Eurocopa

Com um tempo de cada equipe, Suíça e País de Gales ficam no empate na estreia pela Euro

Suíça e País de Gales empatam na estreia da Euro
Foto: JustPictures.ch via Imago Images

Neste sábado (12), em jogo válido pela primeira rodada do Grupo A da Eurocopa, País de Gales e Suíça se enfrentaram no estádio Olímpico de Baku. Com um tempo comandado por cada equipe, o duelo terminou empatado por 1 a 1. Embolo abriu o placar para os suíços e Moore deixou tudo igual na etapa complementar. 

Mais volume, posse de bola e finalizações: Suíça foi protagonista na primeira etapa 

Logo de início a Suíça assumiu o controle da partida. Postada em um 3-4-1-2, a equipe realizava uma saída de três com os zagueiros, liberava os alas pelos lados (Ricardo Rodriguez e Mbabu) e preenchia o meio-campo com Xhaka, Freuler e Shaqiri. Os suíços tinham mais posse e tentavam progredir ao terço final do campo. 

Já o País de Gales adotou uma proposta mais cautelosa. Marcava em um bloco médio-baixo bem compacto para recuperar a bola e sair em transição rápida – já que o time galês contava com Daniel James e Gareth Bale no comando de ataque. 

E a primeira grande oportunidade do jogo foi aos 14 minutos. Daniel James fez uma jogada individual pelo lado esquerdo e fez o cruzamento. Moore subiu mais alto do que os adversários e cabeceou firme. Sommer se esticou todo e impediu o primeiro gol da partida. 

Cinco minutos mais tarde foi a fez da Suíça ter a sua primeira grande chance no jogo. Shaqiri cobrou escanteio na meia-altura e Schär fez um lindo movimento de letra. Danny Ward rebateu com os pés e fez a defesa. 

Mesmo com as chances criadas pelos dois lados, o roteiro da partida permanecia o mesmo. Suíça com mais volume tentando quebrar o sistema defensivo do País de Gales, e a equipe galesa apostando na velocidade dos seus extremos. Principalmente com Daniel James pelo lado esquerdo. 

A Suíça foi ficando cada vez mais confortável na partida. O País de Gales tinha a proposta de marcar em um bloco mais baixo, mas a equipe não conseguia pressionar os portadores e nem a zona da bola. Sendo assim, os suíços conseguiam dar progressão ao jogo com mais facilidade.

E em uma dessas ações, quase a Suíça abriu o placar nos minutos finais do primeiro tempo.  Embolo recebeu em profundidade por dentro, fez o pivô e escorou para Seferovic. O atacante chegou de frente e finalizou com perigo. A bola passou por cima da meta de Ward. 

País de Gales busca o empate e Danny Ward impede a vitória da Suíça

O segundo tempo começou com a Suíça assumindo o protagonismo novamente. Aos dois minutos da etapa complementar, Embolo recebeu pelo meio, sustentou os duelos com os zagueiros, avançou e finalizou firme. Ward, novamente, fez uma ótima defesa. Mas na cobrança de escanteio saiu o gol dos suíços com o melhor jogador da partida. 

Shaqiri cobrou escanteio e Embolo subiu mais alto que a defesa para abrir o placar. Gol merecido da Suíça, que dominava todo o duelo. 

Atrás do placar, o País de Gales não teve outra alternativa a não ser sair mais para o jogo e tentar incomodar o sistema defensivo da Suíça. Para isso, a equipe galesa começou a utilizar mais o lado esquerdo com Ramsey (interior) e Daniel James (extremo). 

No entanto, faltavam mecanismos para o País de Gales incomodar o adversário. Do outro lado, foi a vez dos suíços de se posicionarem em um bloco de marcação mais baixo para recuperar a posse e explorar o campo aberto em velocidade. 

Porém, aos 29 minutos o País de Gales conseguiu o gol de empate. Mesmo com muita dificuldade em produzir ações ofensivas. Depois de uma cobrança ensaiada de escanteio, Moore se antecipou e cabeceou firme cruzado no canto direito de Sommer. Tudo igual em Baku. 

O gol mudou o cenário da partida. Os galeses começaram a pressionar a saída de bola da Suíça com saltos de pressão no tiro de meta e, consequentemente, incomodar a construção de jogo do adversário. Os suíços tiveram mais dificuldade para serem propositivos na reta final do segundo tempo. 

Nos minutos finais o confronto ficou lá e cá. A Suíça saía para o jogo e o País de Gales também apresentava alternativas com as jogadas em velocidade. Danny Ward, um dos destaques do jogo, fez duas grandes defesas na reta final e impediu o gol da vitória da equipe suíça. Tudo igual no estádio Olímpico de Baku. 

Situação no Grupo A:

Com o resultado, a Itália segue líder absoluta do Grupo A com três pontos. Suíça e País de Gales ficam com apenas um tento e a Turquia amarga a lanterna nesta primeira rodada. 

Agenda

Na segunda rodada do Grupo A, o País de Gales enfrenta a Turquia, na quarta-feira (16), em Baku, às 13h. No mesmo dia, a Suíça tem um duelo complicado diante da Itália, no estádio Olímpico de Roma, às 16h. 

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top