Futebol Internacional

Suárez marca, Barcelona vence dérbi da Catalunha e rebaixa o Espanyol

Foto: Twitter/La Liga

Um placar magro e uma atuação abaixo do esperado, mas o suficiente para o Barcelona atingir os dois objetivos que tinha no dérbi da Catalunha. No Camp Nou vazio, o Barça venceu o lanterna Espanyol por 1 a 0, continuou vivo na briga pelo título e decretou o rebaixamento do rival. Luis Suárez marcou o único gol da partida, que ficou marcada por duas expulsões no início do segundo tempo.

PANORAMA

O Barcelona atingiu os 76 pontos, apenas um a menos que o líder Real Madrid (77), que ainda jogará na rodada. Os merengues entram em campo na sexta-feira para enfrentar o Alavés e, em caso de vitória, podem manter os quatro pontos de vantagem. Já o Espanyol estacionou nos 24 pontos e, mesmo que vença as três rodadas finais, não conseguirá ultrapassar o Eibar (35), primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

OS 90 MINUTOS

Como era de se imaginar, o Barcelona dominou a posse de bola desde o início da partida (74% contra 26%). No entanto, a equipe de Quique Setién não conseguiu repetir a boa atuação que teve na vitória contra o Villarreal, na última rodada. Sofrendo com a falta de criatividade do trio de ataque, o Barça parou na atuação segura da defesa do Espanyol e o goleiro Diego López pouco trabalhou na primeira etapa. Apostando nos contra-ataques, foi o lanterna quem teve as chances de gol mais claras. Primeiro, aos 9′, Embarba foi lançado e obrigou Ter Stegen a fazer uma grande defesa. Já aos 43′, Lenglet quase marcou contra e no rebote de Ter Stegen, o lateral Didac acertou a trave do goleiro alemão.

Passe de calcanhar de Griezmann originou o gol do Barça (Foto: Twitter/La Liga)

Na volta do intervalo, o clima esquentou. Em apenas seis minutos, uma expulsão para cada lado e as duas com ajuda do VAR. Primeiro, o jovem Ansu Fati foi para o vestiário mais cedo, com apenas três minutos em campo. Em seguida, Lozano repetiu a entrada violenta e deixou o Espanyol também com 10. A partir daí, o Barça começou a encontrar mais espaços e o gol veio aos 10′. Em jogada do trio MSG, Griezmann tocou de calcanhar para Messi finalizar, mas o craque foi bloqueado e a bola sobrou para Suárez mandar para as redes e abrir o marcador. No restante do jogo, o jogo ficou aberto, mas sem grandes oportunidades para ambas as equipes e o 1 a 0 permaneceu no placar.

“EL PISTOLERO” NO PÓDIO

Com o gol de número 195, Luis Suárez ultrapassou Lázsló Kubala e assumiu – de forma isolada – a terceira posição na lista de maiores goleadores da história do Barcelona. Acima do uruguaio, apenas César Rodríguez (292) e Lionel Messi (630). Esse também foi o 15º gol de Suárez na temporada atual da La Liga, sendo o quarto maior goleador da competição.

CAMPANHA PARA ESQUECER

Foi apenas a confirmação de um rebaixamento que já estava previsto desde o início do campeonato. Após a 7ª colocação em 2018/19, o Espanyol investiu no elenco e contratou nomes como Raul de Tomás, Vargas e Calleri para esta temporada. No entanto, nada deu certo. Em apenas três rodadas, o Espanyol ficou fora da zona de rebaixamento e a melhor posição na tabela foi a 16ª na sexta rodada. Foram quatro treinadores durante nesse período e o último – Rufete – é o diretor-executivo do clube catalão. No total, foram cinco vitórias, 10 empates e 21 derrotas, culminando no primeiro rebaixamento em 27 anos.

PRÓXIMOS JOGOS

O Barcelona volta a campo no sábado para enfrentar o Real Valladolid, às 14h30 (horário de Brasília). Apenas cumprindo tabela, o Espanyol recebe o Eibar, no domingo às 9h.

Melhor defesa, nova casa… Veja 10 motivos para a grande fase do Real Madrid

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Barcelona sofre, mas vence o Valladolid e agora seca o Real Madrid

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo