segundo tempo, o São Paulo tinha dificuldade de chegar à meta da goleira Camila Rodrigues, e a dança entregue pelo Tricolor no primeiro tempo não era vista na segunda etapa do duelo. Porém, foi na bola parada que as Soberanas encontraram a chance perfeita para voltar ao jogo. E aos 14 minutos, em uma cobrança de escanteio com endereço exato, a bola encontrou a zagueira Thais no meio da zaga alvinegra, e as Soberanas voltaram a abrir vantagem no placar.

+Vic Albuquerque revela ter recebido propostas do exterior, mas diz buscar renovação com o Corinthians

Com o ritmo de jogo acelerado dentro das quatro linhas, a bola parada não favoreceu apenas as Soberanas, e as Alvinegras voltaram a marcar. Em uma excelente cobrança de escanteio executada por Júlia Daltoé, a bola na primeira trave foi desviada por Naná, e o que parecia um lance perdido chegou aos pés de Ketlen, que sozinha bateu para o gol e fez 3 a 2 para as Sereias. Restando 15 minutos de bola rolando, o Santos ainda tinha esperanças de levantar a taça.

Em um golpe do destino, os minutos finais da partida eram cruéis com as Sereias da Vila. Brena, uma das melhores em campo, saiu de maca e sentindo fortes dores no joelho aos 35 minutos. Aos 40, Cristiane teve a melhor oportunidade do Santos na partida, ao receber sozinha o lançamento de Gi Fernandes e driblar a goleira Carla, mas a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos perdeu o tempo da bola e acabou batendo para fora. Aos 49, o cruzamento de Thaisinha não encontrou o cabeceio de Júlia Daltoé. No apito final, o placar marcava 3 a 2 para as Soberanas, e o São Paulo levou o título da primeira edição da Brasil Ladies Cup.

+Corinthians bate o próprio recorde de público em final do Campeonato Paulista Feminino

No último ato do futebol brasileiro na temporada de 2021, as Soberanas souberam sofrer nos momentos ruins e comemorar momentos de glória, e após bater na trave das competições nacional e estadual de futebol feminino, a equipe comandada pelo treinador Lucas Piccinato finalmente pôde coroar o excelente trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos com um título para as jogadoras do São Paulo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo