Athletico

STJD julgará Gabigol e Arrascaeta por lances violentos na Copa do Brasil após pedido do Athletico

Alexandre Vidal/Flamengo

O Athletico solicitou ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) a reconsideração da decisão de arquivar o pedido feito anteriormente pelo Furacão que pedia a suspensão dos jogadores Gabriel Barbosa e Giordan De Arrascaeta, para a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil no dia 17 de agosto, em Curitiba. O STJD decidiu na tarde desta terça-feira (09), aceitar o pedido do Athletico e os dois atletas passarão por julgamento, marcado para o dia 16 de agosto e transmitido ao vivo no site do STJD do Futebol.

                 

Para o Athletico, houve injustiça na não expulsão dos dois jogadores do Flamengo no jogo no Maracanã, alegando agressão, no caso de Gabigol, e jogada violenta, no caso de Arrascaeta. Contudo, a primeira decisão do STJD tinha sido arquivar os pedidos do Furacão por punições. O Athletico, discordando da decisão, contestou o arquivamento destacando o afastamento dos árbitros Luiz Flávio de Oliveira e Wagner Reway pela CBF e os áudios liberados do VAR da partida.

— Em análise, o Procurador Geral Ronaldo Piacente afirmou que o fato de a partida possuir VAR, fazendo com que a jogada tenha sido analisada também pelos árbitros de vídeo não impossibilita a punição do atleta que cometer infração disciplinar. O Procurador-geral destacou ainda que há previsão no parágrafo único do artigo 58-B e precedentes no STJD do Futebol que possibilitam a denúncia fundada em prova de vídeo e consequente necessidade de análise do mérito. – STJD, em nota.

O Procurador Geral Ronaldo Piacente ainda classificou os lances de Gabigol e Arrascaeta como “chute de forma intencional” e “conduta que não pode ser considerada normal”, respectivamente.

Gabigol, que na visão do Procurador, atinge o adversário com um chute intencional desvinculado da disputa de jogo, será enquadrado no artigo 254-A do CBJD (Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente), que prevê de quatro a doze jogos de suspensão.

Arrascaeta por sua vez quase gerou uma lesão grave no adversário, segundo o Procurador, o uruguaio atingiu com as travas da chuteira diretamente a panturrilha do adversário, que estava com a perna apoiada no gramado. O camisa 14 será enquadrado no artigo 254 do CBJD (Praticar jogada violenta), que prevê uma punição de um a seis jogos de suspensão.

Cabe agora ao STJD analisar os lances ocorridos no Maracanã na partida entre Flamengo x Athletico no dia 27 de julho e julgar justa ou não punição aos jogadores do rubro-negro carioca. Após o empate em 0 a 0 no jogo de ida, a decisão do vencedor do confronto das quartas de final será no dia 17 de agosto, na Arena da Baixada em Curitiba.

Confira a nota do STJD na íntegra clicando aqui.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo