Cruzeiro

Sóbis, Pottker ou ambos: quem deve ser o titular do Cruzeiro contra o América-MG?

Sóbis, Pottker ou ambos: quem deve ser o titular do Cruzeiro contra o América-MG?
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

O Cruzeiro inicia, no próximo domingo (2), sua caminhada em busca da decisão do Campeonato Mineiro 2021. O adversário da vez será o América-MG, uma das três equipes que conseguiram vencer a Raposa na fase classificatória do principal torneio do estado. Durante o campeonato, Felipe Conceição, treinador do Cruzeiro, pareceu ter encontrado uma escalação base para a equipe, mas a boa atuação de um jogador tido até então como reserva pode colocar um ponto de interrogação na cabeça do técnico quanto a quem utilizar na semifinal: Rafael Sóbis, William Pottker ou ambos?

Rafael Sóbis

Rafael Sóbis, apesar do baixo número de gols, somente um na temporada, de falta, vem desempenhando um bom papel, se movimentando e ajudando na criação. Sua experiência também tem sido importante em momentos de maior pressão. No clássico contra o Atlético-MG, por exemplo, ele e Rômulo, dois dos jogadores mais rodados do elenco do Cruzeiro, foram responsáveis por “botar a bola no chão”, quando o alvinegro tentava ensaiar uma pressão.

Sem ter o costume de atuar como homem de referência, Rafael Sóbis assumiu bem a camisa 10 do Cruzeiro, tanto na postura em campo, orientando seus companheiros e assumindo responsabilidades, como também voltando atrás para buscar jogo e ajudar na criação. Até agora, na temporada, Sóbis disputou 12 partidas, marcou um gol e deu duas assistências.

Sóbis, Pottker ou ambos: quem deve ser o titular do Cruzeiro contra o América-MG?
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Veja também: No Cruzeiro, Felipe Conceição repete o passado, pretere ‘camisas 10’ e encontra em Rômulo o meia ideal

William Pottker

William Pottker, por sua vez, parecia um jogador descartado da briga pela titularidade do Cruzeiro. Dos seus dez jogos na temporada, o jogador iniciou somente quatro deles, sendo que três foram os primeiros da Raposa no ano. Além disso, nos seis em que entrou na segunda etapa, em três oportunidades ele só teve chance de atuar nos 10 minutos finais de jogo, sem muito tempo para demonstrar futebol.

Mas uma suspensão de Rafael Sóbis, que tirou o veterano camisa 10 da última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro, parece ter mudado a sorte de Pottker no Cruzeiro. O jogador foi o escolhido para começar como titular, numa posição diferente da que costuma entrar, já que normalmente entra aberto pela direita e na partida em questão, contra o Patrocinense, jogou no centro do ataque, e assim teve uma de suas melhores partidas com a camisa celeste.

O jogador, apesar de declara preferência por atuar pelos lados do campo, se encaixou bem jogando centralizado e, com liberdade para se movimentar, saiu de campo como homem do jogo, fazendo dois gols e uma assistência, mesmo número de participações diretas em gols do que Rafael Sóbis em toda a temporada. Até a partida em questão, William Pottker tinha marcado um gol e ainda não havia dado assistência na temporada.

Sóbis, Pottker ou ambos: quem deve ser o titular do Cruzeiro contra o América-MG?
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Veja também: Cruzeiro tem média de idade de 25,4 anos no Mineiro; jovens entre 18 e 21 anos foram os mais utilizados

Quem joga?

Apesar de Felipe Conceição não demonstrar receio em escalar por merecimento, tendo sacado, por exemplo, o experiente Alan Ruschel para utilizar o jovem Matheus Pereira, ou por ter mantido o recém-promovido da base Weverton em detrimento ao rodada Eduardo Brock, acredito que , num primeiro momento, Rafael Sóbis siga como titular e William Pottker continue como opção no banco de reservas,

Rafael Sóbis, apesar de não vir sendo um goleador, contribui muito em outros momentos da partida, além de ser importante em jogos de maior pressão, como a partida contra o América-MG tende a ser, já que é uma equipe de Série A, que entra com a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo número de gols. Além disso, os problemas disciplinares de Pottker, que recebe muitos cartões e se encontra pendurado, podem pesar contra o camisa 11, já que é bem possível que ele perca pelo menos um jogo das fase de mata-matas.

Ambos?

Uma outra opção é que os dois joguem juntos, talvez com Pottker em sua posição de origem, aberto pela direita. Apesar desta ser uma possibilidade e do atual titular pela ponta, Bruno José, ainda não ter balançado as redes, acredito que essa escolha seja a mais improvável, até mesmo pelo papel defensivo de Bruno, que ajuda bastante na marcação, com qualidade, o que não é o caso do camisa 11.

Bruno José Pottker Sóbis
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Ganho de opções

Acredito que, salvo problemas de lesão ou suspensão, William Pottker possa ser utilizado em eventuais desgastes de Sóbis ou numa necessidade de impor ofensividade no jogo, talvez com os dois centralizados, ao invés de com o camisa 11 aberto. Também é possível que o camisa 10 seja recuado, com Pottker sendo usado mais à frente.

Apesar de que, provavelmente, a dúvida sobre quem começa jogando no domingo seja sanada só uma hora antes do jogo, acredito que o renascimento de William Pottker e a atual relevância de Rafael Sóbis no time do Cruzeiro sejam duas grandes notícias. O treinador Felipe Conceição passa ter mais opções de variação, tanto de atletas, como de formas de jogo, e numa temporada que promete ser bem desgastante, isso pode fazer toda a diferença.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo