São Paulo

Sub-17: São Paulo goleia o Atlético-GO pelo Brasileirão

Heber Gomes

O São Paulo viajou até Goiânia para visitar o Atlético-GO. Em jogo válido pela 5ª rodada do Brasileirão sub-17, o tricolor paulista venceu por 4 a 0 e assumiu a 3ª colocação do Grupo A.

Quem vê o placar, não vê a realidade da disputa. Apesar da diferença grande de gols, a partida foi muito disputada e o São Paulo só conseguiu abrir vantagem nos 15 minutos finais, quando marcou três dos seus quatro gols. O primeiro tempo, por exemplo, não foi de muitas chances, mas o garotos de Cotia conseguiram criar um pouco mais do que os donos da casa.

Aos 19′, Kayque tabelou com Luizinho em cobrança de lateral e cruzou de primeira para a área, Kauê Canela, bem posicionado na segunda trave, subiu mais que todo mundo e cabeceou sem chances para o goleiro Márcio, abrinco o placar.

Apenas dois minutos mais tarde, o São Paulo sub-17 chegou novamente pelo lado direito, mas dessa vez Kauê perdeu uma chance incrível. Kayque passou pela marcação com facilidade e tabelou com Caio, a zaga do Dragão falhou e ele chegou na linha de fundo dentro da área. O lateral rolou pro meio e o camisa 9 só tinha o trabalho de empurrar pro gol, mas acabou pegando mal na bola, que ainda voltou para Luizinho bater, mas a zaga conseguiu bloquear.

Aos 31′, o tricolor teve outra oportunidade em um vacilo da zaga do rubro-negro goiano. Caio roubou a bola da defesa e pegou o goleiro Márcio adiantado, ele bateu de muito longe, mas a bola foi pra fora.

Na segunda etapa, o Atlético-GO sub-17 resolveu partir pra cima esteve por diversas vezes muito próximo do empate, criando muitas situações de gol em menos de 15′.

Antes dos 9′ do segundo tempo, Daniel teve duas grandes chances de empatar o jogo, ambas criadas pelo lado esquerdo da defesa são-paulina, que perdeu Andrade no início da segunda etapa, substituído pelo estreante Gabriel Tobias e já contava com o lateral-direito João Moreira improvisado.

Samuel fez boa jogada pelo meio, tocou pra Thiago, que encontrou Jean livre pelo lado do campo, ele invadiu a área e rolou pra trás, Daniel chegou batendo, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. No lance seguinte, o Atlético-GO pegou a linha de defesa do São Paulo adiantada, Vinicius fez o passe por entre as pernas do marcador e encontrou Daniel livre, em posição legal. O atacante saiu cara a cara com Leandro, mas pegou muito mal na bola e jogou pra fora.

Aos 11′, os donos da casa tiveram uma falta frontal, Vinicius bateu colocado, a bola fez uma curva e quase enganou o goleiro Leandro, que teve que voltar para defender. Somente aos 16′ o São Paulo mostrou que o Dragão precisava se preocupar com os contra-ataques do tricolor. João Moreira iniciou a jogada pela esquerda, tocou para Caio na meia-lua, ele tabelou com Kauê e finalizou da entrada da área, a bola viajou e bateu na trave do goleiro Márcio.

O jogo seguiu com esse formato. O Atlético-GO pressionava, chegava muito, mas não conseguia uma chance clara para finalizar. Aos 29′, o São Paulo começou a definir a partida. Mateeus Amaral, que havia entrado no segundo tempo, roubou a bola da defesa e serviu Caio, o camisa 7 tentou cortar pra dentro e foi tocado pelo volante Thiago, que voltava na marcação. A arbitragem marcou pênalti, que Rodriguinho bateu com tranquilidade e converteu, ampliando o marcador.

Depois do segundo gol, o São Paulo voltou a se encontrar na partida e não demorou para transformar a vitória em goleada. Aos 37′, Mateus Amaral recuperou novamente a bola no campo de ataque, ele atravessou do meio de campo para a lateral-direita, serviu Rodriguinho dentro da área, que rolou pro meio, Caio foi travado na primeira finalização, mas na segunda não perdoou. Apenas três minutos mais tarde, o tricolor deu números finais à partida em uma falta ensaiada. Luizinho tocou para a linha de fundo, o cruzamento foi na segunda trave e o zagueiro Ythallo subiu pra conferir.

Saiba como foi a estreia de Facundo Milán na base do São Paulo
Árbitro de 4 de julho x São Paulo foi afastado dias antes do jogo
Atletas da base passam por trote ao serem relacionados no sub-17

O Atlético-GO ainda teve uma grande chance de diminuir em um pênalti sofrido no final do jogo, mas Issac bateu fraco e o goleiro Leandro Mathias, que tem um bom histórico de defesas de penalidade, encaixou a cobrança. Praticamente no último lance do jogo, Márcio ainda teve que fazer um milagre para impedir o quinto gol. Luizinho recebeu o lançamento do goleiro Leandro, dominou no peito e lançou Newertton, o camisa 17 ganhou a linha de fundo dentro da área, rolou pra trás e Mateus Manso chegou batendo, praticamente dentro da pequena área, para grande defesa do goleiro do Dragão, que mandou pra escanteio.

Com a goleada, o São Paulo empata com o Cruzeiro na 3ª colocação do Grupo A do Brasileirão sub-17, os dois times têm dez pontos, mas o tricolor supera o concorrente em saldo de gols, são dez contra oito do time mineiro. O Atlético-GO é o 7º colocado com quatro pontos.

O tricolor volta a jogar no sábado (12), contra o Grêmio, em Cotia, às 15h, enquanto o rubro-negro goiano visita o Botafogo, no Rio de Janeiro, no mesmo dia e horário.

VEJA OS GOLS DA PARTIDA

19′; Kauê Canela, São Paulo FC

29′, 2º tempo, Rodriguinho, São Paulo FC

37′, 2º tempo, Caio Matheus, São Paulo FC


41′, 2º tempo, Ythallo, São Paulo FC

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo