Coritiba

Sub-23 no Paranaense, novo treinador e o fim de Paulo Pelaipe: confira entrevista com Renato Follador

POR EMERSON ARAÚJO E GABRIEL TASSI

Pela primeira vez na história do Coritiba, as eleições para presidente do clube ocorreram de maneira online. Na última terça-feira (29), Renato Follador, da chapa Coritiba Ideal, foi o candidato mais votado pelos sócios e irá gerir o clube até 2023. Sua primeira reunião com os novos conselheiros e sua posse estão marcadas para hoje, às 19 horas, também de maneira online.

Candidatos

Ao todo, foram três chapas que concorreram à presidência do clube este ano. O atual presidente, Samir Namur, tentou sua reeleição com a chapa Coritiba Responsável. João Carlos Vialle, que já havia concorrido em eleições anteriores, disputou pela chapa União Coxa. Já Renato Follador, da chapa Coritiba Ideal, participou diretamente em gestões anteriores como conselheiro. Confira abaixo o novo G5, que será empossado na tarde dessa quarta-feira (30):

PRESIDENTE: RENATO FOLLADOR JUNIOR
1º VICE-PRESIDENTE: JUAREZ MORAES E SILVA
2º VICE-PRESIDENTE: MARCELO BELTRÃO DE ALMEIDA
3º VICE-PRESIDENTE: GLENN SÉRGIO MIKOSZ STENGER
4º VICE-PRESIDENTE: OSÍRIS PONTONI KLAMAS

Na foto (da esquerda para a direita): Osíris Pontoni, Glenn Mikosz, Renato Follador, Marcelo Almeida e Juarez Moraes. (FOTO: DIVULGAÇÃO/CORITIBA IDEAL)

O maior número de votos

Nas urnas, Follador recebeu o maior número de votos na história recente do Coritiba: foram 2696 votos (75,77%) para a chapa Coritiba Ideal, atingindo assim, 121 cadeiras no Conselho Deliberativo, que é composto por 165 membros. Vialle ficou em segundo, com 680 votos (19,11%). Samir Namur conquistou somente 182 (5,12%), e deixa a presidência com direito a 8 vagas no Conselho. No total, 3570 sócios participaram das eleições.

Confira a entrevista com o novo presidente

Em entrevista ao Esporte News Mundo, o candidato eleito revelou que Pachequinho não deve ficar na vaga de treinador, e que Paulo Pelaipe deve sair do clube. O ENM segue apurando, e em breve trará novidades sobre quem pode ser o novo técnico e o Diretor Executivo da nova gestão.

Follador prometeu, em primeiro lugar, uma mudança de postura imediata no clube: —  Eu quero fazer o Coritiba (…) voltar a pensar grande, voltar a querer ganhar, a ter conquistas, e nós vamos perceber isso na mudança de postura dentro de campo dos jogadores, e na competitividade. O Coritiba vai jogar para ganhar, vai voltar a lutar para permanecer na Série A. Então essa é a primeira mudança.

A segunda mudança, que virá praticamente junto com a primeira, será a mudança radical na gestão do clube, onde vai existir profissionalismo, competência e responsabilidade. A maior mudança será na contratação de profissionais que virão a trabalhar no Coritiba. Vai haver uma peneira, com uma malha muito fechada, porque nós queremos levar realmente gente competente para dentro do clube, e não aquelas contratações em massa, em quantidade, como eram feitas pelo senhor Rodrigo Pastana e pelas diretorias anteriores.

Além disso, o novo presidente comemorou o apoio expressivo dos sócios, que facilita a reformulação do clube, com ao menos 121 membros do Conselho Deliberativo que apoiarão a gestão. —  Em qualquer instituição, nunca um conselho deliberativo pode trabalhar contra o conselho administrativo. Isso é um absurdo. É você levar uma instituição à falência, quando essas duas organizações importantíssimas trabalham uma contra a outra. Então é claro que, quando você tem a maioria, como nós conquistamos agora, será muito mais fácil administrar e fazer as reformas. E a principal reforma é a reforma no estatuto: nós temos que mudar radicalmente o estatuto, que é ultrapassado, e que faz com que a cada eleição, você tenha oposição radical dentro do Conselho contra a chapa que venceu o pleito.

— Vamos estar nos dedicando à Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. E vamos jogar o Paranaense com o sub-23. Prometeu o presidente.

Por fim, o presidente confirmou uma mudança para o Campeonato Paranaense, que não será disputado pelo elenco principal. —  Nós vamos utilizar o sub-23. Nós achamos que o Campeonato Paranaense tem a sua importância, mas nós visamos a preparação imediata para competições que são mais importantes e mais lucrativas. Então vamos estar nos dedicando à Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. E vamos jogar o Paranaense com o sub-23. (…) Com relação ao atual plantel: eles têm dois meses para mostrar serviços e permanecer. Quem me dera permanecer todos, que a gente saísse dessa zona de rebaixamento e ficássemos na Série A. Só assim eu poderia renovar o contrato de todos eles para o ano que vem.

Confira, também, a sabatina do Esporte News Mundo realizada com Renato Follador, no dia 9 de Dezembro:

Para saber tudo do Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo