São Paulo

#SPFC91: relembre títulos de um Clube com um patrimônio invejável

91 anos do São Paulo: relembre títulos de um Clube com um patrimônio invejável
Foto: Arquivo Histórico do São Paulo /saopaulofcnet

O único Tricampeão consecutivo do Campeonato Brasileiro e o primeiro a conquistá-lo por seis vezes. Três vezes campeão da América. O único Clube brasileiro Tricampeão Mundial: o São Paulo Futebol Clube comemora 91 anos de glórias e histórias. São 41 títulos oficiais principais e o time brasileiro com mais títulos internacionais, com 12.

                 

O Clube foi fundado em 25 de Janeiro de 1930 em meio à desavenças políticas, reformulações e reorganizações. Mas o fato é que, o Tricolor é dono de um patrimônio invejável. São títulos importantes, conquistas históricas e jogadores memoráveis que demonstram o enorme peso que a camisa do São Paulo possui, desde sua fundação até os dias de hoje.

Único time brasileiro que conquistou o mundo três vezes

Em meio à tempos difíceis, de humilhações e tanto sofrimento que o torcedor são paulino vem vivendo, o verdadeiro desejo seria voltar há 29 anos atrás: quando o Tricolor garantiu o primeiro título de Campeão Mundial. E foi desta forma, três vezes que o grito de maior campeão do Mundial de Clubes foi entoado pela torcida.

Campeões em cima do Barcelona: 1992. Tóquio. São Paulo de Telê Santana. O elenco tinha nada mais, nada menos do que Zetti, Vitor, Adilson, Ronaldão e Ronaldo Luis; Toninho Cerezo (Dinho), Pintado e Raí; Cafu, Palhinha e Muller para enfrentar um poderoso Barcelona, campeão Espanhol e da Champions League. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Stoichkov abriu o placar mas Raí aos 27 e 34 marcou os gols que logo mais tarde, levantaram a taça do Mundial de Clubes pela primeira vez.

Um ano mais depois: Após a primeira conquista, o São Paulo mais uma vez decidiu o Mundial contra o Milan, no Estádio Nacional de Tóquio para mais de 50 mil torcedores. O duelo contra a equipe italiana não foi nada fácil. Levando o placar de 1 a 0 para o vestiário, com o gol de Palhinha aos 14 minutos, a segunda etapa o Milan veio com tudo. Mesmo sofrendo o empate, a emoção ainda não tinha chego ao fim. No final da partida, aos 41 minutos, Muller não desperdiçou a chance e fez o gol que deu o título de bicampeão mundial ao São Paulo.

Tricampeão Mundial: 2005. Que ano para o São Paulo Futebol Clube. Após ser Campeão da Libertadores e Campeão Paulista, o próximo objetivo era conquistar mais uma vez o mundo e foi isso que aconteceu. A equipe comandada por Paulo Autuori enfrentou o Liverpool, em Tóquio e viu o sonho mais uma vez se tornando realidade, quando, aos 27 minutos do primeiro tempo, Mineirinho marcou o gol que culminou o título histórico ao Tricolor. E assim se fez: o único time brasileiro que mais levantou a taça do Mundial de Clubes.

Três vezes Campeão da América

O Início: Em 1992, mais uma vez a equipe comandada por Telê Santana foi campeão. Naquela ocasião, na Argentina, o Tricolor levantou a taça da Libertadores da América quando levou a melhor do time argentino Club Atlético Newell’s Old Boys ganhando por 3 a 2 nas cobranças de pênaltis.

Um placar histórico: Logo no ano seguinte, mais uma vez o São Paulo entoou o grito de campeão da América, quando encarou o Club Desportivo Universidad Catolica, no Chile, para mais de 40 mil pessoas na final. O placar por 5 a 1 no primeiro jogo, era a maior de todas as finais na Libertadores e sustentou-se até 2018. Mesmo com a derrota no jogo de volta, o Tricolor consagrou-se campeão pela segunda vez, mas não parou por aí…

Ano memorável: Mais uma vez, o Tricolor fez de 2005 um de seus melhores anos com todas suas conquistas. A final da Libertadores no Morumbi, foi o palco para a goleada por 4 a 0 em cima do Clube Atlético Paranaense. Comandada por Paulo Autuori, o São Paulo ganhou pela terceira vez a competição com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli.

Hexacampeão Brasileiro

Feito inédito: Além de possuir seis títulos de Campeão Brasileiro, o São Paulo conquistou um tricampeonato de forma consecutiva. Nos anos em que foi campeão de 2006 à 2008, nenhuma outra equipe foi tão eficaz do que o Tricolor nessas edições.

Em cima do Goiás, em 2008, o São Paulo ganhou por 1 a 0 e assegurou o título de Campeão Brasileiro mais uma vez. “…Aquele mesmo que só tinha 1% de chances de ser campeão! Na verdade, muito mais do que campeão: Tri-Hexacampeão Brasileiro (1977-1986-1991; 2006-2007-2008)!” – São Paulo Fc Net

91 anos de muitas vitórias e soberania. Uma identidade que foi conquistada há anos. Mesmo com humilhações, eliminações e vexames, o São Paulo carrega consigo momentos de superações, títulos e recordes em todos esses anos de sua história.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo