Soler marca três gols de pênalti e Valencia derrota o Real Madrid por 4 a 1

Divulgação / Valencia

Com direito a hat-trick de Soler, o Valencia conseguiu uma improvável vitória sobre o Real Madrid por 4 a 1 no Estádio Mestallia neste domingo (8).

O primeiro tempo foi controlado pelo Real Madrid, que foi aumentando a pressão em cima do Valencia até marcar o primeiro em golaço de Benzema. Porém, a vantagem madridista logo foi embora com dois erros decisivos na defesa do Madrid. Sergio Ramos colocou a mão da bola e Soler empatou o jogo. Antes do primeiro tempo ser encerrado, Varane e Courtois se enrolaram e a bola acabou entrando no chute do zagueiro, que acabou marcando contra.

Precisando reverter a desvantagem, o Real Madrid tentou se posicionar ainda mais no ataque para exercer pressão. Porém, a equipe acabou sofrendo outros dois pênaltis em situações repetidas: bola na mão dentro da área. Nas duas oportunidades, Soler bateu no lado esquerdo e Courtois caiu no canto certo, mas não conseguiu defender por causa da força dos chutes. Com 20 minutos do 2º tempo, o Valencia já havia construído o placar de 4 a 1, com hat-trick de Soler. Apesar dos esforços de Zidane para tentar reverter a situação e uma pressão considerável nos minutos finais, o sistema defensivo adversário ficou muito bem postado e não cedeu mais gols ao Real Madrid.

Após derrotas para Betis, Villareal e Elche (além do empate contra o Getafe), o Valencia tranquilizará o tumultuado ambiente do clube por voltar a vencer, além de se afastar da zona de rebaixamento ao assumir a 9ª posição, com 11 pontos. O Real Madrid ficou estacionado nos 16 pontos em 4º lugar, quatro pontos abaixo da líder Real Sociedad (20).

Na próxima rodada, as duas equipes terão compromissos fora de casa. O Valencia enfrentará enquanto o Alavés enquanto o Real Madrid terá pela frente o Villareal.

O JOGO

Nos minutos iniciais, as defesas estavam bem montadas e poucos espaços foram oferecidos para os ataques de ambas equipes. Aos poucos, as oportunidades foram sendo criadas e o Real esteve melhor com mais posse de bola, tentando acelerar o jogo no terço setor do campo. A equipe madridista chegou pela primeira vez aos 9 na tabela de Isco, Vinícius Júnior e Ascensio aparecendo na faixa central do campo para finalizar oferecendo riscos ao gol de Doménech.

Marcelo, Benzema e Isco estiveram perto de marcar e o Real não sofria sustos pois o Valencia não estava conseguindo finalizar mais e encontrava dificuldades de furar o 4-4-2 defensivo montado pelo técnico Zidane. A transição pelos lados, principal característica do Valencia na atual temporada, não estava sendo efetiva no primeiro tempo.

Faltava apenas o capricho na finalização para o Real abrir o placar diante do amplo domínio no volume de jogo. Este capricho veio aos 23 e o Real finalmente abriu o placar com bastante estilo. Vinícius Júnior e Marcelo deram passes pela esquerda até receber Benzema na entrada da área, limpar Carlos Soler e fazer um golaço em pleno Mestalla, sem nenhuma chance de defesa no lado esquerdo do gol.

Quando tudo parecia sob controle para os visitantes, um cruzamento simples de Soler para a grande área se converteu em pênalti a favor do Valencia, pois Vazquez claramente interceptou a bola com o braço. Na cobrança do penal, Courtois espalmou e deu rebote; Soler tentou chutar novamente e acertou a trave, mas a bola sobrou para Musah na direta e desta vez não desperdiçou. Apesar de toda esta jornada, o gol não foi validado pois o VAR considerou que jogadores dos dois times invadiram a área no penal e mandou repetir a cobrança. Desta vez, Soler bateu com força no canto direito e venceu Courtois, empatando o jogo aos 34.

A situação do Real ficaria ainda pior nos minutos finais do primeiro tempo devido a mais uma desatenção fatal dos jogadores. Em contra-ataque rápido do Valencia pela direita, Gomez fez o cruzamento para a grande área e Varane trombou com o goleiro Courtois, tirando a bola dentro do gol. Nem o árbitro Jesus Gil Manzano e seus assistentes enxargaram o lance, mas o VAR entrou em ação para o gol ser validado. Após alguns minutos de checagem, o gol contra foi confirmado e o Valencia foi para os vestiários com a vitória parcial de 2-1, um placar inimaginável pela forma que o jogo estava sendo construído.

Tentando recuperar o prejuízo, o Real Madrid voltou para o segundo tempo pressionando bastante e se lançando ao ataque Logo no primeiro lance, a chegada de Vinícius Júnior pelo meio fez Doménech abandonar a área para afastar o perigo. Ao mesmo tempo, mais espaços estavam sendo deixados e o Valencia quase marcou o 3-1 no contra-ataque. Kang-in Lee teve a oportunidade de percorrer o campo inteiro na esquerda e chutar de fora da área, quase ampliando a vantagem ao acertar a trave.

Pela esquerda, a defesa do Real mais uma vez se enrolou, a bola sobrou para Cheryshev e Gayá recebeu dentro da área. Na tentativa do cruzamento rasteiro pelo meio, Marcelo derrubou Max Gómez e o árbitro marcou outro pênalti. Na terceira cobrança no jogo, Soler encheu o pé novamente pela esquerda e ampliou a vantagem do Valencia para 3 a 1 no início do segundo tempo. Courtois novamente acertou o canto, mas a frieza do atacante adversário foi mais uma vez suficiente.

Em uma das melhores chegadas do jogo, o Real Madrid quase conseguiu empatar. Modric deu um tapa perfeito na bola pelo lado direito e Asensio ficou de frente para o gol, mas Doménech se posicionou corretamente e fez uma defesa espetacular. Entretanto, quando tentava pressionar, o Real Madrid voltou a sofrer com seus próprios problemas e cedeu mais um pênalti a favor do Valencia. Desta vez, foi a vez de Sergio Ramos espalmar a bola na disputa com Musah dentro da área. Na cobrança, filme repetido: Solar bateu firme no mesmo canto e Courtois não conseguiu defender, deixando a vantagem em 4 a 1.

Para a reta final do jogo, Zidane chamou Ødegaard, Rodrygo, Díaz e Kross nos lugares de Vinícius Júnior, Asensio, Benzema e Valverde para buscar ao menos o empate. Contudo, a situação ficou mais difícil pois Javi Gracia orientou sua equipe para ficar recuado dentro do próprio campo para administrar a vantagem de três gols.

Entretanto, o Valencia fez uma boa marcação e impediu que o Real criasse chances de maior perigo nos minutos finais. Benzema e Modric tentaram chutes rasteiros de média distância, mas erraram o alvo. No final do jogo, Rodygo conseguiu passar pela defesa e acionou Mariano no cruzamento de cabeça, mas a bola saiu à direta do gol. Na última chance, Mariano tentou um novo cruzamento buscando Vasquez, e a bola novamente acabou saindo.

Apesar de muita posse de bola, faltou profundidade ao Real Madrid, considerando também os constantes erros que ocasionaram os três pênaltis decisivos.

FICHA TÉCNICA La Liga 2020/21 – 9ª Rodada
Valencia 4-1 Real Madrid

Data: 08/11/2020, 17:00
Estádio: Mestalla
Árbitro: Jesus Gil Manzano

Gols: 1T 23′ Benzema (Real Madrid); 1T 34′ Soler (Valencia); 1T 43′ Varane (Valencia/gol contra); 2T 10′ Soler (Valencia); 2T 18′ Soler (Valencia)

Substituições – Valencia: Toni Lato (Cheryshev); Gameiro (Kang-in Lee); Jason (Musah); Sobrino (Gómez)

Substituições – Real Madrid: Ødegaard (Vinícius Júnior); Rodygo (Asensio); Díaz (Benzema); Kross (Valverde); Jović (Isco)

Valencia (4-4-2): Doménech; Wass, Gabriel Paulista, Guillamón, Gayà; Musah, Carlos Soler, Račić, Cheryshev; Kang-in Lee, Maximiliano Gómez. Técnico: Javi Gracia

Real Madrid (4-2-3-1): Courtois; Lucas Vázquez, Raphael Varane, Sergio Ramos, Marcelos; Federico Valverde, Luka Modric; Marco Asensio, Isco, Vinícius Júnior; Karin Benzema. Técnico: Zinédine Zidane

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo