Futebol Internacional

Southgate assume responsabilidade por derrota na Euro e fala sobre seu futuro

FOTO: DIVULGAÇÃO / SELEÇÃO INGLESA

Alvo de diversas críticas após a derrota para a Itália na decisão da Eurocopa, o técnico Gareth Southgate assumiu a responsabilidade pelo insucesso nesta segunda-feira (12), dia seguinte à final do torneio continental. Além disso, o treinador inglês não garantiu que vai continuar no cargo, mas destacou que deve ter uma reunião com os dirigentes para tratar do assunto. Ainda sob o peso da derrota, Southgate fez questão de defender Rashford, Saka e Sancho, que desperdiçaram suas cobranças na disputa de pênaltis.

— Temos conseguido unir pessoas na Inglaterra e todas elas orgulhosas com a nossa seleção. O trabalho que construímos é de todos e essa união precisa continuar. A decisão sobre quem iria bater os pênaltis foi minha, não dos jogadores. As cobranças que desperdiçamos foram executadas por jogadores fundamentais para que pudéssemos chegar até a final. O Saka, em particular, fez um campeonato de alto nível, com uma maturidade incrível. Ele tornou-se um jogador tão importante para o grupo que sei que tem o apoio da maioria de nossos torcedores — destacou Southgate.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A permanência do treinador ainda não está garantida e uma reunião com os dirigentes deve ser programada para os próximos dias. Alguns órgãos de imprensa do Reino Unido já dão conta de que Southgate pode não permanecer, embora Mark Bullingham, diretor executivo da federação, pretenda oferecer ao técnico um novo contrato. O treinador jamais escondeu que deseja orientar a equipe na Copa do Mundo de 2022, mas não pensa em se comprometer com a federação para além dessa data.

— Acredito que não seja o momento de pensar num novo contrato. Temos que buscar nossa classificação para a Copa do Mundo do Catar e preciso de um tempo. Quero refletir um pouco sobre a nossa participação na Eurocopa. Foi uma experiência incrível para mim poder liderar esses jogadores fantásticos. Não quero ficar mais tempo do que deveria ou mais do que as pessoas acham que mereço. Minha intenção é levar nossa seleção para o Catar, depois podemos avaliar o que será feito — garantiu Southgate.

O treinador também exaltou o progresso que a seleção inglesa tem conseguido nas últimas temporadas, o que acabou sendo reforçado com uma vaga na decisão da Eurocopa. A expectativa agora é de que Southgate ganhe alguns dias para folga e depois converse com os dirigentes ingleses para avaliar o seu futuro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo