Corinthians

Sport Huancayo: Conheça o próximo adversário do Corinthians na Sul-Americana

Time do Sport Huancayo comemorando gol
Foto: Reprodução/@clubshuancayo

Na 3ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Corinthians tentará conquistar sua primeira vitória na competição diante do Sport Huancayo, uma jovem equipe peruana que figura na lanterna do Grupo E.

Fundado em 2007, o Club Deportivo Sport Huancayo ainda dá seus primeiros passos no futebol. Levando o nome de sua cidade, o time, após dois anos de sua fundação, já conseguiu alcançar a elite nacional e, desde então, disputa continuamente a primeira divisão do Peru.

Apesar de não ter títulos nacionais, o “Rojo Matador” tem em seu currículo oito participações na Copa Sul-Americana e uma na Copa Libertadores, tendo como melhor resultado a chegada às oitavas de final do segundo maior torneio sul-americano em 2020. Já no campeonato local, sua melhor campanha rendeu-lhe o terceiro lugar em 2011.

O Huancayo disputa seus jogos no estádio que leva seu nome e, consequentemente, o nome de sua cidade, que tem capacidade para 17000 pessoas e localiza-se a 3.259 metros acima do nível do mar. Por conta da situação alarmante de contaminação da Covid-19 no local, a partida contra o Timão será disputada no Estádio Nacional do Peru, localizado em Lima, capital peruana, que normalmente recebe a seleção do país andino.

Para se classificar para a Copa Sul-Americana, o “Rojo Matador” acabando terminando o Campeonato Peruano em sexto lugar e foi obrigado a disputar a primeira fase da competição. Enfrentando o também peruano Universidad Técnica de Cajamarca, o Sport Huancayo bateu seu adversário por 5 a 0 no agregado e selou sua vaga na fase de grupos.

Como chega para o confronto

A última partida disputada pelo time peruano foi realizada nesta última segunda-feira (03), válida pelo Apertura 2021 — espécie de primeiro turno do campeonato local. Jogando em casa, o Huancayo deixou a vitória escapar nos últimos da partida. 

Sport Huancayo sofreu gol de empate nos acréscimos em sua última partida do campeonato local – Foto: Reprodução/@clubshuancayo

Após estar vencendo por 3 a 1, a equipe cochilou e viu o Club Alianza empatar o duelo em 3 a 3. Com o resultado, o “Rojo Matador” estacionou na terceira colocação do grupo B, com 11 pontos.

Na Copa Sul-Americana, a situação já é mais delicada. Depois de estrear tomando uma goleada por 5 a 1 para o Peñarol-URU, o time peruano recebeu o River Plate-PAR e novamente foi derrotado, dessa vez por 2 a 1. Assim, a equipe andina encontra-se na lanterna do Grupo E sem somar um ponto sequer.

Treinador

O Rojo Matador é comandado pelo técnico peruano Wilmar Valencia. Em sua terceira passagem pelo clube, iniciada em fevereiro de 2020, o treinador soma 45 jogos, com 18 vitórias, 14 empates e 13 derrotas, totalizando um aproveitamento de 50%. 

Ex-zagueiro, Valencia chegou a atuar como jogador pela seleção de seu país na Copa América de 1989. 

Wilmar Valencia está em sua terceira passagem pelo Huancayo e ainda busca seu primeiro título pelo clube – Foto: Reprodução/EFE

Como joga

O “Rojo Matador” é montado pelo seu comandante em um 4-2-3-1. A principal arma da equipe e esperança de gols é o atacante Liliu. O brasileiro, que na realidade chama-se Ellinton Costa, adotou o apelido quando começou no futebol, tem 31 anos e soma passagens por diversos clubes do futebol europeu.

Liliu comemorando o único gol na goleada sofrida para o Penãrol por 5 a 1 – Foto: Reprodução/Conmebol

Depois de começar no Desportivo Brasil, Liliu passou por equipes da Bélgica, Israel, Chipre, Finlândia, entre outros países, e o momento mais marcante de sua carreira aconteceu em 2018, quando atuava pelo Nömme Kalju, da Estônia. 

Na metade da temporada europeia 18/19, o atacante já havia somado 31 gols e liderava a disputa pela Chuteira de Ouro. Apesar da boa marca, ele acabou sendo batido por Messi ao final da temporada.

Voltando a 2021, Liliu marcou os dois gols que o Huancayo já anotou na fase de grupos e, ao todo, já tem três tentos na competição. Somando todas as competições, o camisa 11 fez quatro gols em 10 jogos em 2021.

A criação de jogadas do “Rojo Matador” fica por conta de Marcos Lliuya. O camisa 10 atua como armador, jogando por trás de Liliu e servindo os pontas da equipe comandada por Valencia.

Lliuya é formado nas categorias de base do Rojo Matador – Foto: Reprodução/@clubshuancayo

Já o jogador mais experiente do elenco é o goleiro Joel Pinto. Com 40 anos, o arqueiro soma passagens por clubes mais tradicionais peruanos, como o Alianza Lima e César Vallejo, além de já ter sido convocado para a seleção nacional.

Os onze titulares que devem começar o confronto contra o Alvinegro paulista podem ser os mesmos que iniciaram na derrota para o River Plate-PAR. A maior dúvida está do lado esquerdo do ataque, entre Huaccha e Velásquez, com mais chances para o primeiro ser o titular.

Assim, os jogadores que Valencia deve mandar a campo são: Pinto; Carmona; Balta, Valoyes y Benítez; Rojas, Valverde, Lliuya, Barreto, Huaccha (Velásquez); Liliu

Importância do jogo

Por conta do regulamento da Copa Sul-Americana indicar que apenas os “campeões” do grupos passam para as oitavas de final, Corinthians e Sport Huancayo podem considerar esse jogo como uma decisão. Ambas as equipes não venceram ainda nesta fase do torneio e precisam somar pontos para não deixar o Penãrol disparar na liderança.

Dada essa situação, o empate não serve para a intenção dos dois no torneio, significando que teremos um jogo de matar ou morrer a ser disputado nesta quinta-feira (06), no Estádio Nacional do Peru.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo