Futebol Internacional

Sorteio das oitavas da Champions será na próxima semana; Confira regras

FOTO: Pierre-Philippe Marcou - Pool/Getty Images

Com os 16 clubes já classificados para a fase de oitavas de final da Liga dos Campeões, a grande expectativa fica agora por conta do sorteio que vai definir os confrontos do mata-mata. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (13), em Nyon, na Suíça, e vai determinar o caminho dos clubes na luta pela grande conquista do futebol europeu. O sorteio tem algumas regras a serem seguidas para determinar os importantes e decisivos confrontos.

Inicialmente os clubes serão distribuídos em dois potes com oito representantes cada. No pote 1 estarão aqueles que ficaram em primeiro durante a fase de grupos e no pote 2 os clubes que avançaram na segunda colocação. Lembrando que quem passou na primeira posição terá a vantagem de decidir a classificação dentro de casa, embora a regra do gol marcado fora não esteja mais valendo.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Durante o sorteio, os clubes que estão no pote 1 terão necessariamente que enfrentar os que vierem do pote 2, mas outras duas regras serão aplicadas. Clubes do mesmo país não poderão ser sorteados num confronto direto, o que já impede, neste primeiro momento, a reedição da decisão da temporada passada entre Manchester City e Chelsea. Além disso, clubes que já se enfrentaram durante a fase de grupos também não poderão se enfrentar agora.

O último classificado para a fase decisiva foi o Villarreal, que conseguiu vencer a Atalanta, fora de casa, pelo placar de 3 a 2. O jogo foi o único disputado na última quinta-feira (09), já que precisou ser adiado devido a uma forte nevasca que caiu na cidade de Bérgamo. O clube, que é o atual campeão da Liga Europa, será um dos três representantes espanhóis, já que Real Madrid e Atlético de Madrid também garantiram vaga nas oitavas.

O Chelsea, atual campeão, avançou na segunda colocação do grupo H e vai representar o futebol inglês ao lado de Manchester United, Manchester City e Liverpool. Este último, aliás, avançou com 100% de aproveitamento e se tornou o primeiro clube inglês a atingir o feito na história da Liga dos Campeões. Ajax e Bayern de Munique também venceram todos os seus jogos durante a fase de grupos.

As oito equipes que avançaram na terceira colocação de seus grupos vão disputar a Liga Europa durante o segundo semestre do futebol europeu. São elas: Red Bull Leipzig, Porto, Borussia Dortmund, Sheriff, Barcelona, Atalanta, Sevilla e Zenit.

O sorteio da fase de oitavas de final da Liga dos Campeões terá início às 08hs (de Brasília) e será realizado em um evento online organizado pela Uefa. A fase de mata-mata terá início do dia 15 de fevereiro de 2022 e tem previsão para se encerrar no dia 16 de março.

Pote 1:
Manchester City
Liverpool
Ajax
Real Madrid
Bayern de Munique
Manchester United
Lille
Juventus

Pote 2:
PSG
Atlético de Madrid
Sporting
Inter de Milão
Benfica
Villarreal
RB Salzburg
Chelsea

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo