Campeonato Brasileiro - Série B

STJD nega pedido de times da Série B e Cruzeiro segue autorizado a ter torcida em jogos como mandante

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro, desde a partida de abertura do segundo turno da Série B, diante do Confiança, conta com o apoio de sua torcida das arquibancadas em jogos como mandante. Porém, esse recurso, autorizado em liminar, esteve ameaçado recentemente, já que 13 clubes da segunda divisão nacional entraram com um recurso para impedir a presença de público nas partidas celestes, o que foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). 

                 

O indeferimento do pedido foi feito pelo presidente do STJD, Otávio Noronha. Não à toa, também nesta terça-feira (14), outros três clubes que disputam a Série B – Goiás, Vila Nova e Confiança – conseguiram liminar favorável para contar com a presença de seus torcedores em seus jogos como mandante. 

Veja também: Há 15 rodadas do fim da temporada, Marcelo Moreno tem mesmo número de gols que artilheiro do Cruzeiro em 2020

O STJD destacou que o procedimento foi feito de forma errônea, uma vez que a maneira correta de requerer a decisão de conceder a liminar ao Cruzeiro seria que os clubes entrassem como terceiros interessados para, então, entrarem com o recurso à decisão na Medida inicial do Cruzeiro, e não com nova ação, como foi feito. Confira trecho da decisão: 

– Os Clubes aqui requerentes poderiam, em querendo, vindicar sua admissão naquele feito, na qualidade de Terceiro Interessados, e interpor, inclusive, o Recurso Voluntário, mas deixaram a oportunidade de fazê-lo precluir, não sendo lícito tentar repristinar a discussão por meio desta via tortuosa e inadequada. Aliás, ao menos dois Clubes que aqui são Autores, já vindicaram e tiveram admitida sua condição de Terceiro Interessados naqueles autos. Refiro-me ao Londrina e o Goiás, sendo que este último, surpreende, e pratica ato processual sinuoso, quando se percebe, que a um só tempo pleiteou e alcançou liminar de idêntico conteúdo àquela deferida ao Cruzeiro, e contra a qual aqui se volta. 

O Cruzeiro até o momento é a única equipe da Série B que conseguiu levar torcida a seus jogos. A primeira partida com o retorno dos cruzeirenses desde a paralisação dos campeonatos e ausência do público em razão da pandemia de Covid-19 foi diante do Confiança, em Belo Horizonte, no Mineirão. Porém, com a nova proibição, o time celeste passou a mandar seus jogos fora da capital para contar com a presença de seus torcedores. 

Na rodada passada, diante da Ponte Preta, o Cruzeiro então jogou na Arena do Jacaré, e teve a presença de seu público nas arquibancadas do estádio. Nesta quinta-feira (16), novamente, o clube mineiro jogará em Sete Lagoas, agora contra o Operário, com a presença de seu torcedor. 

Para a próxima sexta-feira, está previsto um conselho entre os clubes da Série B para a liberação de público nas partidas.  

Para saber tudo sobre a Série B, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo